Como proteger e evitar problemas com bagagem despachada - Indenizei Como proteger e evitar problemas com bagagem despachada - Indenizei

Imagine que dor de cabeça descer do voo e descobrir que sua mala não veio junto com você? Já bate um desespero só de pensar que pode levar tempo para ela ser encontrada e você ficar dias sem suas coisas na viagem, como roupas para vestir. 

Pior ainda, ela pode nunca ser encontrada e você perder definitivamente seus pertences. Apesar de ser uma situação péssima, é comum que ocorra algumas vezes, já que as companhias aéreas lidam com milhares de bagagens por dia. 

Mas saiba que nem tudo está perdido: quer saber o que fazer em caso de mala extraviada ou danificada e como evitar problemas com sua bagagem despachada? Então, continue lendo.

Dicas para proteger a bagagem despachada

Claro que é impossível impedir que sua bagagem despachada seja extraviada, mas seguir algumas dicas podem ajudar bastante a evitar o problema, diminuindo as chances de que aconteça. Confira a seguir o que fazer para ajudar a proteger sua bagagem despachada.

Faça o check-in com antecedência

Essa com certeza é uma ótima ideia por vários motivos e, um deles, é evitar que sua bagagem despachada seja extraviada. Isso porque havendo maior tempo entre a sua chegada e o momento do voo, os funcionários poderão ter um cuidado maior para não deixar a sua mala danificada.

Evite conexões muito curtas

Também é muito comum que as malas precisem ser despachadas às pressas entre conexões muito curtas, aumentando as chances de mala extraviada. Por isso, na hora de comprar suas passagens, recomendamos que você prefira voos com mais de uma hora de conexão.

Além disso, uma dica importante para conexões é sempre perguntar aos atendentes se você deve pegar seus pertences nesta parada entre um voo e outro, ou se eles serão entregues somente no destino final.

Remova etiquetas de voos anteriores

Parece algo óbvio, mas imagine a confusão que pode acontecer na hora da companhia aérea identificar as malas pelo simples fato do passageiro não ter removido uma etiqueta antiga ou de um voo anterior. A função da etiqueta do despacho de bagagem é justamente identificar de qual voo e passageiro ela pertence, evitando que a mala seja extraviada.

Em caso de extravio de bagagem conte com a Indenizei.com.

Identifique sua mala

A não ser que sua mala seja extremamente rara ou muito diferente – mesmo assim é bom se precaver – é normal que haja diversas malas parecidas, especialmente aquelas de formatos e cores mais “comuns”. 

Portanto, é indispensável que você coloque uma etiqueta de boa fixação nas suas malas que contenha os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Destino.

Essas informações vão ajudar a equipe da companhia aérea a encontrar sua bagagem despachada mais rápido. 

Busque maneiras de diferenciá-la

Se mesmo identificando a sua mala, você acha que ela pode ser muito semelhante às outras, uma boa dica extra para evitar que ela seja extraviada é personalizá-la com adesivos, chaveiros, fitas ou cordões, por exemplo. É uma característica única a mais para informar aos funcionários e ajudar a localizar mais fácil sua bagagem despachada.

Embora seja bom ter uma mala um pouco diferente, uma dica muito importante é evitar malas de grife ou sofisticadas, para não chamar a atenção e ser alvo de quadrilhas especializadas em furto de bagagens.

Coloque cadeado

Além dos problemas aéreos de mala extraviada ou danificada, existe o risco de furto dos pertences ou de que a bagagem seja aberta por alguém mal-intencionado, podendo ser colaborador da companhia ou outro passageiro. 

Por isso, prefira malas com cadeado de código ou use até mesmo os cadeados mais simples com chave que se adaptam a quase qualquer tipo de mala, assim você garante uma segurança a mais aos seus objetos.

Declare e faça seguro de itens valiosos, se necessário

Jamais coloque itens valiosos na bagagem a ser despachada, e sim na bagagem de mão com a devida segurança. Alguns exemplos são: joias, celulares e eletrônicos,  dinheiro, cartão de crédito e outros.

Mesmo assim, aconselhamos que você declare objetos de maior valor e faça um seguro para evitar problemas e prejuízos. O serviço de declaração e seguro de itens valiosos é feito no check-in e cobrado separadamente, mas assim você garante que a companhia se responsabilize por tais itens. 

Dicas extras

  • Leve os itens de primeira necessidade na bagagem de mão: como remédios, itens de higiene, agasalho e até uma muda completa de roupas limpas para se precaver caso haja um imprevisto com a bagagem. Pense nos itens que você não poderia ficar sem, caso houvesse um extravio da bagagem despachada;
  • Após retirar a mala da esteira, faça uma inspeção e guarde o comprovante. O ideal é que, antes do despacho da bagagem, você tire também uma foto interna e externa dela, caso precise comprovar algum dano futuramente.

Quer se preparar ainda mais para a sua viagem? Então confira esse checklist gratuito que preparamos para você.

 

Tenha uma viagem de sucesso com um checklist de viagem.

Tive problema com a bagagem despachada, o que fazer?

Se você teve sua bagagem despachada extraviada, danificada, violada ou furtada, saiba como proceder em cada situação e quais são os seus direitos, a seguir.

Faça o RIB imediatamente no aeroporto

Apesar da sigla parecer estranha, é mais simples do que parece, além de indispensável para garantir seus direitos e responsabilizar a companhia por qualquer dano à sua bagagem. 

Para registrar sua reclamação, tenha sempre em mãos o comprovante do despacho da bagagem e informe o endereço onde deseja receber sua mala de volta.

O RIB (Relatório de Irregularidade da Bagagem) é o documento que você deve preencher no próprio aeroporto nos locais de atendimento e a companhia tem a obrigação de fornecê-lo para registrar sua reclamação. 

Embora você possa fazer sua reclamação sobre qualquer irregularidade com a mala em até 7 dias, isso reduz suas chances de ganhar uma indenização, por isso recomendamos, se possível, fazê-la já no aeroporto pessoalmente com o RIB. 

Mas se você não conseguiu ou viu o problema somente após sair do aeroporto, saiba o que fazer:

  • Utilize o SAC da companhia aérea e faça sua reclamação via e-mail para que ela possa ficar registrada e ter uma prova eletrônica;
  • Faça o registro da ocorrência no site consumidor.gov, que é oficial do governo do Brasil e cujas reclamações dos consumidores são monitoradas pela ANAC.

Mala danificada ou violada

Caso sua mala tenha sido danificada, você precisa informar à companhia aérea em até 7 (sete) dias após seu recebimento, assim a empresa tem a obrigação de fazer o reparo. Em alguns casos cujo reparo não seja possível, ou o estrago seja maior, há a chance de substituição por uma mala nova, mas é mais raro, pois costumam alegar desgaste por tempo de uso.

Já no caso de violação comprovada da mala, o passageiro deve ser indenizado e receber da companhia aérea valor de acordo com o dano. Caso a mala danificada não seja reparada ou substituída, também cabe uma indenização.

Mala extraviada

Após fazer o registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) que mencionamos acima, a empresa tem um prazo para lhe devolver a bagagem ou lhe dar alguma posição, que varia de 7 dias (em caso de voos domésticos / nacionais) e até 21 dias (para voos internacionais). 

Se a companhia não puder devolver seus pertences ou ultrapassar o prazo acima, você deve solicitar uma compensação, assim ela terá de indenizá-lo e mantê-lo informado sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolução do problema. 

O valor da indenização possui um limite máximo que é constantemente atualizado e varia também se o voo for nacional ou internacional.

Além disso, caso ocorra fora da sua cidade, você pode exigir da companhia aérea o reembolso por gastos de emergência e primeira necessidade devido à ausência da bagagem. Para isso, solicite recibos ou, ao menos, guarde os comprovantes das suas compras de primeira necessidade.

Furto

Neste caso, como se trata de um crime sofrido, além de fazer o RIB junto à empresa, é necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando dados como número do voo, companhia aérea e outros.

Bagagem atrasada

Normalmente, após 72h de atraso de devolução da bagagem, há o entendimento de que além de danos materiais, há também danos morais, cabendo uma indenização ao passageiro. 

Lembrando que você também pode solicitar ressarcimento dos gastos incorridos em razão do atraso e/ou assistência material por parte da companhia.

Seu problema com a bagagem despachada não foi resolvido?

Se mesmo seguindo as orientações acima, a companhia aérea não cumpriu com o estabelecido, você precisa reivindicar seus direitos de outra forma. Saiba que é possível fazer isso sem burocracia e stress, tudo online e rápido com a Indenizei.com.

Somos uma empresa que nasceu para facilitar a reivindicação dos seus direitos por problemas de voo ou com companhias aéreas, sem precisar esperar longos anos para ser indenizado ou precisar investir sem saber se vai mesmo receber depois. 

Por isso, nós analisamos seu caso gratuitamente e, se for válido, nós oferecemos todo suporte jurídico e você só paga uma porcentagem de honorário se ganhar a causa. Você também pode optar por receber R$ 1.500,00 em até 72 horas por seu problema de voo, caso ele seja um caso válido.

Faça uma avaliação sobre o seu problema e saiba quais são seus direitos!

Seja compensado por seu problema de voo.

Agora, você é um viajante preparado para evitar problemas com bagagem despachada. Não deixe de conferir o nosso blog para ter conhecimento dos seus direitos de passageiro.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja