Latam cancela voo: saiba quais são os direitos do passageiro - Indenizei Latam cancela voo: saiba quais são os direitos do passageiro - Indenizei

Conheça os direitos do passageiro em casos onde a Latam cancela voo e evite prejuízos na sua viagem. Saiba como ter seus direitos garantidos sem burocracia.

Imagine o seguinte cenário: você planeja toda a sua viagem, seja a trabalho ou lazer, e descobre o voo cancelado. Além do transtorno e da decepção, o cancelamento pode trazer prejuízos com transportes, alimentação, atrações e atrasos a compromissos que haviam sido planejados no roteiro e pagos antecipadamente. 

Infelizmente, o problema é mais comum do que se imagina, tanto no Brasil quanto em outros países e pode acontecer poucas horas antes do voo. Mas saiba que existe solução e vamos orientar você sobre todos os seus direitos garantidos enquanto passageiro caso haja voo cancelado Latam. 

Latam cancela voo: quais motivos levam ao cancelamento?

Muitos fatores podem levar a companhia aérea a cancelar o voo, ou até mesmo o passageiro pode desejar cancelar, ou remarcar a passagem. E quando a Latam cancela voo, ou seja, o cancelamento do voo foi feito por parte da companhia aérea, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece que o passageiro tem vários direitos.

O primeiro deles é que você tem direito a saber o motivo do cancelamento. Quando se trata de um cancelamento programado, a cia aérea precisa avisar com 72h de antecedência, mas às vezes, alguns imprevistos podem fazer com o que o cancelamento aconteça poucas horas antes do voo.

Exemplos de motivos de cancelamento de voo por parte da cia aérea

Vamos listar alguns exemplos de motivos de voo cancelado Latam ou atrasado:

  • Atraso de Conexões: esse é o principal motivo, e por necessitar aguardar os passageiros, cada pequeno atraso gera uma bola de neve que pode gerar um atraso maior em algum voo;
  • Questões climáticas: o avião não pode decolar com mau tempo e colocar a vida dos passageiros em risco, então alterações climáticas podem atrasar voos ou até mesmo parar aeroportos por dias em casos mais extremos (como tempestades, nevascas e furacões);
  • Outros fenômenos externos ou de força maior: como a pandemia de Covid-19 que reduziu drasticamente a quantidade de voos, passageiros, além de maior rigorosidade em procedimentos sanitários e uma série de exigências no cenário mundial;
  • Problemas técnicos e internos: que vão desde manutenções simples como a troca de um pneu, abastecimento ou revisão não programada, até algum defeito que possa comprometer a segurança, além de questões internas como greves dos funcionários ou redução do quadro de tripulantes, que não podem trabalhar mais de 11 horas seguidas e um simples atraso anterior pode comprometer essa carga horária de trabalho;
  • Overbooking: quando acontece uma sobrevenda por parte da companhia para não ter prejuízos em caso de No-show e outros fatores comuns de acontecer. Por isso, ela vende mais passagens do que a aeronave comporta.
  • No Show: o não comparecimento do passageiro no check-in de ida, leva ao cancelamento da passagem de volta.

Seja qual for o motivo pelo qual a Latam cancela voo, você deve estar se perguntando: quais são os meus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado? Confira a seguir seus direitos conforme cada caso.

Enquanto isso, aproveite também para conferir o material gratuito que preparamos para você: um Checklist de Viagem completo para ajudar na organização da sua próxima aventura pelo Brasil ou exterior. 

latam cancela vooQuais os direitos do passageiro com relação a voo cancelado Latam?

Latam cancela voo, e agora? Quais os direitos do passageiro com o voo cancelado ou atrasado? Conheça todos os direitos garantidos pela ANAC em caso de voo cancelado Latam ou de outras companhias aéreas. Confira:

Reacomodação e/ou remarcação de voo 

Se a Latam cancela voo ou interrompe o serviço, ela deve obrigatoriamente reacomodar o passageiro em outra aeronave própria ou de terceiro para o mesmo destino e com serviço equivalente (mesmo nível de qualidade contratado) na primeira oportunidade e sem qualquer custo adicional. 

No entanto, há também a alternativa de permitir que o passageiro faça a remarcação da sua passagem em dia e horário conveniente para ele, em voo próprio da empresa.

Reembolso da passagem aérea

Também é seu direito receber o reembolso integral do valor da passagem sem qualquer desconto ou multa, incluindo as tarifas aeroportuárias e de acordo com o meio de pagamento efetuado.

Além de ter o seu retorno assegurado ao aeroporto de origem em caso de interrupção ou reembolso do trecho não utilizado e conclusão do serviço por outra modalidade de transporte.

Mas e quando o voo atrasa? Existe algum direito?

Assim como a reacomodação ou remarcação de voo e o reembolso são direitos garantidos pela ANAC quando a Latam cancela voo ou o interrompe, o passageiro também tem direitos em caso de atraso do voo. 

Se o voo atrasa, a empresa deve dar assistência material, garantindo gratuitamente necessidades básicas ou arcando com os custos equivalentes, de acordo com o tempo de atraso (que deve ser contato a partir do horário de partida previsto originalmente):

  • Mais de 1 hora: meios de comunicação como acesso à internet e ligação telefônica;
  • Mais de 2 horas: alimentação apropriada;
  • Mais de 4 horas: acomodação, translado e, quando necessário, hospedagem. A empresa não precisa oferecer hospedagem caso o passageiro resida na localidade do aeroporto de origem;

Porém, é importante lembrar que mesmo havendo assistência material, é possível conseguir indenização por atraso ou cancelamento de voo em alguns casos que apresentaremos a seguir.

A Latam não respeitou seus direitos? Saiba como ser indenizado(a)

Agora que você já conhece seus direitos quando a Latam cancela voo ou o atrasa, fica mais fácil saber quando eles não estão sendo cumpridos. Caso a companhia aérea desrespeite um deles, saiba que é possível receber uma indenização.

Além do descumprimento desses direitos acima, há outros casos em que você pode ganhar indenização por danos morais:

  • quando a Latam cancela voo e não avisa com no mínimo 72 horas de antecedência;
  • quando o atraso do voo faz com que o passageiro chegue mais de 4 horas atrasado no seu destino.

Uma dica para você aumentar suas chances de ganhar a indenização quando a Latam cancela voo ou atrasa, é guardar o máximo possível de comprovantes e provas, assim fica mais fácil comprovar o descumprimento. 

Conte com a Indenizei.com para ter os seus direitos de passageiro garantidos!

A Indenizei.com realiza uma avaliação gratuita e rápida para estudar a viabilidade do seu caso. A nossa equipe de especialistas está disponível para te oferecer todo apoio necessário e tirar suas dúvidas.

É isso mesmo que você entendeu: nós resolvemos o seu problema aéreo e você só paga uma porcentagem da taxa de serviço, se ganhar a causa.

Além disso, caso você opte, você pode receber uma compensação por seu problema de voo. Fale com um de nossos especialistas e tenha todo o auxílio que você precisa!

latam cancela vooAgora, você sabe o que fazer quando a Latam cancela voo. Seja um viajante informado(a), acompanhe o nosso blog e nosso instagram para ficar por dentro dos direitos do passageiro e do universo de viagens.

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja