Passo a passo para planejar uma viagem do zero - Indenizei Passo a passo para planejar uma viagem do zero - Indenizei

Planejar uma viagem não precisa ser um bicho de sete cabeças. Se organizando e prestando atenção nos detalhes essenciais, você pode se preparar para aventuras pelo mundo à fora.

Aliás, a vontade de viajar falou mais alto e agora você só consegue pensar nisso? Vamos ajudá-lo na programação e organização para realizar esta viagem tão desejada. 

De acordo com o portal UOL, duas a cada dez famílias brasileiras viajam por ano. Se você estiver querendo participar desta estatística, continue lendo este artigo, pois iremos ensiná-lo a planejar uma viagem do zero, assim como elaborar um roteiro de viagem para o seu destino ideal.

Quais são as etapas de planejar uma viagem?

Inicialmente é importante ter em mente o propósito da sua viagem. Depois de conseguir entender qual é o propósito, vem o momento de escolher seu destino e a duração da viagem.

Após isso, é chegado o momento de encontrar uma hospedagem que o acomode bem e supra suas necessidades. 

Visto isso, é interessante que seja elaborado um roteiro de viagem para guiá-lo, assim como um orçamento com todas as despesas previstas para que não hajam gastos excessivos.

Lembre-se de comprar as passagens aéreas com antecedência, até mesmo para tentar garantir alguma promoção. Vamos ver cada um desses passos para planejar uma viagem detalhadamente?

7 passos para planejar uma viagem do zero

Confira a seguir, 7 passos que vão guiar você a planejar da melhor forma suas próximas viagens.

1. Defina o propósito da sua viagem

Será uma viagem a trabalho, para visitar familiares, amigos ou parentes, ou será uma viagem de lazer e descanso?

Cada uma dessas possibilidades tem um propósito, destino e custo completamente diferente, mas é a partir do propósito que conseguimos delimitar como será a viagem e por qual caminho seguir.

Então a primeira coisa a ser definida por você é o propósito da viagem, quanto mais detalhado ele for, mais fácil para organizá-la.

2. Escolha o destino e a duração da viagem

O segundo passo para planejar uma viagem é uma sequência natural após a definição do propósito. Aqui é necessário saber para onde e por quanto tempo sua viagem irá durar. 

Se seu propósito for visitar algum parente ou amigo, ou uma viagem a trabalho, o destino não será algo a ser pensado, mas é importante ficar atento à duração da viagem.

No entanto, caso seja uma viagem de lazer e/ou descanso, os dois fatores precisam ser considerados ao se planejar uma viagem. Pesquise as cidades preferidas, como é o clima, olhe a previsão do tempo, prestando atenção nos detalhes.

Com relação ao tempo, tente se programar para conseguir fazer tudo que deseja. Planejamento é a palavra-chave para esse momento!

3. Encontre uma hospedagem 

Após definir seu destino e a duração de sua viagem, chegou o momento de definir sua hospedagem.

Aqui é necessário ater-se às suas necessidades, como: quantos quartos são necessários, precisa ter piscina, pode ser um local simples, necessário café da manhã, local que aceite animais, local que tenha parquinho infantil?

Procure também por locais que tenham acesso fácil ao transporte público ou que seja próximo aos pontos que você pretende visitar durante sua viagem.

Tendo essas respostas você conseguirá procurar por hospedagens que atendam exatamente as suas expectativas e melhor, ao seu bolso. 

4. Monte um roteiro de viagem para te guiar 

Essa talvez seja uma das partes mais prazerosas de planejar uma viagem. Este é o momento no qual você é capaz de se imaginar aproveitando e realizando todo o propósito da sua viagem. 

Pesquise locais que gostaria de conhecer e faça uma lista. Depois distribua esses passeios ao longo dos dias da viagem para que você não fique sobrecarregado. Lembre-se: a intenção aqui é que você se divirta!

5. Faça um orçamento com todas as despesas previstas

Se montar o roteiro é a parte mais prazerosa de planejar uma viagem, talvez essa seja a menos prazerosa. Porém, é uma das mais importantes, afinal, só é possível realizar uma viagem se o orçamento for possível para você. 

Faça o cálculo do roteiro de viagem, da passagem aérea de ida e volta, da hospedagem, possíveis gastos extras e adicione também uma reserva de emergência para imprevistos que possam acontecer. 

A partir daí use o total como o orçamento necessário para a realização dessa viagem.

6. Compre as passagens aéreas com antecedência 

Ao comprar as passagens aéreas com antecedência, além de garantir sua data de ida e volta, você também pode economizar e até mesmo conseguir algum desconto por meio de alguma promoção disponível. 

7. O dia da viagem está chegando, e agora? 

Oba! Significa que deu tudo certo até aqui, mas ainda temos que ter algumas preocupações. Lembre-se de separar todos os documentos que precisa levar! Dica importante: lembre-se que viagens internacionais exigem mais documentos, não esqueça de conferir essas condições. 

Além disso, é bom se adiantar e preparar as malas com antecedência, considerando a previsão do tempo, o clima do local e até mesmo a altitude, pois esses fatores influenciam nos itens da bagagem. 

Atente-se ao peso e tamanho ideais da mala, se é necessário pagar pela bagagem e documentos necessários para viagens domésticas ou internacionais.

Aproveite para conferir nosso e-book gratuito de dicas importantes para viagem.

Se acontecer algum problema de voo, conte com a Indenizei.com

Vivenciou algum problema na sua última viagem ou está tendo algum transtorno? Com a Indenizei.com você descobre se tem direito à indenização.

Somos especializados em soluções de problemas com companhias aéreas e agências de viagens. Entre os problemas que tratamos, estão:

  • Taxas abusivas;
  • Atraso de voo;
  • Cancelamento de voo;
  • Impedimento no embarque;
  • Overbooking;
  • Bagagem extraviada;
  • Entre outros.

Se você passou por alguma dessas situações em uma viagem, faça uma avaliação gratuita do caso com nosso especialista.

Seja compensado por seu problema de voo.

No blog da Indenizei.com você encontra mais conteúdos sobre como planejar uma viagem e também sobre seus direitos como consumidor. Confira!

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja