Voo cancelado por condições climáticas: descubra quais tipos de fenômenos podem cancelar um voo e como você pode buscar a sua compensação - Indenizei Voo cancelado por condições climáticas: descubra quais tipos de fenômenos podem cancelar um voo e como você pode buscar a sua compensação - Indenizei

O voo cancelado por condições climáticas é um problema que atrapalha tanto os passageiros quanto as companhias aéreas. Entretanto, mesmo que o cancelamento ocorra por um motivo inesperado é importante conhecer seus direitos e saber como a companhia aérea pode solucionar o problema dos passageiros.

Imagine que você está no aeroporto e, de repente, recebe o aviso de que seu voo foi cancelado porque um vulcão do país de destino entrou em erupção ou que, devido ao clima, as asas dos aviões amanheceram congeladas e por isso não poderá decolar. 

Por incrível que pareça essas situações são comuns e, a partir delas, questionamentos sobre voo cancelado por condições climáticas surgem. Quais são os direitos dos passageiros nesse caso? Descubra no artigo a seguir.

A companhia aérea pode cancelar um voo por conta das condições climáticas?

Existem diversas razões que podem levar a cia aérea a cancelar voo, dentre elas o voo cancelado por condições climáticas, mas independentemente da razão, a companhia tem a obrigação de informar o passageiro sobre o cancelamento e oferecer alternativas, como remarcação para outro voo ou reembolso do valor pago pelo bilhete. Além de oferecer toda assistência, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.

Quanto tempo antes da viagem a companhia aérea pode cancelar o voo?

Uma vez que a companhia aérea informar que o voo foi cancelado por condições climáticas existem algumas regras para que o cancelamento ocorra de uma forma que traga o mínimo possível de problemas para os passageiros.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a cia aérea só pode cancelar o voo com até 3 dias de antecedência, a menos que haja circunstâncias imprevistas, como condições climáticas adversas ou problemas técnicos com o avião. No caso de algum imprevisto em que não é possível avisar com o tempo mínimo necessário, ela deve informar ao passageiro o mais breve possível e oferecer alternativas para que o consumidor decida a seu favor, como remarcação para outro voo ou reembolso do valor pago pelo bilhete.

Caso a companhia aérea resolva cancelar voo com menos de 3 dias de antecedência e não haja circunstâncias imprevistas, o passageiro pode ter direito a indenização pelos prejuízos sofridos. Entretanto, se o cancelamento foi devido a circunstâncias imprevistas, bem como o voo cancelado por condições climáticas, a companhia aérea não é responsável pelos prejuízos sofridos pelo passageiro e, portanto, não há direito a indenização. 

voo cancelado por condicoes climaticas

Quais são os fenômenos que geram voo cancelado por condições climáticas?

Condições climáticas adversas como:

  • Tempestades
  • Nevascas
  • Furacões

São fatores que podem impedir a segurança da operação do avião, por isso o voo tem de ser cancelado. Outros fenômenos que podem influenciar o voo cancelado por condições climáticas são chuvas intensas no local de destino, erupções e alerta de vulcão (o que, felizmente, não acontece no Brasil), inundação e outros desastres naturais. 

Em que período do ano o voo cancelado por condições climáticas é mais suscetível de ocorrer?

Inverno
O voo cancelado por condições climáticas ocorre com frequência durante o inverno no hemisfério norte, pois trata-se de uma estação rigorosa, em que nevoeiros são formados, assim atrapalhando a visualização do voo e até mesmo congelando as asas dos aviões, como ocorreu em Curitiba, onde quatro voos que estavam previstos para sair do Aeroporto Afonso Pena, de manhã, tiveram que ser adiados por que as asas dos aviões congelaram durante a noite.

Verão
O verão no hemisfério sul é uma estação marcada por chuvas fortes com tempestades, raios e trovões, por isso muitas vezes o voo é cancelado por condições climáticas.

El Niño
É um fenômeno natural que prejudica principalmente os voos no Brasil, uma vez que ocorre o aquecimento das águas na parte tropical do Oceano Pacífico, por isso ocorrem muitas chuvas na costa Oeste da América do Sul e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Durante esse fenômeno, também ocorrem muitos ventos fortes nas regiões dos EUA. Por isso que o voo cancelado por condições climáticas ocorre.

Como saber se existe o direito à Indenização caso a companhia informe que houve voo cancelado por condições climáticas?

Para saber se você tem direito à indenização por cancelamento de voo, é importante verificar alguns fatores. Como mencionamos anteriormente, se o cancelamento foi devido a circunstâncias como o mau tempo e fenômenos naturais adversos, a companhia aérea não é responsável pelos prejuízos sofridos pelo passageiro e, portanto, não há direito a indenização. 

Se, por outro lado, o cancelamento foi devido a motivos administrativos, como falhas na reserva ou pagamento do bilhete, a companhia aérea pode ser responsável pelos prejuízos sofridos pelo passageiro e, portanto, pode haver direito a indenização.

  • Quanto ao prazo de cancelamento: se o cancelamento foi realizado com menos de 3 dias de antecedência e não houve circunstâncias imprevistas, o passageiro pode ter direito a indenização pelos prejuízos sofridos.
  • Quanto ao valor da indenização: em caso de direito a indenização, o valor da indenização será calculado conforme o tipo de passagem, a distância da viagem e o tempo de espera pelo próximo voo disponível.

Dica importante: é essencial manter cópias de todos os documentos relacionados à sua viagem, como a passagem, o comprovante de pagamento, comprovante de hospedagem e os recibos de refeições e telefonemas, pois esses documentos podem ser necessários para comprovar os prejuízos sofridos em caso de cancelamento de voo.

Para saber se você tem direito a indenização por cancelamento de voo, é importante verificar esses fatores e consultar as informações contidas na sua passagem e nas leis de aviação.

 

voo cancelado por condicoes climaticas

Saiba como a Indenizei.com pode te ajudar caso a cia aérea resolva cancelar voo e te deixe em prejuízo

Caso você tenha o seu voo cancelado de forma irregular e isso te traga transtornos, você também pode buscar auxílio de empresas especializadas, como a Indenizei.com, que podem te ajudar a entender se você tem direito a indenização e a resolver o problema.

Se você teve problemas com a companhia aérea e acredita que seus direitos foram violados, conte com a Indenizei. Nós nos preocupamos em cuidar de toda a burocracia do caso, para que você não precise se preocupar com isso. 

Não deixe o seu problema aéreo prejudicar a sua viagem, entre em contato conosco e faça uma avaliação gratuita do seu caso.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja