Viagem em família: dicas para planejar e indicações de destinos - Indenizei Viagem em família: dicas para planejar e indicações de destinos - Indenizei

Viajar é algo enriquecedor em termos de conhecer costumes, gastronomia local, atrações e pessoas de uma cidade diferente. É uma experiência maravilhosa, ainda mais quando é uma viagem em família, na qual a aventura em algo novo é compartilhada com pessoas que amamos.

No entanto, é preciso muito planejamento e atenção a alguns pontos, visto que envolve mais pessoas e fatores distintos como faixa etária, preferências e necessidades. Existe o desafio de encontrar um ponto comum e ter uma programação bem estruturada para que tudo ocorra da melhor maneira.

Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas de viagem em família e indicações de destinos para tornar sua experiência maravilhosa e cheia de ótimas lembranças. Boa leitura.

O que você precisa para planejar uma viagem em família

Viajar sempre requer muita organização, planejamento e antecedência, o que exige atenção a vários pontos importantes. E quando se trata de uma viagem em família, essa atenção precisa ser ainda maior, já que envolve várias pessoas, idades, gostos e possibilidades. Por isso, separamos algumas dicas a seguir para tornar esse sonho ainda melhor.

Conversem antes de escolher os destinos e planejar a viagem em família

Se você deseja fazer uma viagem em família, é preciso que ela inclua a opinião e os gostos de cada um. Antes de escolher qualquer destino ou fazer o plano de viagem, a nossa principal dica de viagem é: conversem bastante antes, ouvindo a cada um e suas expectativas. 

Portanto, o ideal é que todos comentem suas ideias e depois, seja avaliado se é viável e interessante para a família como todo. Assim, fica muito mais fácil deixar a viagem em família agradável a todos e evitar atritos. 

Escolham uma hospedagem alinhada com o perfil da família

Para alguns, é importante que o hotel ou pousada tenha piscina, spa, buffet variado ou com opções para quem possui restrição alimentar, por exemplo. Para outros, é importante ter um espaço kids para levar as crianças. 

Há também aquele que prefira uma localização específica devido a uma boa experiência anterior ou por ser próximo do centro e das atrações turísticas, facilitando o deslocamento durante a viagem.

Quaisquer que sejam as preferências da sua família, elas influenciam diretamente no valor da diária, que deve ser orçada antecipadamente para que todos estejam de acordo e saibam o que esperar das acomodações e suas atrações. 

Além disso, a dica de viagem em família ou solo é: após a escolha, reservem com antecedência para garantir a vaga em um quarto alinhado com as preferências e aproveitar para adquirir com preços melhores.

Direitos que todo viajante tem e não sabe.

Comprem as passagens com antecedência

Mais adiante vamos dar dicas de destinos para você fazer sua viagem em família. Mas antes disso, imagine que vocês já conversaram e já escolheram o destino e a melhor hospedagem. Então, qual o próximo passo? 

É indicado começar já pesquisando os preços de passagens aéreas e qual voo atende melhor a necessidade e o orçamento familiar. Novamente, quem adquire esses serviços com antecedência costuma economizar e ter mais opções de escolha.

Assim como na hospedagem, você não quer perder a vaga ou pagar mais caro. Caso deixe para comprar as passagens aéreas em cima da hora, corre o risco de não ter o voo que deseja, ter que fazer várias paradas e, ainda, pagar mais por isso.

Mesmo com antecedência, é possível que o passageiro sofra algum problema de voo ou precise alterar e remarcar seu voo por algum motivo. A boa notícia é que o passageiro possui vários direitos na hora de alterar a data do voo

Caso ocorra algum problema aéreo como extravio de bagagem ou voo cancelado pela companhia aérea, por exemplo, saiba que também possui direitos garantidos. Mais adiante vamos falar sobre direitos do passageiro em caso de problemas na viagem de avião.

Façam um seguro viagem

Imprevistos são sempre indesejados e a gente não quer que nada inesperado aconteça na sua viagem em família, não é mesmo? Mas infelizmente, eles podem acontecer e embora não dê para prevê-los, é possível se precaver com um seguro viagem. 

Sendo assim, caso aconteça algo que não estava nos planos, você garante o melhor suporte, amparo financeiro e reduz o impacto de modo geral. Uma dica de viagem é ver o seguro como um investimento preventivo.

É possível orçar com diversas seguradoras e avaliar não apenas o seguro de menor custo, mas também o que cada um deles inclui, bem como os valores de cobertura em caso de uso e as regras do contrato. O seguro viagem costuma cobrir custos com saúde e traslado, por exemplo, em caso de emergência.

Quer ainda mais facilidade para planejar sua viagem de família e não esquecer de nada? Então aproveite e baixe gratuitamente esse checklist de viagem que orienta sobre o que levar e até mesmo, as medidas e peso das bagagens. 

Tenha uma viagem de sucesso com um checklist de viagem.

Escolham a programação e as atrações

Agora talvez seja a parte mais divertida de planejar uma viagem: escolher a programação com todos os roteiros e atrações. Assim como mencionamos em outras etapas anteriores, é hora de levar em conta as preferências de cada um e de comprar tudo antecipadamente.

Dessa forma, você garante diversão para todas as idades e gostos, e de quebra, quem sabe consiga alguns descontos por comprar antes e fazer um pacote. E com o que mais preciso me preocupar?

Bem, outro fator importante, é pensar nas condições climáticas. Confira algumas dicas para se organizar e não ser surpreendido(a) por uma previsão do tempo diferente do vestuário que você selecionou.

Preparem-se para mudanças do clima

Tudo bem que a maioria das pessoas costuma olhar a previsão do tempo dos dias da viagem, mas a sua programação de viagem em família precisa considerar atrações para se fazer em dias de sol e outras para dias frios e de chuva. 

Vale pesquisar como é o clima na estação no destino para ter um parâmetro. Dessa forma, você evita frustrações e a perda de tempo de ficar escolhendo na hora para onde vão. Esteja preparado(a), tenha sempre um plano B.

Arrume as malas com antecedência

São muitos itens que precisam ser lembrados para você não passar apuros e poder estar preparado para cada necessidade ou situação. Embora dê para ter uma noção prévia do clima do lugar de destino, como visto acima, é preciso se preparar para possíveis oscilações de clima como frio, calor, chuva, entre outros.

Fazendo sua mala com bastante antecedência, você consegue ter certeza de que não esqueceu de nada e, caso falte alguma coisa que você realmente precise e não tenha em casa, dá até tempo de comprar – e lavar antes, como é o caso de roupas. 

Uma ideia que pode ajudar bastante é fazer um checklist do que colocar na sua mala de viagem e ir assinalando o que já foi colocado na bagagem. Deste modo, você evita esquecer de algo importante durante a viagem em família.

Destinos recomendados para viagem em família

Confira algumas dicas de lugares incríveis para sua próxima aventura:

Caldas Novas (GO) 

Se você e sua família apreciam águas termais que estão sempre quentinhas por natureza, ou até mesmo o oposto, curtir lindas quedas d’água com água gelada, vocês certamente irão amar Caldas Novas. A cidade também conta com spas, saunas, hidromassagem e parques aquáticos, agradando também quem quer relaxar.

Alguns ótimos lugares para levar crianças em Caldas Novas e região são: 

  • diRoma Acqua Park: faz a alegria da criançada com uma infinidade de atrativos, que vão desde incríveis toboáguas, brinquedoteca, navio pirata, e agradam até os pais e familiares com piscinas maiores e o bar molhado, onde é possível pedir bebidas de dentro da água;
  • Lago Corumbá: adultos e crianças não podem deixar de visitar este belo cartão postal da cidade, onde é possível fazer um passeio de barco, ou ainda, para os mais aventureiros, praticar stand-up, andar de jet-ski e caiaque;
  • Hot Park: fica a apenas 30km da cidade e contempla 15 atrações com águas termais para aproveitar em meio à natureza.  

Gramado e Canela (RS)

Está aí um destino que encanta muita gente e atende diversas idades, com atrações para casais, crianças, famílias e até para viajar solo. Com baixas temperaturas praticamente o ano todo, Gramado e Canela ficam na Serra Gaúcha, onde você pode se aquecer com deliciosas lareiras ou aquecedores em quase todas as hospedagens e locais.

Por ser pouco agitada, Canela costuma oferecer hospedagens mais baratas para quem não se importa em se deslocar um pouquinho de carro, além de também ter atrações, restaurantes e seu charme. Você vai ver que é um ótimo destino para viagem em família.

Falando em charme, a cidade de Gramado, logo ao lado, lembra um lugar europeu. É possível visitar as ruas famosas e belas como a “Rua Torta” ou a “Rua Coberta”, comer nos seus diversos restaurantes que trazem a gastronomia gaúcha com seu famoso churrasco e costela, ou os fondues e chocolates quentes que perfumam a cidade.

Ainda sobre chocolate, é possível visitar fábricas ou o Mundo de Chocolate, que possui cenários que remetem a locais reais feitos de chocolate de verdade. Para as crianças, parques temáticos não faltam, tem a Terra Mágica Florybal, o Vale dos Dinossauros e o incrível Snowland, onde pequenos e grandes realizam o sonho de brincar na neve.

Penha e Balneário Camboriú (SC)

A apenas 120 km de Florianópolis, Penha possui 19 praias lindas para levar as crianças, curtir em casal ou em famílias grandes. A cidade é tranquila, mas oferece ótimos hotéis, bares e restaurantes, especialmente de frutos do mar, mas há também outras opções.

Outro ponto turístico é o Parque Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina. É diversão garantida para todas as idades com brinquedos, shows, praça de alimentação e uma estrutura com sanitários e outras utilidades para a família passar o dia e aproveitar ao máximo. É um bom lugar para viajar em família.

Porto de Galinhas – Ipojuca (PE)

Porto de Galinhas é sem dúvidas um paraíso brasileiro, uma das praias mais lindas do país e um dos melhores destinos da região Nordeste. E não é difícil descobrir o motivo: águas cristalinas repletas de peixes e piscinas naturais para se refrescar no clima quente da cidade de Ipojuca, em Pernambuco, que fica a apenas 50km da capital Recife.

Aproveitem para descansar na beira do mar admirando a paisagem paradisíaca, dar um mergulho nas piscinas naturais ou então passear de buggy, ou jangada. Com certeza é um lugar tranquilo ideal para viajar em família e apreciar a comida regional.

Lençóis Maranhenses (MA)

É literalmente um cenário de filme: areia branca e fininha, com piscinas naturais entre suas dunas que são formadas após as temporadas de chuvas e criam uma paisagem inigualável de águas verdes em meio ao “imenso tapete branco”. Inclusive, possui o maior parque de dunas do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Além das areias e lagos, é possível visitar as praias de Caburé e Atins, ou os Rios Preguiças e Formiga. Na região, tem a prática de kitesurf e transporte em veículos 4×4, quadriciclo ou lancha. Dá para apreciar a beleza surreal dos Lençóis Maranhenses até mesmo sobrevoando a região, não deixe de considerar esse destino para sua viagem em família.

E se houver um problema aéreo na viagem, o que fazer?

Imprevistos podem acontecer e é sempre bom saber o que fazer e a quem recorrer caso eles aconteçam. Podem ocorrer algum problema aéreo como atraso, alteração ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, impedimento de embarque e outros. 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) garante uma série de direitos ao passageiro, como reembolso integral das passagens e de outros custos com alimentação, hospedagem e transporte, dependendo da situação. Em alguns casos, é possível ainda receber uma indenização.

Conte com a Indenizei.com

Saiba que nós da Indenizei.com oferecemos todo o apoio jurídico caso você passe por algum problema de voo, e não se preocupe, deixe toda a burocracia com a gente. E você paga uma porcentagem de honorário somente se ganhar a causa! Assim, fica mais fácil reivindicar e garantir seus direitos. 

Seja compensado por seu problema de voo.

Esperamos que o conteúdo sobre planejar viagem em família tenha sido útil a você. Se desejar ter acesso a mais dicas e até mesmo conhecer os direitos do passageiro, visite nosso blog.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja