Viagem com pet: tudo que você precisa saber para viajar com seu animal de estimação - Indenizei Viagem com pet: tudo que você precisa saber para viajar com seu animal de estimação - Indenizei

Quem nunca se deparou com o pet lhe observando, com aqueles olhinhos encharcados, enquanto arrumava as malas para viajar?

Isso mesmo, para algumas pessoas os pets fazem parte da família e são inseparáveis a ponto de levá-los juntos em uma viagem, o que é totalmente compreensível, pois são animais muito fiéis aos humanos e também servem como uma ótima companhia.

Se você faz parte do grupo que adora uma viagem com pet, deve estar se perguntando, o que fazer para ter uma viagem tranquila e segura com seu animal de estimação, evitando possíveis problemas como o extravio do animal, por exemplo. 

Não se preocupe que esse artigo é para você. Confira as principais dicas para ter um bom passeio com seu animalzinho e quais são as regras para viagem com pet.

Além disso, descubra o que fazer em casos de animais extraviados e entenda como a Indenizei.com pode te ajudar a recuperar seu bichinho, fazendo com que você receba uma compensação por isso. Aproveite e confira nosso checklist para não esquecer nada e garantir de uma viagem de sucesso!

viagem com pet-checklist

Quais são as regras para viagem com pet?

Se você pretende fazer uma viagem com pet é importante saber quais as regras impostas pela companhia, uma vez que cada uma possui suas limitações e algumas empresas não permitem o transporte do animal na cabine ou possuem restrições para o transporte no porão do avião.

Primeiramente, você deve solicitar o serviço de viagem com pet na companhia aérea a qual irá viajar e conferir as regras dela. Lembrando que algumas raças de cães não podem ser transportadas, por isso é sempre bom conferir todos os requisitos da companhia. 

Em seguida, uma taxa para o transporte do animal será cobrada. Os valores podem variar de acordo com o peso do animal, sendo que aqueles de até 8kg podem ser transportados na cabine de passageiros, juntamente com seu tutor. Já os animais de peso superior a 8kg devem ser transportados no porão da aeronave, assim como as bagagens, havendo o limite máximo de peso de até 75 kg. Mas atenção, novamente essa medida pode variar em cada companhia, como por exemplo a Azul que permite 10kg considerando o peso do container. Saiba mais aqui.

Em terceiro lugar, você deve providenciar uma caixa transportadora para o animal (kennel), pois ele não pode viajar solto. 

Regras para viagem com pet em voos nacionais:

Confira a lista de documentos a serem apresentados para viagens com pet em território nacional:

  • Carteira de vacinação atualizada do animal;
  • Certificado de vacinação antirrábica, caso o animal possua mais de 3 meses de idade (a vacina deve ter sido aplicada entre 30 dias e 1 ano antes da data de embarque);
  • Atestado assinado por veterinário (certificado veterinário), que comprova a boa condição de saúde do animal, emitido em, no máximo, 10 dias;
  • Formulário de responsabilidade pelo transporte do pet, (preenchido na hora do embarque).
  • Algumas cidades, requerem documentos específicos, por isso confira as regras antecipadamente. 

Regras para viagem com pet em voos internacionais:

Se sua intenção é viajar com seu animal para outro país, é preciso analisar as regras solicitadas no país de destino. Elas podem ser consultadas no site de algumas companhias aéreas que oferecem esses dados ou pelo próprio consulado do país. Além disso, em viagens internacionais, duas vias dos documentos são solicitadas, já que uma delas será anexada na caixa transportadora. Alguns requisitos são parecidos com as regras brasileiras, confira:

  • Carteira de vacinação;
  • Certificado de vacinação antirrábica;
  • Atestado sanitário;
  • Laudo de sorologia;
  • Certificado zoosanitário internacional, (emitido pela ANVISA, nos casos de origem brasileira, ou pelo serviço sanitário oficial do país de procedência do animal).

Principais dicas para uma boa viagem com pet

Apesar da burocracia com a documentação, é muito importante se atentar ao bem estar do seu bichinho e, pensando nisso, separamos as principais dicas para ter uma boa viagem com pet

Antes da viagem

Adaptação do animal com a caixa transportadora: durante a viagem seja ela nacional ou internacional, o animalzinho passará um bom tempo dentro da caixa transportadora e se ele não estiver acostumado com isso, será uma experiência ruim e traumatizante. Portanto, semanas antes do embarque, faça com que seu pet se habitue ao ambiente do kennel. Uma dica é oferecer petiscos e dar sua refeição dentro da caixa, até que ele se acostume com ela.

Higienização da caixa transportadora: Para evitar o mal-estar do animal e dos passageiros é importante que a caixinha dele esteja limpa e esterelizada, portanto faça a higienização antes do embarque.

Coloque identificação no animal: Para evitar que seu pet seja perdido ou fique difícil de identificá-lo, coloque identificações na coleira e no kennel. A dica é colocar uma etiqueta com seu nome, o nome do pet e o telefone para contato.

No dia da viagem:

Chegue ao aeroporto com antecedência: ao chegar com algumas horas de antecedência você poderá fazer tanto o seu check-in quanto o de seu pet, além disso, o animal poderá se acostumar com o ambiente do aeroporto e, por falar nisso

alimente o pet algumas horas antes do embarque, para evitar possíveis enjoos é importante que o animal esteja alimentado cerca de 2 ou 3 horas antes do embarque, ofereça água, passeie com ele e o incentive a urinar e defecar antes da viagem.

Tendo essas dicas em mente, esperamos que a sua viagem com pet seja muito proveitosa. Lembre-se sempre de conferir as regras e de levar toda a documentação, assim a viagem com seu bichinho será um sucesso. Entretanto, alguns imprevistos podem acontecer.

viagem com pet extravio de bagagem

Imprevistos na viagem com pet: animal extraviado

Houve problemas na viagem? Algo saiu fora do esperado? Infelizmente ocorrem casos em que o animal é extraviado e a viagem com pet que era para ser proveitosa acaba se tornando um pesadelo, mas não se preocupe que a Indenizei.com está aqui para te ajudar. 

Infelizmente, o extravio de bagagens acontece com uma certa frequência nas companhias aéreas, o que garante diversos direitos previstos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Mas e quando não se trata de uma bagagem, e sim de um animal extraviado?

Nestes casos de viagem com pet com extravio, além de manter o passageiro informado pelas providências tomadas e localização do animal, pode caber uma indenização por danos morais devido aos transtornos, prejuízos e traumas causados ao animal e seu dono. 

Este foi o caso de uma cliente da Indenizei.com, que teve seu animal extraviado pela companhia aérea em uma viagem internacional. O animal foi encontrado apenas 30 horas depois do desembarque, assustado, com dores, apático e com dificuldade para se alimentar. 

Não bastasse isso, ele foi entregue em uma sacola, pois sua caixa de transporte havia sido destruída. Sem dúvidas, esta foi uma situação de estresse e, desgaste físico e emocional para ambos, tanto para a dona quanto para o seu animal. 

Além disso, houve despesas financeiras para a passageira, que teve que arcar com os custos de uma consulta com veterinário e o tratamento do animal, após os danos causados pela companhia aérea.

Mediante os fatos, a Indenizei junto com a sua parceira comercial Drª Izabela Mendes, conseguiu uma indenização de R$20 mil para a sua cliente, de modo a amenizar seu prejuízo, transtorno e sofrimento. 

Por isso é fundamental buscar seus direitos, mas infelizmente muitas pessoas têm a ideia equivocada de que é um processo difícil ou demorado, considerando o caso como perdido. Mas é uma percepção errada.

Para mudar este cenário, existe a Indenizei.com, uma empresa especializada em ajudar passageiros com problemas aéreos a garantir seus direitos de forma rápida e sem burocracia. 

Se você já teve seu animal extraviado ou algum problema de voo, faça uma avaliação gratuita e descubra se o seu caso é válido para indenização.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja