Alteração de voo LATAM: confira as regras e seus direitos - Indenizei Alteração de voo LATAM: confira as regras e seus direitos - Indenizei

Com a rotina corrida da vida moderna, muitas pessoas precisam viajar com frequência, seja a trabalho ou lazer. E quando se trata de viagens de avião, imprevistos podem acontecer, como uma mudança de voo. Nesse caso, é importante estar ciente das regras e dos seus direitos como passageiro.

A LATAM é uma das principais companhias aéreas da América Latina e, como tal, tem suas próprias regras e políticas em relação à alteração de voo. Portanto, se você é um passageiro e precisa alterar o seu voo, é importante entender como funciona a alteração de voo LATAM e quais são os seus direitos.

Fique ciente de quais são os direitos do passageiro

Primeiramente, é preciso entender que existem diferentes tipos de alterações de voo. A mais comum é quando a companhia aérea alterar o horário do voo, seja por motivos operacionais ou por condições climáticas, por exemplo. Outra possibilidade é quando o passageiro solicita a alteração, por motivos pessoais, como uma mudança de planos ou de compromissos.

No caso da primeira situação, em que ocorre a alteração de voo LATAM em relação ao horário, a companhia aérea é obrigada a informar o passageiro sobre a mudança com antecedência mínima de 72 horas antes do voo original. Se a mudança for de mais de 30 minutos em relação ao horário original, o passageiro tem direito a escolher entre as seguintes opções:

  • Aceitar a nova data e horário propostos pela companhia aérea;
  • Solicitar o reembolso integral do valor pago pela passagem;
  • Solicitar o reembolso do trecho não utilizado, caso já tenha iniciado a viagem;
  • Realizar a viagem em outro voo da LATAM, sujeito à disponibilidade de lugares e sem custos adicionais.

direitos do passageiro

O que acontece em caso de cancelamento?

É importante ressaltar que, em caso de cancelamento de voo LATAM, a empresa é obrigada a oferecer ao passageiro as mesmas opções mencionadas acima, além de prestar assistência material, como alimentação e hospedagem, se necessário.

Já no caso da segunda situação, em que o passageiro solicita a alteração de voo LATAM, a companhia aérea cobra uma taxa de remarcação, que varia de acordo com a tarifa e as regras da passagem adquirida. Além disso, é importante verificar se há disponibilidade de lugares no novo voo desejado e se é possível realizar a alteração sem prejuízo para a conexão com outros voos, caso haja.

Caso o passageiro solicite a mudança de voo com menos de 24 horas de antecedência do horário original, a empresa aérea cobra uma taxa adicional de urgência, que também varia de acordo com as regras da tarifa adquirida.

Em qualquer um dos casos de alteração de voo LATAM, é fundamental que o passageiro mantenha seus dados de contato atualizados junto à companhia aérea, para que possa ser informado de quaisquer mudanças.

E se o voo atrasar?

É importante destacar que, em caso de atraso no voo, o passageiro tem direito a assistência material, que inclui alimentação e hospedagem, se necessário, a partir de 1 hora de espera para voos domésticos e de 2 horas para voos internacionais.

Se o atraso for superior há 4 horas, o passageiro tem direito a escolher entre as mesmas opções mencionadas anteriormente em caso de cancelamento ou alteração de voo LATAM.

Extravio de bagagem

No caso de extravio de bagagem, a LATAM é obrigada a localizar e entregar a bagagem ao passageiro o mais rapidamente possível. Caso a bagagem não seja encontrada em até 7 dias, o passageiro tem direito a uma indenização por danos materiais, que varia conforme a legislação e as regras da companhia aérea.

Overbooking

Além disso, em caso de overbooking, ou seja, quando a companhia aérea vende mais passagens do que lugares disponíveis no avião, a companhia deve oferecer aos passageiros acomodação em outro voo ou o reembolso integral da passagem, além de assistência material.

E se ocorrer algum problema com os meus direitos na alteração de voo LATAM?

Em todas essas situações, é importante que o passageiro conheça seus direitos e exija o cumprimento das regras por parte da companhia aérea. Caso tenha algum problema, o passageiro pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

É importante lembrar que a LATAM, assim como outras companhias aéreas, pode ter políticas e regras de alteração de voo diferentes, dependendo da tarifa adquirida e das condições do voo. Por isso, é fundamental que o passageiro leia atentamente as condições da passagem antes de efetuar a compra e esteja ciente das regras em caso de alterações de voo LATAM.

Em resumo

Quem teve o voo cancelado ou alterado, tem direito a ser informado, receber assistência material, ter alternativas de voo oferecidas, receber compensação financeira em algumas situações e ter direito à informação atualizada. É importante que os passageiros afetados pelo cancelamento do voo saibam desses direitos e exijam que sejam respeitados pela companhia aérea.

Em caso de mudança no horário, o passageiro tem o direito de escolher entre o que quer aceitar.

Ao viajar, é importante estar ciente das regras e dos direitos que a empresa aérea proporciona, para, assim, saber o que fazer em caso de alteração de voo LATAM.

Indenizei: trabalhamos para que você tenha acesso aos seus direitos

Se ocorreu alguma alteração de voo LATAM e você, como passageiro, se sentiu prejudicado, a Indenizei pode te ajudar. Estamos desde 2020 auxiliando mais de 1.500 pessoas a buscar pelos seus direitos e pela indenização.

A companhia aérea tem o dever de proporcionar uma boa viagem e qualquer prejuízo que aconteça, como os que foram citados acima, ela deve tomar providências.

A Indenizei tem o objetivo e proposito de ajudar você na resolução de problemas de voo, desde ao cancelamento até a perda de bagagem e muito mais.

Conte com a gente e não deixe de buscar os seus direitos!

Cancelamento de voo

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja