Voo Internacional com atraso: direitos do consumidor (passageiro) - Indenizei Voo Internacional com atraso: direitos do consumidor (passageiro) - Indenizei

Mesmo que um passageiro planeje e organize sua viagem com todo cuidado, existem algumas coisas que fogem do controle de qualquer viajante, entre essas contrariedades está o risco do voo internacional com atraso.

Afinal, um atraso no voo pode interferir com toda programação de uma viagem como, por exemplo, reservas, roteiros ou até mesmo reuniões e compromissos profissionais, o que pode causar muito problema e dor de cabeça para o passageiro.

Portanto, a melhor maneira de lidar com essa situação é conhecendo todos os seus direitos como consumidor, desta forma, você saberá exatamente o que fazer caso isso aconteça. Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler este artigo!

O que estipula a lei sobre voo internacional com atraso? 

Os direitos dos passageiros é um dos  temas que pode gerar muitas dúvidas, visto que cada país tem as suas próprias leis e normas em casos de atrasos nos voos. 

Apesar de ter os direitos regulamentados desde 1999 pelo acordo assinado na Convenção de Montreal, os passageiros de voos internacionais precisam estar atentos, pois ainda existem algumas questões que variam de um país para outro. 

Por esse motivo, é essencial que você pesquise antes de comprar as passagens aéreas quais são as normas e regras da companhia que você escolheu para realizar sua viagem. 

Voo internacional com atraso: o que as companhias aéreas devem oferecer para os passageiros? 

Geralmente, o passageiro impedido de viajar devido a atraso em seus voos tem o direito a receber assistência material gratuita por parte das empresas aéreas. 

Ou seja, as próprias companhias devem providenciar comunicação, alimentação ou hospedagem, dependendo do tempo que o passageiro terá que esperar até o próximo voo. 

Para você ficar ainda mais por dentro do assunto, conheça a seguir as assistências que cada país/continente deve oferecer para seus clientes:

Regras para voo atrasado no Brasil 

No Brasil, as normas sobre atrasos em voos são ditadas e fiscalizadas pela ANAC, e aplicadas de acordo com o tempo de espera até o próximo voo. Veja abaixo o que as companhias brasileiras devem disponibilizar para seus clientes:

  • A partir de 1 hora de espera:  caso o passageiro espere até uma 1 hora, as companhias têm a obrigação de fornecer comunicação como, por exemplo, internet e telefone para esse cliente;
  • A partir de 2 horas de espera: nestas situações as empresas devem arcar com os custos da refeição e lanches do passageiro;
  • A partir de 4 horas de espera: se o viajante esperar até ou mais de 4 horas para embarcar no próximo voo, as companhias aéreas têm a obrigação de fornecer hospedagem para aquele cliente, além de ter que arcar com a sua locomoção de ida e volta até o hotel.

Entretanto, vale ressaltar que caso o passageiro esteja na mesma cidade ou país de origem, a companhia aérea é obrigada a responsabilizar-se apenas com o transporte do passageiro, mesmo que ele tenha esperado mais de 4 horas até o próximo voo.

Além disso, em casos de atrasos superiores a 4 horas, a ANAC estipula que o viajante tem direito em escolher entre reembolso, remarcação e até mesmo reacomodação no próximo voo da própria companhia aérea ou de outras empresas.

Regras para voo atrasado no continente europeu 

Em todo continente europeu é obrigatório que as companhias aéreas ofereçam a mesma assistência material gratuita que existe no Brasil, que também é estipulada de acordo com o tempo de espera. 

Além do mais, a própria União Europeia determina valores bem específicos para casos de indenização por atraso em voo superior a 3 horas de espera, estabelecidas também pela distância percorrida pelo passageiro. 

Regras para voo atrasado no EUA

Ao contrário do Brasil e de todo continente europeu, nos Estados Unidos as companhias aéreas não são obrigadas a oferecer assistência material gratuita ou sequer indenizar os passageiros por causa de voos atrasados.

Mas de qualquer forma, recomendamos que os passageiros peçam por vouchers de alimentação em situações de atrasos no voo superiores a 2 horas, pois apesar de ser opcional, algumas companhias aéreas ainda disponibilizam esse suporte.

Entretanto, quando o passageiro já está no avião, mas por algum motivo, ele não decolou e continua na pista de decolagem, nesse caso, as companhias devem oferecer alimentação e assistência médica, se necessário. 

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Conheça alguns dos principais motivos que podem desencadear voo internacional com atraso

  • Más condições climáticas;
  • Overbooking;
  • Queda do sistema interno da companhia aérea;
  • Falta de funcionários;
  • Mal súbito de passageiro ou tripulação;
  • Congestionamento aéreo;
  • Atrasos de passageiros devido a conexões.

Bom, agora que você já viu um pouco mais sobre as regras e os principais motivos que podem ocasionar atrasos em um voo internacional, continue lendo e descubra o que fazer para provar que seu voo atrasou. 

O que devo fazer para provar que tive um voo internacional com atraso?   

Muitos passageiros não sabem, mas, em muitos casos, a lei garante indenização pelo atraso ou outros problemas com voo, por isso, é importante saber quais são os documentos necessários para provar a situação.

Em função disso, recomendamos que todos os viajantes guardem alguns documentos que comprovem o dano sofrido. 

Veja a seguir quais são esses comprovantes:

  • Cartões de embarque;
  • E-mail de confirmação de compra do bilhete aéreo;
  • Declaração de atraso do seu voo emitida pela própria companhia;
  • Comprovantes de compras feitas  no aeroporto após o horário do seu voo.

Contudo, caso o atraso do seu voo tenha impactado de alguma forma sua viagem como, por exemplo, perda de qualquer compromisso importante, recomendamos que busque documentos que comprovem o ocorrido.

Voo internacional com atraso: como garantir meus direitos como consumidor? 

A melhor forma de conseguir garantir seus direitos é buscar o suporte de especialistas que realmente entendem do assunto e, além disso, podem te ajudar a resolver seus problemas com a companhia aérea.

Afinal, um processo por danos morais pode ser complicado, o que pode favorecer as empresas, caso o passageiro tente resolver tudo por conta própria e não procure por suporte profissional.

Por esse motivo, sempre recomendamos que você encontre uma empresa séria e disposta a te ajudar a resolver seus problemas aéreos da melhor maneira possível, como é o caso da Indenizei.com. 

Aqui você terá o suporte dos melhores especialistas em problemas aéreos do mercado. Sendo assim, você não terá que se preocupar com mais nada, pois cuidaremos de todo o processo por você.

Além disso, nosso diferencial reflete até na hora do pagamento, pois aqui na Indenizei.com nossos clientes só pagam se tivermos êxito na solução do problema. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre nosso serviço? Para entrar em contato conosco, é bem simples e rápido! Basta entrar em contato conosco!

Atraso de voo

Não espere mais e venha receber o suporte que você precisa e merece. 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja