Golpe da voz ou vishing. Entenda sobre esse golpe e como ele pode ser prejudicial - Indenizei Golpe da voz ou vishing. Entenda sobre esse golpe e como ele pode ser prejudicial - Indenizei

Você já ouviu falar em golpe da voz?

A cada dia que passa os golpes estão se tornando cada vez mais comuns, desde golpes por mensagens como é o caso do Golpe do 0800, até o golpe do delivery que ocorre quando você faz um pedido e o entregador possui uma maquininha de cartão de crédito fraudada para roubar dados do seu cartão e ou passar um valor excessivo. No blog de hoje decidimos falar de outro golpe bastante comum mas que nem todos sabem reconhecer: golpe da voz ou vishing.

A situação pode ocorrer da seguinte forma: você está navegando nas redes sociais, clica em um link tentador e de repente se depara com uma tela azul assustadora, indicando que você precisa ligar para um número gratuito para resolver um suposto problema sério em seu computador.

Ao ligar, um técnico prestativo atende prontamente, oferecendo ajuda imediata, é claro, mediante o pagamento de uma taxa. Você fornece as informações do seu cartão de crédito na esperança de resolver o problema do seu computador com um software milagroso. No entanto, assim que a transação é concluída, o software revela ser inútil, e o técnico solícito simplesmente desaparece, deixando você como mais uma vítima deste terrível golpe da voz, ou também conhecido como ‘vishing’.

golpe da voz, vishing

O que é golpe da voz / vishing e como se proteger?

Primeiramente, o termo ‘vishing’ é uma variação da palavra phishing que designa uma fraude baseada em fornecer links maliciosos e induzir você a clicar neles. Como é o caso do golpe do 0800, você pode conferir mais sobre, neste artigo. 

A principal diferença do phishing para o vishing, está no golpe da voz, porque enquanto no phishing você recebe os links por SMS ou e-mail, no vishing você recebe uma ligação ou é induzido a ligar para tal número, por isso golpe da voz.

Esse tipo de fraude os golpistas ligam para suas potenciais vítimas, utilizando robotcalls pré-gravadas ou adotando a artimanha de se passarem por atendentes de empresas legítimas.

As ligações podem abordar temas como pacotes de desconto em taxas bancárias, ofertas de garantia estendida para seguros de carro ou até mesmo upgrades em pacotes de telefonia e outras assinaturas. Se você receber uma dessas chamadas, é crucial não fornecer informações sensíveis, tais como:

  • Nome completo e dos pais;
  • Endereço residencial e comercial completo;
  • Número da carteira de motorista;
  • Número da identidade;
  • Informações do cartão de crédito.

Além disso, fique atento às gravações que você recebe sem ter solicitado e que pedem respostas simples como “sim” ou “não”. Alguns golpistas podem usar essa gravação da sua voz para fazer perguntas que exigem um “sim”, e desta forma, autorizando o golpe. 

Essa gravação pode ser usada para se passar por você ao telefone, autorizando cobranças indevidas ou acessando suas contas financeiras, então muito cuidado mesmo com o golpe da voz. 

Você sabia que o golpe da voz pode lhe causar prejuízos financeiros?

Infelizmente, os golpistas estão aprimorando cada vez mais suas habilidades e isso está prejudicando os consumidores, o golpe da voz, por exemplo, pode induzir o cliente a fornecer seus dados do cartão de crédito e ter muitos prejuízos lá na frente. Mas, você sabia que há uma solução para isso? 

Sim! Empresas especializadas como a Indenizei podem te ajudar a ter uma compensação financeira pelos danos causados por conta do golpe da voz.

Entenda: se seu cartão for clonado devido ao golpe da voz, você ainda tem diversas opções para garantir seus direitos.

Primeiro: você pode bloquear seu cartão ou entrar em contato com a instituição financeira. 

Segundo: você pode fazer um boletim de ocorrência.

Terceiro: se você não estiver a fim de passar por tanta burocracia e dor de cabeça, você pode recorrer à justiça e a Indenizei está aqui para te ajudar!

golpe da voz

Conheça a Indenizei e saiba como ela pode te ajudar em casos do golpe da voz

A Indenizei é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo oferecer soluções para os consumidores que foram negligenciados pelas prestadoras de serviço, bem como instituições financeiras, companhias de luz e companhias aéreas.

Nossa missão é buscar uma indenização para o consumidor em decorrência dos danos sofridos e direitos negligenciados, fazemos isso sem burocracia e a avaliação do caso é totalmente gratuita.

A Indenizei.com já ajudou mais de 2.500 pessoas com seus serviços e mais de R$3.500.000,00 pagos em indenizações, além de possuir casos de sucesso com seus clientes.

Não fique no negativo por conta do golpe da voz! Conte com a gente para receber o tratamento justo e a compensação adequada por qualquer dano sofrido durante o consumo de algum produto ou serviço. Entre em contato conosco para saber mais. 

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor sobre o vishing ou golpe da voz. Com a Indenizei você fica ciente dos seus direitos, porque informação é poder!

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos dos consumidores e passageiros, além de indicarmos várias dicas de viagem.

Leia também: CPF nas farmácias: por que você não deve fornecer seus dados? – Indenizei

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja