Alteração de voo pela companhia aérea: o que fazer? - Indenizei Alteração de voo pela companhia aérea: o que fazer? - Indenizei

A alteração de voo pela companhia aérea é algo mais comum do que se imagina. Isso acontece, principalmente, porque as empresas fazem constantes ajustes na malha aérea, conforme o surgimento de alguma necessidade.

Apesar de ser algo frequente, essa situação pode se tornar uma grande dor de cabeça, pois você pode perder compromissos importantes se não souber como proceder nesses casos.

Sendo assim, continue a leitura deste artigo para esclarecer suas dúvidas e saber o que fazer quando ocorrer uma alteração de voo pela companhia aérea. 

A companhia aérea pode mudar o horário do voo?

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), as empresas aéreas podem fazer alterações de voo por conta de situações que podem trazer riscos aos passageiros e à tripulação, ou por algum outro motivo de força maior.

Além das mudanças na malha aérea, existem outras circunstâncias que podem ocasionar uma alteração de voo pela companhia aérea, como: calor excessivo, chuvas intensas, ventanias, nevoeiros/nevascas, entre outros.

Também pode acontecer do voo ser alterado por problemas técnicos/mecânicos na aeronave, epidemias, pandemias, falta ou problema de tripulação, etc. Há muitos fatores que influenciam e causam o voo alterado.

Portanto, fica perceptível que este é um cenário imprevisível em que todos estamos sujeitos a passar em algum momento. No entanto, mesmo sendo algo corriqueiro, existem direitos que você possui e que a empresa aérea deve atender com eficiência. Confira a seguir quais são eles.

Conheça os seus direitos em casos de alteração de voo pela companhia aérea

A empresa aérea é obrigada a informar aos passageiros a respeito da alteração de voo no prazo de até 72h antes da data do voo original. O tempo de alteração permitido varia entre voo nacional e internacional.

Sendo assim, para os voos domésticos, o horário pode ser alterado em até 30 minutos. Enquanto para os voos internacionais, o tempo liberado para mudança de horário é de até 1 hora.

Se você não for avisado sobre a alteração de voo pela companhia aérea dentro deste prazo, ou se a mudança de horário for superior ao tempo informado anteriormente, a empresa deverá lhe oferecer opções de reembolso integral, reacomodação em voo da própria empresa ou até de outra companhia.

Caso a informação não seja repassada e você compareça ao aeroporto e só descubra sobre o voo alterado quando estiver lá, a companhia aérea deverá fornecer, além de reembolso e reacomodação, a finalização do serviço por outro meio de transporte e assistência material, quando for o caso. 

Cancelamento de voo

Como funciona a assistência material?

Conforme prevê a ANAC, se ocorrer uma alteração de voo pela companhia aérea, mas o cliente só souber disso após chegar ao aeroporto, ele poderá ter direito a assistência material, dependendo do tempo que ele precisar aguardar até o próximo voo. Veja como funciona:

  • A partir de 1 hora: a empresa é obrigada a fornecer meios de comunicação (internet, telefone, etc.);
  • A partir de 2 horas: oferecer opções de alimentação (vouchers, lanches, bebidas, etc.);
  • A partir de 4 horas: opções de acomodação, ou hospedagem (quando for o caso), e translado de ida e volta entre hotel e aeroporto e vice-versa;
  • Se a espera ultrapassar mais do que 4 horas ou houver cancelamento do voo, a companhia precisará oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou então reembolso.

Quais são as alternativas de solução caso você tenha um voo alterado?

De antemão, é essencial que você fique atento aos seus meios de comunicação, pois ao ter uma alteração de voo pela companhia aérea, eles tentarão entrar em contato para avisar sobre este fato.

Em suma, caso você tenha seu voo alterado pela empresa aérea, você poderá proceder das seguintes maneiras:

  • Aceitar a alternativa de mudança de voo enviada pela companhia aérea por meio de e-mail, SMS, Whatsapp ou algum outro meio de comunicação; 
  • Pedir o reembolso da passagem;
  • Solicitar a remarcação de data e horário da viagem;
  • Ser alocado em outro voo, mesmo que seja de outra companhia aérea, sem custo adicional.

Vale ressaltar que, se a companhia aérea informar sobre a alteração do voo dentro dos prazos mínimos estabelecidos, essas mudanças não gerarão penalidades à empresa.

Veja algumas dicas que poderão te ajudar em situações de voo alterado

Quando for viajar com um grupo de pessoas (família ou amigos), tente comprar todas as passagens em uma única reserva. Dessa forma, se for preciso solicitar uma realocação para outra aeronave, será muito menos complicado.

Ao descobrir uma alteração de voo pela companhia aérea, não espere a empresa entrar em contato com você primeiro. Analise qual alternativa é mais favorável para o seu caso (reembolso, remarcação) e faça a solicitação o quanto antes.

Evite adquirir passagens aéreas com conexão em reservas separadas. Caso o seu primeiro voo atrase, ou seja, cancelado e você perder o seu segundo voo, será preciso arcar com os custos de remarcação e depois cobrar o reembolso da companhia que causou o problema. Aproveite e prepare-se melhor para viajar com este Checklist de Viagem completo.

Tenha uma viagem de sucesso com um checklist de viagem.

A alteração de voo pela companhia aérea prejudicou minha programação de viagem, posso ser indenizado(a)?

Mesmo nos casos em que você foi comunicado com antecedência de até 72 horas, podem existir cenários em que você se sinta prejudicado, como, por exemplo, se a alteração do voo tiver superado 30 minutos para voos domésticos e 1 hora para voos internacionais.

Nós da Indenizei.com podemos te ajudar! Temos uma equipe especializada para resolver diversos problemas de voo e fazer valer os seus direitos como consumidor. Nós resolvemos problemas de: 

Seja qual for o contexto, é necessário fazer uma avaliação minuciosa dos fatos ocorridos para saber se de fato você pode ser indenizado(a). E se o caso for válido, já orientamos e solicitamos a documentação necessária para dar andamento na busca da solução.

Portanto, não fique na dúvida, faça uma avaliação gratuita do seu caso agora mesmo e converse com um de nossos especialistas para descobrir se você tem direito a um ressarcimento.

Problemas durante viagem aérea

Esperamos que este conteúdo sobre alteração de voo pela companhia aérea tenha sido bastante útil e esclarecedor. Não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar sempre muito bem informado(a) sobre seus direitos como passageiro e sobre viagens aéreas.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja