Perder o voo de conexão pode lhe garantir ressarcimento ou tratativa pela cia aérea - entenda - Indenizei Perder o voo de conexão pode lhe garantir ressarcimento ou tratativa pela cia aérea - entenda - Indenizei

Assim como é muito comum os atrasos de voos, perder o voo de conexão também é uma situação bem recorrente no dia a dia das pessoas que viajam de avião.

Caso isso ocorra, o passageiro pode, de acordo com a lei (Nº 400 da ANAC), remarcar o voo, solicitar o reembolso do valor da passagem ou até mesmo ser acomodado — com todos os custos pagos pela companhia aérea.

Se interessou pelo assunto? Continue a leitura para entender sobre todos os seus direitos com relação a isso e como tê-los garantidos.

O que posso fazer se perder o voo de conexão?

O problema de perder o voo de conexão pode ser resolvido de forma simples! Dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea e explique o seu caso. A empresa passará informações sobre o que é possível fazer ou não se perder o voo de conexão, e você poderá escolher o que mais lhe atender. 

Você pode optar por ser reembolsado de forma integral ou parcial, continuar a viagem em outro voo, por meio de outra maneira de locomoção ou até mesmo remarcar o seu voo para outro dia e horário.

O que é válido ressaltar é que essa é uma situação bastante delicada, e o passageiro afetado deve estar atento, pois na maioria das vezes as companhias aéreas oferecem soluções que mais convém a elas. 

Outra alternativa é registrar uma reclamação diretamente com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Nos maiores aeroportos do país existe a possibilidade de buscar ajuda presencialmente, mas se não for o seu caso, é possível receber atendimento por telefone ou on-line. 

Lembre-se de guardar todos os documentos referentes à viagem e ao problema, registrar o atendimento que teve da companhia aérea no balcão e também tirar uma foto do painel do aeroporto para ter todas as informações importantes nas mãos.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Quais direitos eu tenho se perder o voo de conexão?

Se o passageiro perder o voo de conexão, é possível buscar por algumas soluções da companhia aérea. Conheça e entenda cada uma delas. 

  • Reembolso integral por perder o voo de conexão: existem casos nos quais é possível ter todo o valor da passagem reembolsado, e ainda retornar ao aeroporto de origem sem mais custos;
  • Reembolso do trecho não utilizado: por se tratar de uma perda de voo de conexão, o passageiro pode receber o reembolso do trecho que não utilizou. Neste caso, o passageiro não retorna ao aeroporto de origem e permanece no de conexão;
  • Reacomodação: ao perder o voo de conexão a companhia aérea também tem a solução de reacomodação. Isso significa que o passageiro poderá embarcar em outra aeronave para o mesmo destino. Para que isso ocorra, é necessário ter assentos disponíveis;
  • Outro meio de transporte para finalizar a viagem: caso seja da vontade do passageiro e seja uma opção viável, é possível continuar a viagem por outro meio de transporte, como van, táxi, ônibus etc;
  • Remarcação do voo: além das opções citadas acima, também é possível remarcar o voo para outro dia e horário que sejam melhores para o passageiro. 

Também é possível receber assistência material da companhia aérea, e ela funciona da seguinte forma: 

  • A partir de 1 hora de espera: a companhia oferece meios gratuitos de comunicação, como internet e telefone;
  • A partir de 2 horas de espera: o passageiro tem direito a receber assistência para sua alimentação.
  • A partir de 4 horas de espera: a companhia aérea deve arcar com a hospedagem, transporte de ida e volta para o aeroporto e todas as outras soluções citadas acima.

Outro ponto importante é que a assistência material é válida somente se o passageiro optar por receber reacomodação ou prosseguimento da viagem por outro meio de transporte. 

Caso queira o reembolso somente do trecho que não foi utilizado ou queira remarcar, a assistência material não se aplica. 

Além disso, a companhia aérea apenas oferecerá soluções caso a responsabilidade de perda do voo seja dela. Caso seja responsabilidade do passageiro, a companhia aérea não oferece soluções.

Desse modo, é de suma importância estar atento aos voos de conexão, uma vez que podem acarretar em perda de voo e causar grandes prejuízos.

Como evitar a perda de conexão?

Em muitos casos, perder o voo de conexão não é responsabilidade do passageiro, mas sim da companhia aérea. No entanto, ainda assim, existem coisas que podem ser feitas para evitar esse tipo de transtorno.

Esteja atento aos painéis disponíveis nos aeroportos, eles apresentam informações super importantes sobre o seu voo, e estando atento a eles você se manterá atualizado quanto a possíveis mudanças, imprevistos, etc. 

Também é importante verificar em qual aeroporto ocorrerá a sua conexão, pois nem sempre ela ocorre no aeroporto que você desembarca. Nesse caso, é importante estar atento ao tempo que levará para chegar ao aeroporto para a conexão e também o tempo estimado entre os voos.

Para evitar problemas de logística, o interessante é buscar por conexões com a mesma companhia aérea. Dessa maneira, você evita ruídos na comunicação entre diferentes empresas e também facilita o processo para você, caso precise de auxílio.

Verifique também os documentos necessários para cada conexão, pois isso varia de acordo com o país e, se possível, prefira os voos diretos, caso não, acompanhe as dicas da Indenizei.com.

Perder o voo de conexão: como garantir meus direitos como consumidor? 

A melhor forma de conseguir garantir seus direitos é buscar o suporte de especialistas que realmente entendam do assunto, com a expertise necessária para te ajudar a resolver seus problemas com a companhia aérea.

Dessa forma, recomendamos que você busque por uma empresa séria e comprometida a solucionar problemas de voo, como é o caso da Indenizei.com.

Garantimos o suporte dos melhores especialistas em problemas aéreos do mercado, para que você não precise se preocupar com mais nada, pois cuidaremos de todo o processo por você.

Além disso, nosso diferencial reflete até na hora do pagamento, pois aqui, nossos clientes só pagam se tivermos êxito na solução do problema.

Se chegou até aqui, ficou interessado e quer saber mais, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar a receber sua indenização sem complicação e burocracia.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja