Voo atrasado: o que fazer para não ser prejudicado - Indenizei Voo atrasado: o que fazer para não ser prejudicado - Indenizei

Ter o voo atrasado é uma situação que pode gerar muitas dores de cabeça, principalmente quando não se sabe como proceder diante deste cenário imprevisível e que pode atrapalhar seus compromissos.

Embora o problema de atraso de voo seja um evento que pode acontecer com qualquer companhia aérea, é importante destacar que existem obrigações que estas empresas devem cumprir com os passageiros, para que sejam minimizados os prejuízos causados por este contratempo.

Sendo assim, traremos neste artigo informações para que você fique bem informado(a) sobre como lidar com voo atrasado e orientações caso a companhia aérea não cumpra com os seus deveres. Boa leitura.

Por que o atraso de voo acontece?

São diversos os motivos que podem fazer com que você tenha o seu voo atrasado. Os mais comuns ocorrem devido a más condições meteorológicas, conexões, manutenções ou reparos de última hora, congestionamento do tráfego aéreo e overbooking.

Considerando essas informações, é muito importante que você saiba como agir se tiver o seu voo atrasado e, sobretudo, esteja a par dos seus direitos de consumidor quando isso acontecer.

Veja em seguida quais são esses direitos para minimizar ou até evitar prejuízos em seu plano de viagem.

Voo atrasado: conheça quais são os seus direitos

Não existe nada mais frustrante do que ser surpreendido(a) por um atraso de voo, mesmo após ter feito planejamento com bastante antecedência e chegado bem cedo no aeroporto. 

Por isso, leia a seguir as medidas que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou para diminuir o desconforto dos passageiros frente a essa situação.

Em casos de voo atrasado, a companhia aérea deverá manter os passageiros informados, a cada 30 minutos, sobre as previsões para o embarque.

Além disso, a empresa tem a responsabilidade de oferecer assistência material, que varia conforme o tempo de atraso. Confira:

  • A partir de 1 hora: meios de comunicação (internet, telefone, etc.);
  • A partir de 2 horas: opções de alimentação (vouchers, lanches, bebidas, etc.);
  • A partir de 4 horas: alternativas de acomodação ou hospedagem (quando for o caso), e traslado de ida e volta. Caso você esteja em seu local de domicílio, a companhia aérea poderá realizar o transporte para sua casa e dela para o aeroporto;
  • Se a empresa aérea conseguir estimar que o voo atrasará mais do que 4 horas, ou houver cancelamento de voo, ou preterição de embarque, ela precisará oferecer ao cliente, além da assistência material, opções de reacomodação ou então reembolso.

Alternativas caso aconteça atraso de voo com você

Nas situações onde o atraso de voo chegar até 4 horas ou mais, os passageiros ainda possuem outras opções para fazer valer os seus direitos de consumidor. Acompanhe os aspectos listados abaixo e esteja informado, se o problema de voo atraso vier acontecer.

Se estiver no aeroporto de partida

Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.

Remarcar o voo para data e horário de sua preferência, sem custo. A companhia aérea poderá suspender a assistência material.

Embarcar no próximo voo da mesma empresa (se houver lugares disponíveis) para o mesmo destino. A empresa deverá fornecer assistência material. 

Se estiver no aeroporto de escala ou conexão

Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo adicional. A empresa deverá oferecer assistência material.

Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nessa situação específica, a companhia aérea poderá suspender a assistência material.

Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo (caso haja assentos disponíveis). A empresa deverá oferecer assistência material.

Concluir a viagem por meio de outro tipo de transporte (ônibus, van, táxi, etc.). A companhia aérea deverá oferecer assistência material.

Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua preferência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.

Seja compensado por seu problema de voo.

Veja algumas dicas importantes para lidar com voo atrasado 

Em alguns casos de atraso de voo, pode ser que você tenha direito a receber uma indenização para reparar os prejuízos sofridos por esse infeliz acontecimento, como ter perdido reuniões ou eventos, e também perdas monetárias com reservas de hotéis, veículos, entre outros.

Entretanto, para ser possível avaliar o seu caso e constatar se existe ou não a possibilidade de compensação, é imprescindível que você junte o máximo de documentos que possam ser usados como prova. Veja abaixo quais deles você pode guardar:

  • Cartão de embarque ou outro documento que tenha o código de confirmação do voo;
  • Comprovante de compra da passagem (costuma chegar por e-mail);
  • Fotos do painel de horário dos voos e das comunicações da companhia aérea;
  • Notas e cupons fiscais de lanches e outros gastos no aeroporto;
  • Inscrições ou convites de eventos (casamentos, reuniões, aniversários, batizados, congressos, provas, etc.);
  • Prints de mensagens mostrando o lamento por perder compromissos importantes;
  • Documento que mostre/comprove o horário do check-in do hotel, caso possua;
  • Comprovante de locação de carro/transfer, se houver;
  • Ingressos de passeios, eventos, entre outros.

Muito bom poder contar com esse checklist para separar todos esses comprovantes, não é verdade? Dessa forma, você não esquece de nenhum documento e também pode adicionar outros que julgar necessários.

O que fazer caso a companhia aérea não cumpra com as suas obrigações?

Se a companhia aérea pela qual você teve o voo atrasado não prestar assistência adequada, você pode ter direito a uma reparação pelos prejuízos sofridos e transtornos que impactaram o plano de viagem.

Vale ressaltar que, se você chegou ao seu destino com 4 horas ou mais de atraso, também pode haver a possibilidade de conseguir uma indenização, mesmo que a empresa aérea tenha fornecido assistência material. 

Por esse motivo é essencial ter os documentos e comprovantes informados anteriormente, pois com eles fica mais fácil de analisar a sua situação. A boa notícia é que você pode deixar seu caso nas mãos de especialistas neste assunto.

Conte com a Indenizei.com para resolver seu problema de voo atrasado

Sofreu com voo atrasado e perdeu compromissos importantes? Nós da Indenizei.com auxiliamos na resolução deste e diversos outros problemas de voo.

Nossa missão é ajudar clientes que sofreram prejuízos relacionados a viagens de avião ou relação de consumo com agências de viagens, de maneira segura, transparente, ágil e descomplicada.

Após a contratação dos nossos serviços, você só precisa relaxar e aguardar. O procedimento é muito simples, basta fazer uma avaliação gratuitamente para descobrir se você tem direito a uma indenização.

Atraso de voo

Esperamos que este conteúdo sobre voo atrasado tenha sido bastante útil, que tenha te ajudado a entender como proceder melhor nesses casos e fazer valer os seus direitos. Continue aprendendo mais sobre esse e outros temas em nosso blog.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja