Teve problemas com overbooking? Saiba o que fazer nesse caso! - Indenizei Teve problemas com overbooking? Saiba o que fazer nesse caso! - Indenizei

Sua reserva foi cancelada por overbooking e não vai conseguir viajar? Esse artigo vai te explicar o que fazer caso isso aconteça.

 Você sabia que muitas vezes as empresas aéreas vendem passagens além da quantidade máxima de assentos por voo? Isso mesmo, na hora da decolagem o sistema entra em overbooking e o passageiro descobre que já tem alguém no seu lugar.

O termo apesar de ser usado na maioria das vezes em inglês é também chamado de preterição de voo, no Brasil. Quando o overbooking acontece a companhia aérea pergunta aos passageiros se alguém quer desistir de forma voluntária ganhando voucher ou algum tipo de bonificação, além da realocação em outro voo. Em muitos casos os passageiros que não tem urgência aceitam a proposta para ganhar o benefício com pouco prejuízo.

Muitas pessoas não leem os termos e condições na hora de fazer uma reserva, mas no mesmo consta que em caso de overbooking o passageiro pode ter o voo perdido. Ou seja, caso todos os passageiros não queiram mudar o voo a companhia aérea pode negar o embarque, decidindo através de sorteio ou ordem de chegada. 

Quando acontece o overbooking?

Esse termo é utilizado no mundo inteiro por companhias aéreas, hotéis, salões, etc. Existem vários motivos para uma companhia aérea sofrer overbooking, como por exemplo:

  • Prevenção: Como existe uma taxa muito alta de No-Show (quando o passageiro não comparece no voo) muitas companhias aéreas vendem passagens a mais do que caberia em um voo para garantir mais lucro caso algum passageiro não compareça.
  • Realocação: Quando um voo é cancelado o sistema direciona o passageiro para o próximo voo da companhia. Por vezes essa realocação funciona em voos lotados, o que acarreta em mais um aborrecimento para o cliente.
  • Mudança de aeronave: Quando uma aeronave tem algum problema a companhia aérea tem que mudar a aeronave por motivos de segurança. Se o avião for menor do que o decidido anteriormente os assentos serão em menor quantidade, o que resulta em overbooking.
  • No show na ida: Quando o passageiro compra um voo de ida e volta em uma companhia aérea e não comparece na ida o próprio sistema detecta a volta como cancelada e o passageiro não consegue voar. O ideal é ligar para a empresa e descobrir se seu voo ainda está disponível após um no-show.

Problemas durante viagem aérea

Como evitar o overbooking?

Sabemos que o overbooking é quase sempre um imprevisto, mas algumas atitudes facilitam para que você não seja escolhido em uma realocação. Apesar de estar acompanhada de um voucher, a mudança de data ou horário pode prejudicar o passageiro em algum compromisso.

Os programas de fidelização que cada companhia aérea possui é a melhor saída para evitar um overbooking, pois eles dão preferência de assento e várias outras comodidades a quem participa.

Outra dica é realizar o check in com antecedência, quanto antes você informar que estará no voo, maior a chance de não colocarem alguém no seu lugar.

Chegue o mais cedo possível no aeroporto e esteja alerta para ir rapidamente para a fila. Em caso de overbooking as companhias aéreas costumam deixar para trás as últimas pessoas a embarcar ou realizar o check-in.

Quais são meus direitos?

Caso ocorra o overbooking a companhia aérea precisa escolher algumas pessoas para aguardar um próximo voo e nesse caso pode ser de forma voluntária ou não. A empresa normalmente oferece voucher, milhas, pontos ou algum benefício, mas caso nada for oferecido o passageiro deve solicitar.

O problema maior está quando acontece a negação de embarque e o passageiro recebe essa notícia de forma involuntária. A companhia tem obrigação de devolver o reembolso integral e está sujeita a processo por danos morais.

Se houver a reacomodação o passageiro tem direito a assistência material durante a espera. A assistência é oferecida de acordo com o tempo esperado, sendo: 

  • 1 hora – Comunicação: Internet e telefonemas.
  • 2 horas – Alimentação: Comida, bebida, voucher.
  • 4 horas – Acomodação, hospedagem e transporte se o passageiro não estiver no local de seu domicílio. Se estiver na cidade em que reside o cliente ganha somente o transporte para a sua moradia.

O que fazer se a companhia aérea não solucionar meu overbooking?

Quando acontece o overbooking e a companhia aérea não sugere uma opção que resolva uma necessidade imediata, o passageiro certamente se sente lesado. Isso trás muita frustração e por vezes muitas pessoas deixam de correr atrás do que é seu por direito para evitar mais burocracia.

A primeira coisa a se fazer é contatar a equipe da própria companhia aérea que está no aeroporto para procurar solucionar o problema. Em alguns casos não existem formas de amenizar a situação e só o que resta é lamentar e aceitar as instruções dadas. 

Caso se sinta aborrecido e queira fazer algo a respeito procure profissionais especializados que possam analisar a sua situação para descobrir como agir.  

Você sabia que existem algumas empresas que trabalham única e exclusivamente para resolver problemas de voo? A indenizei.com pensando em seus clientes criou um sistema diferenciado para amenizar o estresse dessas situações resolvendo tudo e cobrando somente se o passageiro ganhar a causa. 

Todo o processo é feito de forma ágil, sem burocracia, solícita e sem perder a conexão com o cliente. Se inscreva gratuitamente e imediatamente entraremos em contato com você. É prático, completamente online, rápido e seguro! Precisaremos de alguns documentos do caso para fazer a análise e após aprovação o seu processo será distribuído para verificação detalhada em até 24 horas.

Atenção: Lembre-se de guardar todos os documentos e provas possíveis para te ajudar no processo.

Pagamento somente após o êxito do processo

Só pague se ganhar! Isso mesmo, não se preocupe com orçamentos, nós arcamos com toda a burocracia do processo e no menor tempo possível para assegurar seu conforto e selar a confiança na Indenizar.com.

No final do processo descontamos apenas 30% da indenização recebida a título de honorários.

Sem burocracia

Prático e descomplicado, deixe profissionais resolverem sem se preocupar com papelada.

Sem demora

Equipe ágil e solícita preparada para resolver seu caso e tirar qualquer dúvida.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja