Corte de luz sem aviso prévio: saiba o que fazer e qual o prazo de religamento - Indenizei Corte de luz sem aviso prévio: saiba o que fazer e qual o prazo de religamento - Indenizei

Quer saber o que fazer quando ocorre o corte de luz sem aviso prévio? Então, continue lendo este artigo.

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando home office e de repente sua energia é cortada sem motivo algum. Muito frustrante, não é?

Infelizmente, o corte de luz pode acontecer por diversos motivos e gerar muito desgaste ao consumidor, afinal ficar sem energia quando você mais precisa é algo frustrante.

Entenda porque o corte de energia ocorre e qual o prazo de religamento de luz nesses casos.

corte de luz sem aviso previoCausas do corte de luz

  • Falta de pagamento;
  • Condições climáticas;
  • Problemas técnicos.

A companhia de energia pode provocar o corte de luz sem aviso prévio?

Conforme estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é obrigatório que a companhia notifique o consumidor com antecedência mínima de 15 dias antes de efetuar qualquer corte.

Caso a notificação não ocorra, o cliente tem o direito de buscar uma indenização caso decida mover uma ação contra a empresa pelo corte não informado.

Assim, mesmo em situação de inadimplência, o consumidor tem seus direitos assegurados. A empresa, por sua vez, deve respeitar o prazo mínimo de 15 dias antes da interrupção do serviço.

Prazos de religamento casos de corte de luz sem aviso prévio

Como mencionamos anteriormente, nos casos de falta de pagamento, ainda que o consumidor seja inadimplente, a companhia de luz não pode apenas interromper o fornecimento de luz ou cortar a energia, precisa haver um aviso prévio com antecedência de 15 dias, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Já em casos de corte de luz por condições climáticas, como fortes temporais, a distribuidora tem até 24h para o religamento de luz em áreas urbanas e 48h para religar a energia em áreas rurais. Em casos de urgência que ocorre o corte de luz, o prazo para o religamento é de 4 horas. 

Outras informações importantes sobre o corte de luz 

Se houver danos materiais devido ao corte de luz, a companhia deve ser responsabilizada, ou seja, a distribuidora de energia elétrica pode ser responsabilizada caso algum eletrodoméstico do consumidor seja danificado em razão de descargas elétricas.

Além disso, o consumidor deve ser avisado com 3 dias úteis de antecedência se houver corte planejado para manutenções.

Por fim, o corte de luz só pode ocorrer das 8h às 18h em dias úteis. Logo, o corte de energia não pode ocorrer aos fins de semana e  feriados.

Conheça o trabalho da Indenizei 

Sabemos que muitas pessoas ficam receosas de correrem atrás dos seus direitos devido a burocracia e dor de cabeça que essa situação pode causar, além disso, muitos consumidores acham que todo esse desgaste pode acabar não tendo um resultado positivo. É para isso que a Indenizei existe!

Somos uma empresa de tecnologia que trabalha para que a justiça seja feita aos consumidores, especialmente aqueles que foram prejudicados com problemas de voo como atraso, cancelamento, overbooking e extravio de bagagem, para isso, fazemos uma parceria com advogados a fim de conectá-los aos seus direitos. Tudo é feito de maneira muito rápida e transparente, sem custos na avaliação do caso.

Saiba como a Indenizei pode te ajudar com o problema de corte de luz sem aviso prévio

Se você percebeu que a empresa fornecedora de energia não cumpriu com seus deveres ao provocar o corte de luz sem aviso prévio, você pode ter direito a uma indenização. 

Conte conosco para auxiliá-lo a conseguir uma indenização de forma rápida e sem burocracia. Faça uma avaliação gratuita do seu caso e  busque seus direitos conosco! 

corte de luz sem aviso previo

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor a respeito do corte de luz sem aviso prévio.

Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar nossas publicações aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos do consumidor.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja