Como cancelar passagem aérea GOL: regras, direitos do consumidor e passo a passo para o processo - Indenizei Como cancelar passagem aérea GOL: regras, direitos do consumidor e passo a passo para o processo - Indenizei

Você planejou todo o roteiro da viagem, escolheu o local de hospedagem, definiu a data e o horário, pesquisou as melhores companhias aéreas e comprou a passagem aérea.  No entanto, apesar do planejamento para realizar uma boa viagem de descanso e lazer, aconteceu um imprevisto e agora, é preciso fazer o cancelamento de passagem aérea.

Nesse sentido, é comum surgirem muitas dúvidas sobre as regras, direitos do consumidor e o passo a passo do processo visto que cada companhia aérea possui diretrizes específicas. Portanto, se você pretendia viajar, mas não vai poder e precisa de informações de como cancelar sua passagem aérea da Gol, não deixe de conferir esse artigo. Nós esclarecemos todo o processo para tirar suas dúvidas.

Em quais situações posso solicitar o cancelamento de passagem aérea?

O cancelamento pode ser requisitado em qualquer momento, mas é importante consultar as regras da companhia aérea. Normalmente, as condições de cancelamento como o percentual de reembolso do valor pago na passagem, o tempo de antecedência e possíveis taxas são informadas no regulamento.

Vale ressaltar que o passageiro tem direito ao cancelamento de passagem aérea, porém o reembolso pode ser parcial ou integral, dependendo da situação de cada caso e da empresa. 

Por isso, é fundamental estar ciente das políticas da companhia aérea escolhida antes mesmo de comprar a passagem. A seguir, conheça as condições de cancelamento de passagem aérea para as principais situações.

Arrependimento ou desistência

Você comprou uma passagem utilizando o site ou telefone, logo possui direito ao cancelamento por motivo de arrependimento em até 7 dias, após o pagamento. Além disso, o reembolso deve ser o valor integral pago na passagem de avião e não existe nenhum custo para o cliente.

Por outro lado, na compra feita de modo presencial, o reembolso total da passagem aérea acontece apenas nos casos em que a desistência é solicitada em até 24 horas, após o recebimento do pagamento.

Neste último caso, a Agência Nacional de Aviação (ANAC) afirma que o direito de reembolso integral ocorre quando há um período mínimo de 7 dias até o momento da viagem. 

Casos especiais

Existem situações que impossibilitam o passageiro de solicitar o cancelamento de passagem aérea e, muitas vezes isso acabava fazendo com que ele pagasse multas e taxas abusivas. 

Por isso, em casos de falecimento de um familiar, acidente ou problemas de saúde, o novo Código Civil define que a empresa pode cobrar uma taxa de 5 a 10% do valor da passagem de avião, caso o passageiro informe o episódio previamente ao voo.

Casos não cobertos pelas leis da ANAC

As situações de cancelamento de passagem aérea que não são abrangidas pelas novas leis da ANAC são orientadas pelo Código de Defesa do Consumidor, considerando também as políticas internas da companhia aérea.

Dessa forma, podem ser cobradas multas e taxas pelo cancelamento de passagem aérea ou remarcação da viagem para uma nova data, mas elas não podem ser superiores ao valor pago na passagem.

Logo, se a empresa cobrar taxas e multas acima do valor da passagem, pode ser cabível de iniciar uma ação judicial para garantir que seus direitos, como consumidor, sejam respeitados. Essa é a sua situação no momento? Nós avaliamos o seu caso, sem nenhum custo.

Como cancelar passagem aérea GOL?

Para cancelar a passagem aérea com a Gol Linhas Aéreas, o passageiro deve entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento oficiais.

O procedimento de como cancelar a passagem aérea Gol pode ser feito de modo prático e sem tempo de espera, basta acessar o site, fazer login e abrir a solicitação de cancelamento.

Além disso, também é possível fazer o cancelamento de passagem aérea pela Central de Relacionamento com o Cliente. É só ligar 0300 115 2121 e, comunicar o desejo e motivo de cancelar a passagem aérea Gol.

Cancelamento com pedido de crédito do valor

Tanto em voos nacionais quanto internacionais, se o consumidor adquiriu a passagem aérea entre 19 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2021, o cliente têm a taxa de cancelamento isenta e o crédito fica disponível por 18 meses para utilizar em outra viagem, a partir da data de solicitação. 

Entretanto, caso a passagem seja comprada na Gol a partir de 01 de janeiro de 2022, é cobrada uma taxa de cancelamento e o restante do valor é disponibilizado como crédito para uso futuro por 12 meses, após a data de compra.

Todavia, essas diferenças de condições por causa do período de compra da passagem aérea é devido à flexibilização das regras da ANAC no auge da pandemia da Covid-19. No entanto, essas regras não foram renovadas para 2022.

Cancelamento com pedido de reembolso

Quando o cancelamento de passagem aérea adquirida durante o período de 19 de março de 2020 à 31 de dezembro de 2021, o cliente possui isenção da taxa e se tem direito a reembolso que acontece em até 12 meses, começando a contar da data do voo. 

No entanto, se a passagem foi comprada a partir de 2022, a Gol poderá cobrar uma taxa de cancelamento e se o cliente tiver direito ao reembolso, o valor restante será transferido em até 7 dias a partir da data da solicitação

Qual o valor de reembolso quando há cancelamento de passagem aérea na Gol?

Na Gol, uma das principais empresas aéreas do nosso país, as condições de reembolso da passagem variam conforme a categoria de viagem. Elas são quatro: Promo, Light, Plus e Max.

Confira os valores de reembolso para voos nacionais:

  • Promo e Light não permitem reembolso; 
  • Plus possui 40% do valor devolvido na moeda real;
  • Max tem 95% do valor reembolsado em reais.

Enquanto, em voos internacionais o reembolso é o seguinte:

  • Promo e Light não possuem valores reembolsáveis;
  • Plus concede 40% do valor em reais;
  • Premium Economy garante 95% do valor em reais.

Lembrando que essas condições e valores podem ser alterados pela companhia aérea Gol, então é importante entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais, como o SAC, o site e a loja física.

A Indenizei.com soluciona seus problemas de voo

Você está enfrentando dificuldades para realizar o cancelamento de passagem aérea? Saiba que nós da Indenizei.com estamos de prontidão para lutar pelos seus direitos de consumidor.

Portanto, pode contar com o apoio da nossa equipe de especialistas para avaliar o seu caso gratuitamente e garantir que seus direitos sejam respeitados.

Logo, caso sua demanda seja válida e viável, abrimos uma ação judicial. Você deve estar pensando: quanto esse serviço irá custar? Cobramos 30% de honorários, se o processo tiver êxito, ou você recebe uma compensação de R$ 1.500,00 em até 72 horas pelo seu problema de voo. 

Ficou interessado(a) em nosso serviço? Dê início à resolução da sua situação de  cancelamento de passagem aérea ou outro seu problema de voo. Não precisa se preocupar, nós cuidamos de todo o processo para você.

 

Como cancelar passagem aérea GOL

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja