O que é Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) e como fazer para solicitá-lo? - Indenizei O que é Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) e como fazer para solicitá-lo? - Indenizei

Quando fazemos uma viagem tanto nacional quanto internacional os problemas com bagagem acabam se tornando comuns, como por exemplo, extravio, roubo ou danos na mala. Para evitar mais dor de cabeça durante o passeio, é importante solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).

O que é Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

É um documento emitido pela companhia aérea para registrar qualquer situação problemática relacionada à bagagem despachada do passageiro em viagens nacionais e internacionais. Os principais incidentes apontados no RIB são malas extraviadas ou danificadas.

O Relatório de Irregularidade de Bagagem é o principal documento comprobatório a se utilizar no momento de solicitar uma indenização para a companhia aérea em caso de malas extraviadas, por exemplo, por isso é tão importante e essencial saber como ele funciona. Acompanhe a leitura para saber tudo sobre o assunto.

extravio de bagagem

Extravio de bagagem

Saiba que em casos de extravio de bagagem, a ANAC estabelece prazos para a companhia aérea recuperar sua mala, são 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais. Caso isso não ocorra, o passageiro pode ser indenizado.

Além disso, a companhia aérea deve fazer ressarcimento por gastos emergenciais pelo período que estiver sem os seus pertences. O pagamento

dessas despesas tem que ser feito obrigatoriamente em até 7 dias, conforme os comprovantes de compra. Portanto, guarde todos os cupons fiscais que tiver.

Qual é a função do RIB?

Como foi mencionado, o Relatório de Irregularidade de Bagagem é a principal documentação para relatar o que houve com a bagagem e também serve como acompanhamento do ocorrido. Por se tratar de um documento, as informações contidas no RIB devem ser bastante precisas, dados como data, horário de voo, características da mala e tudo que contém dentro dela, serão anotados para comprovar caso ela não seja encontrada.

Como solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem?

O passageiro deve se dirigir ao guichê da companhia aérea contendo os seguintes documentos: comprovante de despacho de bagagem, documento com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.) e cartão de embarque. Lá, ele deve solicitar o RIB e o funcionário da companhia aérea irá disponibilizá-lo.

Quem deve preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem?

A partir do momento em que o passageiro solicitar o RIB, um funcionário da companhia aérea deve preencher o formulário com todos os dados informados pelo passageiro e de forma precisa, com as informações que mencionamos acima. Depois, ele deve entregar para o passageiro assinar. A assinatura é muito importante, portanto, não deixe de exigi-la. Por fim, uma cópia do relatório ficará com a companhia aérea e outra com o passageiro.

E se a companhia aérea se recusar a fazer o Relatório de Irregularidade de Bagagem?

Em alguns casos, pode ocorrer da companhia aérea se recusar a oferecer o RIB, pois os funcionários recebem a informação de maneira inesperada e informam que não há nada a ser feito. Neste caso, é importante que o passageiro exija o Relatório ao funcionário e se ele continuar negando, um boletim de ocorrência deve ser registrado em uma delegacia próxima, de preferência, dentro do aeroporto.

Além disso, é muito importante ter provas concretas do acontecimento, portanto gravações de vídeo e fotos são bastante válidas e podem ajudar no acompanhamento do processo de indenização.

Dessa forma, se por acaso acontecer de o passageiro ter perdido o documento e precise emitir uma 2º via, basta procurar algum canal de atendimento da companhia aérea e solicitá-lo.

E se mais pessoas que viajaram comigo tiverem problemas com a bagagem, apenas um RIB valerá para todas elas?

O Relatório de Irregularidade de Bagagem é um documento pessoal e intrasferível, portanto, se mais pessoas tiveram problemas com a bagagem, o RIB deve ser registrado por passageiro. Pode ser comum em famílias que viajam juntas solicitarem apenas um RIB, mas o correto seria preencher um documento para cada membro.

Por quanto tempo o Relatório de Irregularidade de Bagagem deve ser guardado?

O RIB deve ser mantido até a resolução total do problema. Caso aconteça da companhia aérea não solucionar o problema do passageiro e uma ação judicial for acionada, esse documento deve ser apresentado durante o processo, por isso é importante guardar bem e tirar cópias se for preciso.

O que fazer para evitar o extravio de bagagem?

Sabemos que o extravio de bagagem não é culpa total do passageiro, mas quando se trata de viajem, todo cuidado é pouco, por isso é importante estar em alerta e se prevenir neste caso. Aqui vão algumas dicas para evitar que sua bagagem seja extraviada:

  • Ter uma mala diferente das comuns, com cor diferente, etiqueta com nome e telefone, adesivos personalizados;
  • Tirar fotos e gravar vídeos do despacho da bagagem;
  • Conferir a etiqueta e o peso da mala;
  • Guardar o comprovante de despacho da bagagem até o fim da viagem;
  • Fechar bem, com cadeado ou senha por exemplo, a bagagem e identifica-la;
  • Utilizar GPS na mala;
  • Evitar fazer check-in muito próximo do horário de embarque;
  • Evitar voos com conexões muito rápidas;
  • Evitar conexões em companhias aéreas diferentes;
  • Evitar levar itens de valor na bagagem e despachá-la com eles, se for o caso, declare os itens valiosos.

relatorio de irregularidade de bagagem

Tudo entendido sobre como solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem?

Esperamos que este conteúdo tenha respondido às suas principais dúvidas no que diz respeito ao o Relatório de Irregularidade de Bagagem e o que fazer em casos de extravio ou bagagem danificada.

Como vimos ao longo do conteúdo, esse é um processo que pode gerar uma certa dor de cabeça, no entanto, caso o problema seja identificado com antecedência, ele pode ser resolvido com rapidez. 

 Nesse sentido, é fundamental que você entre em contato com a companhia aérea assim que identificar o extravio ou danificação na sua bagagem.

 Assim, você garante que a sua mala seja retornada com mais facilidade ou que a sua indenização seja realizada mais rapidamente.

A Indenizei.com é especializada em tratar com rapidez e praticidade assuntos relacionados à problemas com companhias aéreas. 

 Por isso, caso você tenha algum problema com bagagem extraviada, saiba que você pode ter direito à uma compensação financeira por esse problema e nós te ajudamos a lidar com essa situação sem burocracia!

 

Se você teve a bagagem extraviada ou danificada, faça uma avaliação gratuita com nosso especialista e conte com uma ajuda rápida! 

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja