Voo cancelado pela companhia aérea: saiba seus direitos - Indenizei Voo cancelado pela companhia aérea: saiba seus direitos - Indenizei

Uma das situações mais desagradáveis que um viajante pode ter é descobrir que a companhia aérea cancelou o seu voo. Com isso, todo o planejamento de meses é atrapalhado e um certo desespero pode surgir, principalmente quando não se sabe como agir nesse tipo de situação.

Embora seja uma situação bastante incômoda ter o voo cancelado por diferentes circunstâncias, quando isso acontece, a empresa aérea precisa oferecer alternativas para minimizar esse transtorno.

Considerando essas informações, preparamos este artigo com o objetivo de te explicar os motivos que fazem com que um voo seja cancelado, alterado ou atrasado, e também orientar quanto aos seus direitos e quais os deveres das companhias aéreas nessas situações. Acompanhe a leitura.

O que pode fazer um voo ser cancelado, alterado ou atrasado?

Existem inúmeros motivos que podem ocasionar um cancelamento, alteração ou atraso de voo. Confira abaixo as causas mais comuns para isso acontecer:

  • Condições climáticas ruins como tempestades, nevascas, furacões e outras podem fazer com que a companhia aérea cancele ou atrase o voo por medida de segurança;
  • A manutenção da aeronave é outro motivo que pode levar a um cancelamento. Se for constatado a necessidade de realizar um reparo antes do voo, a companhia aérea pode cancelar ou atrasar a viagem, ou até mesmo substituir o avião;
  • O congestionamento do tráfego aéreo também pode causar o cancelamento de voo, uma vez que, durante os períodos de alta temporada, os aeroportos ficam mais cheios, e com isso, a pista e o trânsito aéreo ficam mais cheios do que o normal;
  • Problemas com a tripulação da empresa aérea é outro fator que pode afetar os voos e gerar cancelamentos, como, por exemplo, questões de saúde dos funcionários, licenças fora da validade, atrasos, imprevistos, entre outros;
  • Atrasos e cancelamentos de voos também acontecem por causa de passageiros ausentes, principalmente os que despacham bagagens e não se apresentam para embarcar, pois bagagens sem donos podem ser consideradas suspeitas, e até que ele(a) seja encontrado(a), o voo pode ser atrasado ou cancelado;
  • Greves de colaboradores de companhias aéreas podem fazer seu voo atrasar ou ser cancelado e assim afetar os seus planos. Nestes casos, você também pode ter direito a uma indenização;
  • Por fim, No-show e Overbooking também são motivos que causam atrasos e cancelamentos de voo. No primeiro caso, é quando o(a) cliente não se apresenta para o embarque e não faz o cancelamento da sua reserva antes. Já no segundo caso, é quando a empresa aérea vende mais assentos do que o avião comporta.

direitos do passageiro

Conheça os seus direitos ao ter um voo cancelado pela companhia aérea

Quando ocorre um cancelamento, atraso ou alteração de voo por parte da companhia aérea, você como passageiro passa a ter direitos que devem ser atendidos por essas empresas. Entenda melhor a seguir quais são eles.

Ficar informado

Primeiramente, em casos de cancelamento, atraso ou alteração de um voo, é obrigação da empresa aérea notificar imediatamente os passageiros sobre tais eventos. Adicionalmente, é necessário que a companhia aérea informe aos clientes a previsão de decolagem desses voos atrasados a cada 30 minutos.

Alterar seu voo sem custos

O passageiro tem o direito de embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia para o mesmo destino, sem ser cobrado por isso, mesmo que o outro voo seja mais caro que o original (desde que haja assentos disponíveis), ou então, optar pelo cancelamento e reembolso integral da passagem aérea.

Escolher o melhor horário que atenda às suas necessidades

Em situações de cancelamento de voo, pode ser comum que a companhia aérea ofereça uma data e horário para a sua realocação. Vale lembrar que os passageiros não são obrigados a aceitar essa primeira opção, podendo decidir o dia e hora que seja mais conveniente, ou então, solicitar o reembolso da passagem aérea, caso prefira.

Receber o reembolso

Se o passageiro optar por receber o reembolso da passagem aérea, a companhia deverá fazer o pagamento de maneira integral, incluindo taxas pagas.

Receber assistência material

A assistência material é uma forma de amenizar os transtornos causados pelos problemas de voo, e o grau de assistência é definido conforme o tempo que o passageiro fica esperando pelo próximo avião no aeroporto. 

A partir de 1 hora de atraso: a empresa deverá oferecer meios de comunicação aos passageiros (telefone, internet, etc).

A partir de 2 horas de atraso: deverá ser fornecida alimentação (voucher, lanche, bebida, etc).

A partir de 4 horas de atraso: oferecer hospedagem (somente em casos de pernoite no aeroporto), assim como o traslado de ida e volta. Se o viajante estiver na cidade onde mora, a companhia aérea poderá fornecer somente o transporte para sua residência e dela para o aeroporto.

Entenda como proceder se a companhia aérea não prestar a devida assistência

O primeiro passo é dirigir-se ao balcão da sua companhia aérea para tentar resolver o problema e exigir os seus direitos. Se o atendimento não for satisfatório e a empresa não conseguir solucionar o seu problema, você poderá registrar uma reclamação na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Nestes casos, não se esqueça também de guardar todo tipo de comprovante que puder, como fotos dos painéis do seu voo, cupons fiscais dos gastos que você teve dentro do aeroporto e outros que ajudem a comprovar que você não conseguiu voar. Essa documentação servirá como prova para eventuais processos.

Faça valer os seus direitos com a ajuda da Indenizei

Se você teve seus planos atrapalhados por um problema de voo e não teve a devida assistência oferecida pela companhia aérea, você pode ter direito a uma indenização por toda dor de cabeça que essa situação causou.

A ótima notícia, é que você não precisa se preocupar com a parte burocrática, pois a Indenizei cuida de tudo para você. O processo é bem simples, você só precisa entrar em contato com os especialistas e enviar a documentação solicitada para que eles verifiquem se o seu caso pode resultar em uma indenização.

A Indenizei.com é referência quando se trata de resolução dos mais variados problemas de voo, como overbooking, atrasos, cancelamentos, extravio de bagagem, falta de assistência por parte da companhia aérea, entre muitos outros.

Sendo assim, solicite uma análise gratuitamente do seu caso, e não se preocupe, você só precisa pagar se ganhar a causa. Os profissionais da Indenizei cuidam de tudo de maneira prática e rápida.

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

Reunimos informações neste artigo com o intuito de te explicar quais são os seus direitos em casos de cancelamento de voo por parte da companhia aérea. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. 

Siga nossa página no Instagram e acompanhe o nosso blog para ficar sempre bem informado(a) e saber como proceder quando tiver problemas de voo.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja