Saiba tudo sobre troca de passagens aéreas - Indenizei Saiba tudo sobre troca de passagens aéreas - Indenizei

Você sabia que se precisar é possível fazer a troca de passagens aéreas? Você pode se encontrar numa situação em que suas passagens originais simplesmente não se encaixam em seus planos de viagem e você tem que fazer algumas mudanças. 

O processo de troca de passagens aéreas pode parecer assustador e confuso no início, mas com um pouco de conhecimento será bem fácil. 

Antes de ir correndo para o balcão da companhia aérea pedindo um reembolso, dê uma olhada nas diferentes maneiras em que você pode trocar suas passagens. Há vários métodos para tornar o processo de troca de passagem o mais tranquilo e sem estresse possível. 

Neste post blog, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a troca de sua passagem aérea, incluindo algumas dicas para conduzir isso da melhor forma.  Portanto, quer você esteja planejando trocar sua passagem aérea ou esteja apenas curioso sobre o procedimento, leia esse artigo e prepare-se para voar!

Fique atento na hora de comprar sua passagem aérea

Primeiro, é importante compreender que a maioria das companhias aéreas irá cobrar uma taxa pela troca de passagens aéreas. O valor da taxa varia dependendo da empresa, mas elas são obrigadas a informarem o montante ou a porcentagem da cobrança nos termos e condições no momento da compra.

Passagens com tarifas promocionais e/ou mais baixas geralmente não permitem troca e a alteração ou troca de passagens aéreas pode custar caro. Além disso, um cancelamento feito em cima da hora pode gerar uma multa.

Assim sendo, é essencial prestar atenção nos termos de compra para não ter dor de cabeça no futuro. Caso sua viagem possa ter alteração de datas, opte por passagens que permitam essa mudança gratuitamente ou por um preço mais acessível.

O que pode ser cobrado na troca de passagens aéreas?

As companhias aéreas podem fazer cobranças de taxas e multas na hora da troca de passagens aéreas. Conheça as principais cobranças:

Diferença de tarifa

A taxa mais comum na troca de passagens aéreas é a diferença tarifária. Se o novo bilhete custa mais do que o original, você terá que pagar esta quantia para fazer a alteração. 

No entanto, tente realizar a troca de passagens áreas o mais cedo possível. Quanto mais perto o voo, mais alto costumam ser as passagens, e mais dinheiro você terá que gastar fazendo alterações.

No show

Caso não compareça ao voo, a companhia aérea cancelará a sua reserva e você não poderá mais utilizar o seu bilhete. Neste caso, não será reembolsado e ainda pode ter que pagar a taxa de No show.

Essa multa existe porque a companhia aérea, por não ser avisada do cancelamento, deixa de vender a passagem para outro cliente.

Taxa de reembolso

Esse valor é o que a companhia área cobra para devolver o que você pagou por uma passagem. Essa taxa pode ser uma porcentagem do que foi pago na passagem aérea ou um valor fixo estipulado antes da compra.

De qualquer forma, a taxa de reembolso tem que ser informada no momento da compra do bilhete aéreo.

Multa ou taxa de alteração

Muitas companhias aéreas também cobram uma taxa de troca de passagens aéreas, que normalmente é uma porcentagem do preço original do bilhete. Portanto, mesmo que o novo voo custe menos, você terá de pagar esta taxa 

Adicionalmente, algumas companhias aéreas requerem que as alterações sejam feitas com mais de 24 horas da hora do voo. Se as alterações forem realizadas fora deste prazo, é provável que você tenha que pagar uma taxa a curto prazo 

Lembre-se que estes são apenas alguns dos encargos que se podem aplicar na troca de bilhetes de avião. O recomendado é sempre verificar com a companhia aérea antes de fazer qualquer troca de passagens aérea.

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

E se eu precisar mudar o meu bilhete, mas a companhia aérea não me deixar?

Em alguns casos a companhia aérea pode não permitir alterações no seu bilhete. Uma possibilidade é cancelar seu voo e voltar a reservá-lo.

No entanto, como já mencionamos anteriormente, isto pode ser bastante caro e a maioria das companhias aéreas não o recomendam.

Caso cancele seu voo e tenha direito a reembolso do valor, a companhia aérea tem até 7 dias úteis para devolver o valor da passagem ao cliente.

Confira alguns direitos do viajante

Na hora de trocar o bilhete aéreo, ter informações sobre os direitos do passageiro pode ajudar o procedimento. Confira alguns deles:

  • O passageiro tem direito de cancelar uma passagem aérea gratuitamente em até 24 horas após a compra, em lojas físicas ou online. Porém, aquisição da passagem tem que ter sido realizada com 7 dias ou mais de antecedência em relação à data do viagem;
  • Caso a companhia aérea tenha feito alterações em seu voo, é possível que você cancele ou remarque o voo sem pagar nenhuma taxa a mais. Por isso, confira se seu voo foi alterado para garantir seus direitos.
  • Algumas companhias aéreas permitem antecipação do voo no mesmo dia sem cobrar taxas. Caso você precise viajar mais cedo, mas sem alterar a data do voo, confira essa possibilidade com sua companhia aérea.

Estas são as coisas mais importantes a saber sobre a troca de bilhetes de avião. Esperamos que este artigo tenha sido útil e que agora te sintas mais confiante sobre a troca dos teus bilhetes, se necessário. Viaja com segurança e desfruta do teu voo!

A Indenizei.com te ajuda a garantir seus direitos

Caso tenha problemas com seu voo ou com a remarcação das suas passagens, conte com a Indenizei.com para ter seus direitos cumpridos.

Se você passou por problemas com troca de passagens aéreas, taxas abusivas, problemas com remarcação de voo, conte-nos o que aconteceu. 

Buscamos sempre oferecer as melhores soluções para os problemas com eficiência e de maneira simples e prática.

Entre em contato com a Indenizei.com e explique a situação, independente do que seja, que vamos resolver! Esperamos você!

Regras ANAC

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja