Regras da Latam para mudança de voo: confira os direitos do consumidor - Indenizei Regras da Latam para mudança de voo: confira os direitos do consumidor - Indenizei

Muitos passageiros programam em detalhes cada aspecto da sua viagem. No entanto, tudo isso pode falhar quando o voo é alterado pela companhia aérea, que hoje em especial, trataremos da Latam. 

Nesse sentido, é essencial conhecer as regras da Latam para mudança de voo. Desta forma, você não será pego de surpresa nem sairá prejudicado. Afinal, quando se tem conhecimento sobre os seus direitos como consumidor e também, sobre as normas ditadas pela Anac, fica muito mais fácil resolver este imprevisto.

Portanto, se você deseja saber como proceder nessas situações, entender quais são as normas da Latam para mudança de voo e, além disso, ter total conhecimento sobre os seus direitos, não deixe de conferir o conteúdo deste artigo.

Mas, afinal, as regras da Latam para mudança de voo são legais? Descubra o  que a ANAC estipula para esses casos

A resposta curta é sim.  As regras da Latam para mudança de voo são realmente legais, mas é preciso estar atento a algumas regras para alteração de voo. 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que essas alterações de última hora nos voos só podem ser feitas por causa de condições climáticas como, por exemplo, chuvas, tempestades, nevoeiros, etc.

Vale ressaltar que além desses motivos, podem acontecer problemas técnicos na aeronave ou até mesmo outros tipos de conflitos como pandemias e epidemias que podem obrigar as companhias a modificarem seus voos.

Todavia, nessas situações as empresas aéreas têm o dever de informar os seus clientes de forma clara, eficiente e com 72 horas de antecedência, conforme as normas e regras da Anac.

Caso a companhia descumpra esse prazo, ela deverá oferecer ao passageiro a possibilidade de remarcação da viagem, reembolso integral do valor do bilhete aéreo ou reacomodação em outro voo da mesma companhia (ou até mesmo de outra empresa).

Porém, tenha muita atenção caso você escolha reembolso, já que com a pandemia do Covid 19, foi criado a Medida Provisória 1024, portanto é possível que você receba o seu reembolso em até 12 meses. 

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

Meu voo foi cancelado quando eu já estava no aeroporto, o que dizem as regras da Latam para mudança de voo nesse caso?

Se você ficou sabendo da alteração quando já estava no aeroporto esperando seu voo, seja a Latam, ou outra empresa, saiba que a companhia aérea tem a obrigação de oferecer assistência material para o passageiro. 

Lembrando que esse suporte vai de acordo com o tempo que o passageiro terá que esperar até o próximo voo.  

Veja abaixo de forma detalhada qual o tipo de assistência que as companhias aéreas devem fornecer para os seus clientes caso ele aguarde por

  • Mais de uma hora: a companhia deverá oferecer algumas facilidades de comunicação como, por exemplo, acesso à internet e telefonemas;
  • Mais de duas horas:  nesse caso, o cliente tem direito a receber alimentação apropriada, com todos os gastos custeados pela própria empresa aérea;
  • Mais de quatro horas: deverá ser fornecido para o passageiro hospedagem ou acomodação adequada e também transporte de ida e volta do hotel até o aeroporto, vice e versa.

Todavia, se o aeroporto se localizar na mesma cidade de domicílio do passageiro, a companhia deverá arcar apenas com o transporte. 

Bom, agora que você conhece melhor sobre as normas da Latam para mudança de voo, descubra como se prevenir e não ser afetado por alterações no seu voo.

O que fazer para não ser prejudicado por alterações de voo?

A verdade é que nem sempre você terá como se precaver das regras da Latam para mudança de voo, pois como já mostramos aqui, existem alguns tipos de situações como condições climáticas que não podem ser resolvidas com tanta facilidade.

No entanto, há algumas medidas que você pode adotar para diminuir as chances de ser afetado pela alteração de voo. Veja abaixo quais são elas:

Confira a sua reserva 

Percebeu alguma mudança no horário, local ou data da sua passagem? Então, entre em contato imediatamente com a empresa aérea e certifique-se de que seu bilhete ainda está válido para o voo. 

Além disso, é muito corriqueiro também que algumas pessoas sejam impedidas de embarcar por algum problema ou irregularidade na reserva por causa de pane no sistema interno da companhia aérea.

Por esse motivo, sempre se certifique de que a sua reserva está regular para o voo que você contratou. Isso evitará dor de cabeça e transtornos futuros.

Confira os dados do seu voo com antecedência

Não se esqueça de checar os dados do seu voo pelo site da companhia aérea de preferência com antecedência de no mínimo três dias para ter certeza que todas as informações sobre o seu voo não sofreu nenhum tipo de alteração. 

Desta forma, as chances de ser pego de surpresa na hora de embarcar no seu voo diminuem bastante. Logo, sua viagem será muito mais tranquila.  

Em quais casos tenho direito de receber indenização? 

Agora que você já conhece quais são seus direitos como consumidor quando o voo é alterado, veja a seguir em quais situações você tem o direito de pedir indenização por mudança de voo.

A Anac estipula que quando a mudança no voo gera um atraso superior a quatro horas na chegada do seu destino, você pode ter o direito de receber indenização por danos morais. 

Sendo assim, caso isso aconteça, recomendamos que você se dirija até o guichê de atendimento e solicite para a atendente a Declaração de Contingência,  documento que comprova o motivo da alteração do seu voo. 

Lembrando que, de acordo com a Anac, nenhuma companhia aérea tem o direito de negar a Declaração para os seus passageiros. 

Além disso, guarde também o comprovante de compra da sua passagem, registro de e-mail da companhia, seu cartão de embarque e até mesmo comprovante de compras feitas no aeroporto, isso te ajudará na hora de pedir a sua indenização.

Descubra o que fazer para ser indenizado e ter os direitos como consumidor respeitados

Você teve o seu voo alterado por alguma companhia aérea e acredita que isso pode render uma indenização? Então, pode ter certeza que a Indenizei.com é o suporte que você está precisando para resolver seus problemas aéreos. 

Afinal, nós somos uma empresa criada com o intuito de buscar a resolução de problemas para pessoas que de alguma forma foram prejudicadas na hora de realizar a sua viagem.

Para melhor te atender, contamos com uma equipe altamente treinada para encontrar as melhores soluções para o seu caso, tudo isso com muito profissionalismo, eficiência e respeito por você e por todos os nossos clientes.

Além disso, nosso diferencial reflete até mesmo na hora do pagamento, você só paga se tivermos êxito na solução do problema. 

Ficou interessado em nossos serviços? Então, venha agora mesmo falar com alguém da nossa equipe e descubra como podemos te ajudar a lutar pelos seus direitos. 

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Gostou de conferir a respeito das regras da Latam para mudança de voo e outras cias? Aproveite para conhecer outros artigos em nosso blog.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja