Perdeu um compromisso importante devido ao cancelamento de voo? Saiba seus direitos para indenização! - Indenizei Perdeu um compromisso importante devido ao cancelamento de voo? Saiba seus direitos para indenização! - Indenizei

Perdeu um compromisso devido ao cancelamento do voo? Você pode ser indenizado! Saiba quando recorrer, reivindique seus direitos. Saiba como neste artigo!

Pior que o estresse da perda de um voo, é perder também seus compromissos marcados no seu local de destino, certo? 

Mais comuns do que todos gostaríamos, o cancelamento de voos são recorrentes e ninguém está a salvo. Mesmo assim, existem ações que minimizam os danos, além de direitos a serem reivindicados por possíveis problemas. 

Portanto, neste conteúdo você aprenderá como agir caso seu voo seja cancelado, possíveis causas que geram o cancelamento e o que fazer para reivindicar seus direitos. 

Prossiga com a leitura para entender mais! 

CANCELAMENTO DE VOO: AÇÕES INICIAIS:

Quando falamos de perda de voos, o primeiro sentimento que nos passa pela cabeça – e é super compreensível – é a raiva, certo? 

Mesmo assim, ela pode ser um problema ainda maior, e acredite, você não quer um problema maior. Portanto, nossas principais dicas para lidar com essas situações, são: 

  • Entenda o problema, todas as complicações geradas e tenha tudo alinhado ANTES de efetuar reclamações maiores; 
  • Controle as emoções e dirija-se para o balcão da companhia aérea responsável pelo voo, é lá que o problema será resolvido;
  • Entenda todas as opções disponíveis para solucionar seus problemas, não se deixando levar por promessas unilaterais; 
  • Escolha a solução mais viável para você, afinal, você é a vítima dessa situação. 

Assim, compreendendo com calma o problema, você poderá tomar as ações necessárias. 

Importante ressaltar que, parte da atenção vem de você, e não respeitar alguns pontos diminuirão a possibilidade de permitir sua indenização devida pelos transtornos. 

Então, compreender pontos como, por exemplo, a obrigatoriedade da companhia aérea de avisar cancelamentos com o prazo de 72h antes do voo deve ficar no seu radar: alguma mensagem chegou para você nos canais cadastrados? 

Provar que não foi notificado, por exemplo, derruba argumentos que podem te impedir de ser indenizado, tanto por danos morais como por assistências obrigatórias no próprio aeroporto. 

Desta forma, certificar-se da confirmação dos dados aéreos, do não cancelamento do voo e do check-in, por exemplo, serão fatores essenciais de sua responsabilidade. 

A culpa é mesmo da companhia aérea? Então é hora de solicitar seus direitos. 

O que fazer em caso de perda de compromissos? 

Bom, entendo o problema e suas complicações, os primeiros passos devem ser tentar, da melhor forma possível, minimizar os danos futuros. 

Então, no caso de eventos, reservas ou quaisquer compromissos pessoais e profissionais, comunicar aos responsáveis o marco zero das suas ações. 

  • Alguém pode segurar uma reserva pra você? 
  • Existe a possibilidade de outra pessoa te substituir em uma reunião importante? 
  • A troca de ingressos pode acontecer? 

Estes são alguns exemplos de possíveis soluções, mas entendemos que em muitos casos essa resolução não será possível. 

Importante ressaltar que a perda do compromisso, na maioria dos casos (especialmente aqueles com atraso causado menor que 4 horas), deve ser comprovado. 

Além disso, a tabela de assistência material que estipula ações obrigatórias dentro das dependências do aeroporto também ficam vigentes, não apenas para casos de cancelamento de voo, mas também atrasos e overbooking. São elas: 

Mais de uma e menos de 2 horas de atraso: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação para o passageiro lesado, sejam telefônicos ou digitais;

Entre 2 e 4 horas de atraso: fica de responsabilidade da companhia aérea arcar com a alimentação do passageiro coerente ao horário do dia;

A partir de 4 horas de atraso: Translado entre aeroporto e residência (se for o caso) ou acomodações para passar a noite, caso seja necessário. 

Agora, quando falamos de ações que impedem o prosseguimento da viagem , seus direitos frente a companhia aérea, são: 

  1. Reembolso integral do valor da passagem; 
  2. Realocação em outro voo (que é uma das principais opções oferecidas para tentar evitar a perda do compromisso);
  3. Remarcação de voo para novas datas e/ou horários sem custo adicional;
  4. Realocação em outras companhias aéreas. 

Principais motivos para cancelamentos de voos

Outro ponto importante para entender como agir e exigir seus direitos, é ter clara ciência do que está acontecendo com você, exigindo então, documento comprobatório. 

Entre os principais problemas que geram cancelamento de voo, estão listados os pontos a seguir. 

Manutenção ou mudança de aeronave

Em vários casos, os aviões pré-determinados para o voo (no momento da compra no site, por exemplo) não podem voar por necessidade de manutenção na data prevista, neste caso um cancelamento de voo pode ser mais presivisivel.

Isso gera, então, a necessidade de cancelar o voo ou mudar a aeronave, que pode ter menos lugares que a selecionada anteriormente. Isso gera o próximo tópico.

Overbooking

O excesso de passageiros para uma mesma aeronave pode acontecer por diferentes motivos: o citado anteriormente é um deles, mas também existem:

  • venda de assentos a mais que o comportado pela aeronave;
  • realocação de passageiros, o que pode impedir o embarque.

Faça seu check-in sempre com antecedência e exija a declaração que te impediu de embarcar, assim como de cancelamento de voos. Esta documentação será essencial para recorrer aos seus direitos posteriormente. 

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS: 

O clima também pode ser a causa de diversos cancelamentos e perdas de voos, portanto esteja ciente que este problema pode acontecer. Sem muito controle, este ponto pode te impedir de ser indenizado pela companhia aérea. 

COMO SOLICITAR A INDENIZAÇÃO E QUAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 

Então, você foi de fato lesado, perdeu algum compromisso e precisa recorrer? A Indenizei existe para te ajudar a receber o que merece pelos transtornos sofridos cancelamento de voo, overbooking e mais! 

Além de orientar devidamente seus direitos nas tratativas com companhias aéreas, nós também podemos te ajudar a solicitar os danos morais que você pode receber nesses casos. 

A lista de documentação necessária para entrar com o pedido, será: 

  • Guardar os tickets de passagem;
  • Identidade, CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Troca de e-mails com companhia aérea;
  • Comprovante de compra das passagens;
  • Gastos em aeroporto;
  • Fotos e vídeos gravados durante a espera;
  • Nome de funcionário que o atendeu;
  • Protocolos de atendimento;
  • Comprovantes de eventos que foram perdidos (casamentos, palestras, reuniões);

E aí, aconteceu um cancelamento de voo? foi lesado por este tipo de problema ou está prestes a fazer uma viagem e quer resguardar seus direitos e, compreender o que fazer para ter seus direitos segurados?

Conte com a Indenizei! O problema já ocorreu? Em nosso site você avalia gratuitamente o caso e descobre se pode receber pelo ocorrido, aproveite! 

 

Cancelamento de voo

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja