Bagagem extraviada ou danificada: saiba como proceder - Indenizei Bagagem extraviada ou danificada: saiba como proceder - Indenizei

Você já se perguntou o que fazer em casos de bagagem extraviada ou danificada? Esse é um tema bem recorrente entre as pessoas que fazem viagens aéreas, uma vez que essa situação, ainda que rara, pode causar muita dor de cabeça no passageiro. 

Após o desembarque ele pode ficar sem a sua bagagem por dias e, em alguns casos, existe a possibilidade de não recebê-la, havendo o extravio quando a companhia aérea não conseguiu localizá-la. 

Sendo assim, é muito importante saber como proceder nessas situações, para que seus direitos estejam resguardados e você não fique no prejuízo ou deixe de recorrer a algo que esteja em seu alcance.

Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre bagagem extraviada ou danificada. Continue a leitura.

O que fazer em caso de bagagem extraviada ou danificada?

Em primeiro lugar, caso você não consiga encontrar suas malas, consulte um agente no aeroporto após o desembarque. Logo em seguida, ele lhe dará um número de referência de arquivo para você utilizar na sua reclamação, o que auxiliará no processo de resolução. 

Por outro lado, no que diz respeito à bagagem extraviada você pode solicitar a entrega na sua casa ou hotel, por exemplo. Para isso, certifique-se de deixar suas informações de contato para que a companhia aérea possa entrar em contato com você com atualizações. 

Além disso, algumas companhias aéreas reembolsam as taxas de bagagens despachadas se elas atrasarem pelo menos 12 horas após o envio da reclamação. É por isso que o tempo é essencial. Então, lembre-se de notificar a companhia aérea imediatamente, assim que você notar o erro.

Por fim, também é importante pontuar que a maioria das companhias aéreas permite que você se qualifique para um reembolso ou uma compensação se suas malas forem perdidas por mais de 24 horas. 

Para conseguir isso, envie um formulário de reclamação de bagagem da companhia aérea. 

Como proceder em caso de bagagem danificada?

Se você chegar na área do desembarque para pegar sua bagagem e descobrir que ela foi danificada, dirija-se ao balcão de manuseio de bagagem responsável no aeroporto e preencha um Relatório de Irregularidade de Propriedade

Como resultado, a companhia aérea entrará em contato com você para discutir a extensão do dano e seu recurso, que pode ser uma nova mala. 

No entanto, é importante lembrar que não é um requisito legal ter um relatório previamente preenchido, mas isso certamente acelerará o processo de reclamação em caso de bagagem danificada.

Em caso de extravio de bagagem conte com a Indenizei.com.

Quais são os direitos do consumidor quanto à bagagem extraviada?

Na maioria das companhias aéreas, os passageiros têm o direito de receber uma indenização pela bagagem extraviada ou danificada

Geralmente, esse valor pode ser usado para cobrir os custos de compra de novas roupas ou produtos de higiene pessoal para sua viagem, ou até mesmo para compensar seus pertences perdidos ou danificados permanentemente.

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina que a companhia aérea responsável pela viagem tem o prazo de uma semana para corrigir o problema, ou seja, 7 dias é o prazo para substituir as malas por outras equivalentes. 

Qual o prazo para reclamar do problema da bagagem extraviada ou da bagagem danificada?

Basicamente, o ideal é que a reclamação  sobre uma bagagem danificada ou extraviada seja feita imediatamente, assim que o problema for identificado. 

Nesse sentido, assim que você reparar que a sua bagagem não chegou ao local indicado, é fundamental que você entre em contato com algum agente no aeroporto para que ele o encaminhe para a melhor solução. 

No entanto, caso você só perceba que a mala foi danificada ou extraviada após algum tempo, fique tranquilo: existe um prazo de até 15 dias para registrar a reclamação. Mas lembre-se que quanto antes, melhor, por isso, busque aconselhamento profissional sobre o que fazer nessa situação.

O que acontece caso uma companhia aérea perca a minha bagagem?

Se uma companhia aérea não devolver a sua bagagem extraviada dentro de cinco dias, a mala pode estar realmente perdida. Resumidamente, as companhias aéreas definem “perdida” quando se atinge um prazo de cinco a, no máximo 30 dias

Finalizado o prazo, a empresa pode entender que você nunca mais verá a sua mala. Como resultado, ela tomará alguma atitude em relação a isso.

Dessa forma, se a companhia aérea perder suas malas, certifique-se de fazer uma reclamação por escrito pelos danos. Isso pode ser realizado no aeroporto ou de forma online.

No entanto, é importante ressaltar que o máximo que uma companhia aérea paga por malas perdidas é, em média, R$ 3.500 por passageiro. Mas esse valor pode sofrer alterações caso você decida procurar uma consultoria para te ajudar com o problema, por exemplo. 

Tudo entendido sobre como proceder em casos de bagagem extraviada ou danificada?

Esperamos que este conteúdo tenha respondido às suas principais dúvidas no que diz respeito ao que fazer em casos de extravio ou bagagem danificada. 

Como vimos ao longo do conteúdo, esse é um processo que pode gerar uma certa dor de cabeça, no entanto, caso o problema seja identificado com antecedência, ele pode ser resolvido com rapidez. 

Nesse sentido, é fundamental que você entre em contato com a companhia aérea assim que identificar o extravio ou danificação na sua bagagem. 

Assim, você garante que a sua mala seja retornada com mais facilidade ou que a sua indenização seja realizada mais rapidamente. 

A Indenizei.com é especializada em tratar com rapidez e praticidade assuntos relacionados à problemas com companhias aéreas. 

Por isso, caso você tenha algum problema com bagagem extraviada, saiba que você pode ter direito à uma compensação financeira por esse problema e nós te ajudamos a lidar com essa situação sem burocracia!

Se você teve a bagagem extraviada ou danificada, faça uma avaliação gratuita com nosso especialista e conte com uma ajuda rápida! 

Cancelamento de voo

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja