Posso viajar com problemas de saúde: saiba quais são as doenças que impedem viajar de avião - Indenizei Posso viajar com problemas de saúde: saiba quais são as doenças que impedem viajar de avião - Indenizei

Confira agora quais são os principais problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião

Viajar de avião é sempre uma opção mais rápida e prática, entretanto para passageiros que possuem comorbidades, pode não ser uma opção tão boa. Mas afinal, posso viajar com problemas de saúde e quais são as  doenças que impedem viajar de avião? Neste artigo você obterá mais informações sobre. Acompanhe!

doenças que impedem viajar de aviãoQuais são os problemas de saúde que impedem viajar de avião?

Para quem sofre de algum problema de saúde como os que já vamos citar, viajar de avião pode ser uma grande preocupação, visto que a viagem aérea altera a relação do corpo de uma pessoa com o espaço, como as relações de oxigênio e altitude, por exemplo. E isso pode afetar diretamente a saúde de um passageiro, principalmente aqueles que sofrem de problemas respiratórios ou cardiovasculares. Veja os principais problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião:

Problemas respiratórios:

  • Infecções pulmonares contagiosas;
  • Bronquite crônica ou enfisema pulmonar;

Entenda: viajar com problemas de saúde não é recomendado para passageiros como as infecções pulmonares contagiosas, pois pode ocorrer agravamento dos sintomas, complicações durante e depois do voo, além do risco de disseminação da doença entre os outros passageiros. Quadros graves, instáveis ou de hospitalização recente de asma brônquica também são incapacitantes para o vôo. Além disso, passageiros com bronquite crônica e enfisema pulmonar devem buscar orientação médica especializada antes de embarcarem para que seja determinado se há necessidade de suporte de oxigênio  no deslocamento.

Problemas cardiovasculares:

É sempre importante consultar o seu médico para saber se está apto ou não para voar. No entanto, passageiros acometidos de complicações cardiovasculares como insuficiência cardíaca e taquicardia não são recomendados a voar. Já passageiros que sofreram algum acidente vascular cerebral (AVC) devem ser orientados a adiar os voos durante o período de estabilização e recuperação. Os prazos a serem observados podem ser revistos pelo médico consultado durante a complicação. 

Há outras contraindicações para problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião no site da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), que podem ser consultadas neste link.

Quais são as doenças que impedem viajar de avião?

Passageiros com doenças infectocontagiosas são os casos principais de doenças que impedem viajar de avião, visto que são doenças que colocam em risco os demais passageiros pela tendência de contagiar outras pessoas não só no embarque, quanto também no destino em que o passageiro doente irá desembarcar. Mas afinal, quais são essas doenças?

Aqui estão alguns exemplos de doenças que impedem viajar de avião:

  • Catapora;
  • Caxumba;
  • Dengue;
  • Ebola;
  • Febre amarela;
  • Hepatite A, B e E;
  • Malária;
  • Rubéola;
  • Sarampo;
  • Tuberculose;
  • Zika vírus.

 A importância da vacinação para evitar doenças que impedem viajar de avião

Existem vacinas para a maioria das doenças acima citadas e estando vacinado, o passageiro evita contrair essas doenças que impedem viajar de avião, portanto, estar com o cartão de vacinação em dia é de extrema importância para conseguir viajar. 

Alguns países exigem certas vacinas porque querem proteger a população de contrair algumas doenças ou até mesmo evitar que os turistas se contaminem com algum vírus presente naquele país, por isso a vacinação se faz tão importante.

A maioria das vacinas exigidas por determinados países são aquelas que tomamos ainda crianças, mas ainda assim é importante verificar no seu cartão e apresentá-lo quando necessário. Além disso, caso precise emitir o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), que é um documento reconhecido globalmente e serve como comprovante de que todas as vacinas necessárias para viagens internacionais estão em dia, você pode solicitá-lo no aplicativo ConecteSUS.

Confira algumas vacinas obrigatórias para doenças que impedem viajar de avião e quais países a demandam:

Febre Amarela: Grande parte dos destinos mais procurados, como Austrália e países da Europa, Ásia e África, exigem a vacinação contra a febre amarela. Os EUA não exigem a vacina da febre amarela para entrada no país, porém, se o voo tiver escala no Panamá, é necessário o comprovante desta vacina

Poliomielite: A Poliomielite é uma doença que foi erradicada do Brasil. Desde 1990, o país não registra nenhum caso novo da doença.

Nesse sentido, a recomendação do Ministério da Saúde e da Anvisa é que os brasileiros que tenham como destino países em que há surto ou endemia (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) de Poliomielite se vacinem antes de viajarem.

O ideal é que você tome sua dose com, no mínimo, 4 semanas de antecedência.

Tríplice viral: sarampo, caxumba, rubéola: A tríplice viral pode ser encontrada em posto de saúde de bairro e é indicada para viagens a países que permanecem endêmicos (Alemanha, Itália e França) para essas doenças.

Você deve tomar a sua tríplice viral a, pelo menos, 15 dias da viagem.

Difteria e tétano: Alguns países, como Haiti e Venezuela, têm registrado surto de difteria – infecção causada por bactéria que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas.

Já o tétano é uma infecção que você pode pegar ao cortar a pele e expô-la à toxina Clostridium tetani.

Ambas as doenças podem ser evitadas com a vacina Td, administrada a cada 10 anos.

Hepatite A e B: Caso você esteja planejando viajar para determinados países da Ásia, África e outras regiões do mundo em que o saneamento básico é precário, recomenda-se que as suas vacinas contra a Hepatite A e B estejam em dia.

São duas doses que você precisa tomar com o intervalo de 6 meses entre elas.

COVID-19: Apesar de essa vacina não ser mais obrigatória para entrar na maioria dos destinos internacionais, é extremamente importante que todas as suas doses (incluindo as de reforço) estejam em dia.

Formulário para passageiros casos de problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião

Quando um passageiro tem algum problema de saúde, cabe a ele informar para a companhia aérea de tais problemas, para que ela esteja ciente e lide com isso da maneira mais adequada.  Nesse sentido, uma das maneiras de informar a companhia aérea sobre problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião é por meio do Formulário de Informações para Passageiros com Necessidades Especiais (Medif – sigla em inglês), que deve ser preenchido e enviado 72h antes da viagem. Neste documento, um médico irá avaliar em até 48h, as necessidades do passageiro e decidir se ele pode ou não realizar a viagem aérea. Caso a viagem seja negada, o passageiro deve remarcar a data da viagem. 

Qual a responsabilidade da companhia aérea nesses casos?

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7565/1986), a partir do artigo 256, o transportador aéreo é responsável pelos danos causados ao passageiro durante o voo, e isso inclui a morte de um passageiro por complicações de problemas de saúde. Contudo, caso o ocorrido não tenha sido causado pela companhia aérea, ela está isenta de responsabilidade.

Assim, o artigo 256 estabelece que a companhia aérea é responsável pelos danos causados durante o transporte nos seguintes cenários:

I – em casos de morte ou lesão de passageiro, resultantes de acidentes durante o contrato de transporte aéreo, seja a bordo da aeronave ou durante as operações de embarque e desembarque;

II – por atrasos no transporte aéreo contratado.

 doenças que impedem viajar de aviãoConheça a Indenizei e saiba como ela pode te ajudar com problemas de voo:

A Indenizei é uma empresa de tecnologia que trabalha para que a justiça seja feita aos passageiros e, para isso, fazemos uma parceria com advogados a fim de conectar ainda mais os passageiros aos seus direitos enquanto consumidores. Tudo é feito de maneira muito rápida e transparente. 

Logo, se você  percebeu que foi desamparado pela companhia aérea e ela não respeitou seus direitos, acarretando em problemas como:

Conte conosco para auxiliá-lo a conseguir uma indenização de forma rápida e sem burocracia. Faça uma avaliação gratuita do seu caso e  busque seus direitos conosco! 

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor a respeito dos  problemas de saúde e doenças que impedem viajar de avião.

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos dos passageiros e também algumas dicas de viagem.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja