Golpe do 0800: saiba o que é como se proteger de possíveis fraudes - Indenizei Golpe do 0800: saiba o que é como se proteger de possíveis fraudes - Indenizei

Atente-se a seguinte situação, pois isso pode ser caracterizado como Golpe do 0800:

Uma mensagem chega em seu celular via SMS, dizendo que uma compra com valor altíssimo foi aprovada em seu cartão de crédito e caso não reconheça a compra, você pode ligar no número indicado com 0800. Ao ligar, uma pessoa atende e começa a pedir seus dados pessoais para poder cancelar a suposta compra, como senha e número do cartão, por exemplo. Além disso, o atendente pode lhe pedir uma transação em determinado valor para cancelar de fato a suposta compra. Uma situação bastante estranha, não é mesmo?

Se isso acontecer com você, fique atento, porque essa prática caracteriza um tipo de fraude denominada Golpe do 0800. 

Neste artigo, iremos explicar detalhadamente do que se trata esse golpe e o que fazer para se proteger dele. Acompanhe a leitura!

Golpe do 0800

O que é o golpe do 0800

Também conhecido como o “golpe da falsa central telefônica”, é uma espécie de fraude que envolve, principalmente, fazer a vítima pensar que está tendo uma conversa com alguém que trabalha no banco onde ela possui conta. Uma vez que a pessoa acredita nisso, os golpistas tentam obter as senhas e informações pessoais dela. Isso é feito por meio do envio de uma mensagem de texto em que o remetente é um números de cinco a seis dígitos, normalmente utilizados por grandes empresas, com o nome do banco que a vítima possui conta.  No SMS, alega-se que uma transação não foi autorizada e é disponibilizado um telefone para contato com 0800. Conforme imagem abaixo:

Golpe do 0800

Ao entrar em contato com a suposta “central de atendimento” , que na verdade é apenas o golpe do 0800, o atendente/golpista afirma que a transação está sendo analisada, por isso não mostra na conta do cliente. Ele diz que, para consertar isso, a vítima precisa fazer uma nova transação. Além disso, o criminoso pode pedir informações como número de conta e senha para supostamente cancelar a operação.

Como funciona o golpe do 0800

Como mencionamos, esse golpe faz a pessoa acreditar que está falando com seu banco pelo telefone, mas na verdade é um truque para conseguir senhas e informações pessoais da vítima. O golpe do 0800 funciona da seguinte maneira:

  1. Você recebe uma mensagem no celular vinda de um número curto (que parece ser de uma grande empresa);
  2. A mensagem diz que algo estranho aconteceu com sua conta bancária;
  3. Eles pedem para você ligar para um número 0800;
  4. Se você ligar, os golpistas vão criar várias histórias para te manipular a enviar suas informações.

Além disso, outra desculpa utilizada por golpistas nas mensagens é uma informação dizendo que as milhas ou pontos no cartão do cliente estão vencendo, logo, ele precisa entrar em contato com o número 0800 para não perder a vantagem.

O que fazer para evitar o golpe do 0800

Como vimos, o golpe do 0800 é feito meticulosamente, por isso, precisamos ficar atentos a certas práticas para saber reagir de forma inteligente e não cair na fraude. Para evitar cair no golpe do 0800 tente seguir essas dicas:

  • Não ligue para o número 0800.
  • Não clique em links disponibilizados pelo SMS.
  • Se caso ligar para o número e ele pedir senhas e outras informações pessoais, não forneça e desligue imediatamente.
  • Opte por entrar em contato diretamente com seu banco pelo serviço de call center ou vá até uma instituição financeira presencialmente.

Esperamos que com essas dicas, você saiba reagir melhor ao golpe do 0800. Mas, caso você tenha caído no golpe e no desespero da situação, tenha enviado algum valor por meio de transação bancária, ainda pode haver formas de recuperar esse dinheiro. 

 

Caso não saiba o que fazer, empresas especializadas em propor soluções para os consumidores, como a Indenizei pode te ajudar!

Golpe do 0800

Conheça a Indenizei e saiba como ela pode te ajudar em casos de golpe do 0800

A Indenizei é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo oferecer soluções para os consumidores que tiveram seus direitos infringidos por algumas prestadoras de serviço como companhias de luz e energia, instituições financeiras e companhias aéreas.

Nossa missão é buscar uma indenização para o consumidor pelos danos sofridos e direitos negligenciados, fazemos isso sem burocracia e a avaliação do caso é totalmente gratuita.

Se você caiu no golpe do 0800, ou até mesmo em outras fraudes como o golpe da maquininha de cartão de crédito ou sofreu com compras que não foram reconhecidas por você, chame a gente e faça uma avaliação gratuita do seu caso!

Conte com a Indenizei para receber o tratamento justo e a compensação adequada por qualquer dano sofrido em casos de golpe. 

Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!

Golpe do 0800

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor sobre o Golpe do 0800. Com a Indenizei você fica ciente dos seus direitos, pois informação é poder!

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos dos passageiros e também algumas dicas de viagem.

Leia também: Golpe da maquininha de cartão: o que fazer, consigo uma indenização? – Indenizei

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja