Bagagem perdida ou danificada durante viagens: saiba como recuperar seus pertences e evitar perdas financeiras - Indenizei Bagagem perdida ou danificada durante viagens: saiba como recuperar seus pertences e evitar perdas financeiras - Indenizei

Ao realizar uma viagem, seja a lazer ou a trabalho, um dos itens indispensáveis é a bagagem para carregar os pertences até o seu destino. No entanto, mesmo tomando os cuidados básicos, pode acontecer de você ter a bagagem perdida ou danificada durante o processo de despacho.

Tendo isso em mente, é fundamental saber como agir nesses casos de extravio de bagagem ou bagagem danificada, de modo a evitar a perda de pertences e não sofrer com prejuízos decorrentes desse incidente.

Portanto, continue a leitura desse artigo, pois nosso intuito é te deixar bem informado(a) sobre como proceder ao ter a sua bagagem perdida ou avariada nos aeroportos durante uma viagem.

Tive a bagagem perdida no aeroporto: o que devo fazer?

Se ao chegar ao seu destino, você perceber que houve um extravio de bagagem ou que teve sua bagagem danificada, dirija-se ao guichê de atendimento da sua companhia aérea e informe o ocorrido. 

Será disponibilizado para você um documento chamado de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Esse formulário é emitido pelas companhias aéreas para registrar ocorrências relacionadas a bagagens despachadas pelos passageiros. 

O RIB contém informações importantes sobre a bagagem, como a descrição do que havia dentro dela, a data e o local do incidente, além de um número de referência para acompanhamento da reclamação.

Assim sendo, vale ressaltar que é importante que o(a) passageiro(a) mantenha uma cópia do RIB para acompanhar o processo de localização ou ressarcimento da sua bagagem perdida.

Em caso de extravio de bagagem conte com a Indenizei.com.

Qual o prazo para resolução dos problemas de bagagem perdida e bagagem danificada?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas têm um prazo de até 7 dias para localizar e devolver uma bagagem perdida em voos domésticos, e 21 dias em voos internacionais, contados a partir da data do registro da ocorrência.

No caso de bagagem danificada, a empresa tem o mesmo prazo para resolver a situação, seja fazendo o reparo do dano ou realizando a substituição da bagagem avariada por uma equivalente.

Existe ainda um terceiro caso que é o da bagagem violada, que também pode gerar grandes transtornos para os passageiros, principalmente se tiver acontecido o furto de algum item da mala.

Em todos esses casos mencionados, se a companhia aérea não solucionar os problemas dentro do período estabelecido em lei, você poderá ter direito a indenização por danos morais e/ou materiais.

Confira dicas que podem te ajudar muito em suas viagens

Como visto nos tópicos anteriores, o extravio de bagagem é um imprevisto que pode atrapalhar o seu plano de viagem e causar muitas dores de cabeça. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de viagem que podem te ajudar em situações como essa. Anota aí:

  • Faça um checklist de viagem para que você não se esqueça de nenhum item ou documento importante;
  • Analise minuciosamente o estado de conservação da sua bagagem antes de despachá-la. Esse processo é importante para comprovar eventuais danos que possam acontecer no aeroporto. Tire fotos e faça vídeos da mala e de seus pertences;
  • Identifique bem a sua bagagem, colocando etiquetas por fora e por dentro com seu nome e telefone de contato. Adesivos também podem ajudar a reconhecer mais facilmente a sua mala, caso aconteça de você ter a bagagem perdida;
  • Retire etiquetas de voos anteriores para evitar confusões e ajudar a garantir que a sua mala chegue ao destino correto;
  • Proteja a sua mala com algum tipo de capa, plástico filme ou papel bolha e também utilize um cadeado resistente no zíper para evitar a violação da bagagem;
  • Evite despachar sua mala com pertences de valor, dê preferência a levá-los na bagagem de mão. Se ainda assim a sua única opção for despachar, não se esqueça de tirar fotos e fazer vídeos de tudo que está levando na bagagem;
  • Certifique-se de que não está levando nenhum item proibido, como objetos cortantes, líquidos acima dos limites permitidos ou substâncias perigosas;
  • Por fim, chegue ao aeroporto com antecedência de 2 horas se o voo for nacional ou com 3 horas se for internacional. Assim, você evita imprevistos e tem tempo suficiente para despachar a bagagem e passar pelos procedimentos de segurança com calma.

Chegou ao seu destino e constatou que teve a bagagem perdida? Conte com o auxílio da Indenizei

Mesmo seguindo todas essas dicas e tomando as precauções necessárias, infelizmente ainda pode acontecer de você ter a bagagem perdida, danificada ou violada. Entretanto, neste ponto, você está bem mais preparado(a) para lidar com essas ocorrências e não precisar arcar com eventuais prejuízos.

Se você passar por esse tipo de situação e não receber a devida assistência da empresa aérea, é necessário buscar os seus direitos. Para isso, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas nesse ramo, como a Indenizei.

A Indenizei.com tem um time de advogados especialistas em resolver os mais diversos problemas de voo, como este da bagagem perdida ou danificada, atraso ou cancelamento de voo, negativa de embarque por overbooking, entre outras situações.

O melhor de tudo, é que esse é um procedimento sem burocracia, sem demora e você ainda só precisa pagar se ganhar a causa. Portanto, se você teve a sua bagagem perdida ou outro tipo de problema relacionado a voos de avião, converse com um dos especialistas da Indenizei e descubra se pode receber uma indenização.

Após realizar o seu cadastro, os advogados da Indenizei entrarão em contato por Whatsapp. Seu caso será avaliado detalhadamente e você não precisará se preocupar com nenhuma burocracia. Seu processo será distribuído em até 24 horas, caso aprovado.

Cancelamento de voo

 

Fazendo uma síntese, trouxemos neste artigo informações sobre como lidar com situações em que você teve a bagagem perdida, danificada ou violada nos aeroportos, e dicas de como comprovar esses fatos e buscar por uma indenização, quando for o caso.

Sempre disponibilizamos em nossas redes informações atualizadas sobre viagens de avião e direitos dos consumidores em relação às companhias aéreas. Acesse o nosso Instagram e o nosso blog e fique sempre preparado(a) para viajar com tranquilidade e segurança.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja