Saiba como lidar com mudança de voo sem aviso prévio - Indenizei Saiba como lidar com mudança de voo sem aviso prévio - Indenizei

Ao se planejar para realizar uma viagem, você espera que tudo ocorra bem e que você chegue ao seu destino no horário previsto para seus compromissos. Entretanto, pode acontecer da sua companhia aérea fazer uma mudança de voo sem aviso prévio.

Apesar de sabermos que imprevistos podem acontecer, imaginamos que essas situações não irão acontecer com a gente, até que elas aconteçam pela primeira vez. Isso pode causar um certo desespero, já que o nervosismo pode acabar te paralisando e te deixando sem saber como proceder nesses casos de alteração de voo.

Pensando nisso e preocupados com essa questão, elaboramos este artigo para te orientar sobre como proceder em situações que a companhia aérea fizer uma mudança de voo sem aviso prévio e também te apresentar os seus direitos como passageiro(a). Acompanhe a leitura.

As companhias aéreas podem fazer mudança de voo sem aviso prévio?

A resposta simples e direta é não. Segundo as determinações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), caso a companhia aérea precise realizar uma alteração de voo, ela deve comunicar essa mudança aos passageiros em até 72 horas antes do dia da viagem. 

Além de avisar, com no mínimo, 72 horas de antecedência sobre alterações de voo, horários ou itinerários, a empresa aérea não deverá extrapolar o limite de alteração de horário do voo, que é de até 30 minutos para viagens domésticas e de até 1 hora para voos internacionais.

Se respeitado esse tempo de antecedência para alteração de voo, as companhias aéreas não sofrem nenhum tipo de punição. Agora, caso as empresas descumpram estas regras, deverão fornecer ao viajante algumas opções, como a realocação em outra aeronave da mesma empresa ou até de outra companhia, ou reembolso integral da passagem.

Por fim, você também pode obter ainda mais informações e dicas importantes para suas viagens em nosso ebook, e assim, ficar mais preparado(a) para imprevistos em seu plano de viagem.

Como reagir diante de casos de mudança de voo sem aviso prévio?

Antes de qualquer coisa, é importante manter a calma e saber que existem formas de resolver esse problema. Primeiramente, ao descobrir que houve uma mudança de voo sem aviso prévio, tente coletar o máximo de informações e documentos que comprovem este fato, como, por exemplo:

  • O comprovante de reserva original do voo, com informações como o número do voo, a data, a hora de partida e chegada, e a porta de embarque original;
  • O comprovante de check-in, que pode ser obtido no balcão de check-in, nos totens dos aeroportos ou na página da companhia aérea;
  • Comunicado por escrito da companhia aérea sobre a mudança de voo sem aviso prévio;
  • Fotos e vídeos do painel de informações do aeroporto que comprovem as mudanças de voo;
  • Recibos e notas fiscais como prova de despesas.

Em seguida, dirija-se ao balcão de atendimento da sua companhia aérea e pergunte sobre as opções de reacomodação em um próximo voo que atenda às suas necessidades ou sobre o reembolso integral.

Lembre-se que você não é obrigado(a) a aceitar a primeira opção que a empresa te oferecer. Exija um próximo voo em data e horário que lhe sejam favoráveis ou então o ressarcimento do valor total pago pela passagem aérea.

Se você não receber um atendimento adequado ou não conseguir chegar a um acordo para resolver o seu caso, você pode fazer uma reclamação na ANAC e também no portal consumidor.gov

impedimento de embarque

Entenda quais são os seus direitos como passageiro(a)

Se ocorrer uma mudança de voo sem aviso prévio por parte da companhia aérea, saiba que você tem direitos que estão previstos em lei e que devem ser cumpridos pela empresa para amenizar a situação. Entenda abaixo com mais detalhes:

  • Se a empresa aérea fizer uma mudança de voo sem aviso prévio ou se o horário superar 30 minutos (em voos domésticos) e 1 hora (em voos internacionais), o(a) passageiro(a) deverá ser reacomodado em outro voo sem qualquer custo, em data e horário convenientes;
  • Caso o(a) passageiro(a) desista de viajar por causa da mudança de voo sem aviso prévio, deverá receber o reembolso integral pago no bilhete aéreo, conforme o método utilizado para pagamento;
  • Em casos de atraso do voo, o(a) passageiro(a) também terá direito a assistência material, onde as companhias aéreas são obrigadas a oferecer ao viajante meios de se comunicar a partir de 1 hora de atraso, alimentação a partir de 2 horas de atraso, hospedagem e translado em atrasos de 4 horas ou mais.

Por último, vale lembrar que, se por decorrência da mudança de voo sem aviso prévio você perder compromissos importantes em seu destino e/ou não tiver a devida assistência da empresa aérea, você pode ter direito a receber uma indenização para reparar os danos sofridos.

Faça valer os seus direitos com a Indenizei.com

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, existem diversas maneiras de lidar com um cenário de mudança de voo sem aviso prévio. No entanto, mesmo fazendo o planejamento da sua viagem, as coisas podem não sair como esperado, e para isso, é importante ter a quem recorrer para resolver essa situação.

Especialistas em solucionar problemas relacionados a voo, os profissionais da Indenizei.com estão à disposição para te ajudar a buscar seus direitos de forma rápida, eficiente e sem burocracia.

Fique tranquilo(a), pois o procedimento não é trabalhoso. Basta entrar em contato com os especialistas da Indenizei, fazer o envio dos documentos solicitados para que seja feita a análise do seu caso, e pronto, é só esperar o contato de volta.

Portanto, se você teve problemas com mudança de voo sem aviso prévio, teve o voo cancelado, foi impedido de embarcar por overbooking, teve sua bagagem perdida ou danificada ou outros problemas, não deixe de avaliar o seu caso gratuitamente para descobrir se você pode receber uma indenização.  

Problemas durante viagem aérea

Em resumo, abordamos neste conteúdo informações sobre como proceder em casos de mudança de voo sem aviso prévio por parte da companhia aérea, e apresentamos quais são os seus direitos como passageiro(a).

 

Em nossas redes, você sempre encontra informações atualizadas sobre viagens de avião e relações de consumo com companhias aéreas. Não deixe de acompanhar o nosso Instagram e também o nosso blog.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja