Remarcação de voo Latam: quanto custa a taxa de remarcação e quais casos é considerada abusiva? - Indenizei Remarcação de voo Latam: quanto custa a taxa de remarcação e quais casos é considerada abusiva? - Indenizei

Muitos passageiros têm dúvidas em relação ao valor da taxa de remarcação de voo Latam, seja por não conhecer muito sobre os direitos do consumidor ou por não ter certeza se o valor cobrado pela companhia pode ser considerado abusivo.

Por isso, é importante conhecer as normas ditadas pela ANAC, órgão federal responsável pela fiscalização das atividades do setor de aviação no país, para não sair desta situação prejudicado.

Portanto, se você quer saber se a taxa de remarcação de voo Latam está abusiva ou quer conhecer mais sobre os seus direitos como consumidor, não deixe de conferir o conteúdo deste artigo. Nele, explicaremos tudo sobre o assunto. 

Remarcação de voo Latam: entenda o que as normas da ANAC estipulam para as companhias aéreas

De acordo com as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a solicitação de remarcação pode ser feita tanto pelo passageiro quanto pela companhia aérea. Entretanto, há diferenças em cada caso. Entenda:

Remarcação solicitada pelo passageiro

Caso o passageiro decida alterar a data da viagem, as companhias aéreas podem cobrar uma taxa para remarcar o voo. Como cada empresa tem o direito de estipular o valor da sua multa, é importante ficar atento às regras e valores da taxa no momento da compra do bilhete aéreo para não ser pego de surpresa. 

Remarcação solicitada pela companhia aérea 

As normas da ANAC determinam que as empresas aéreas devem avisar com antecedência qualquer alteração no voo.  

Além do mais, se essa mudança for superior a 30 minutos, no caso de voos nacionais ou superior a 1 hora, no caso de voos internacionais, o consumidor tem direito a escolher entre a reacomodação, crédito ou reembolso. 

Remarcação em situação de pandemia 

Caso a remarcação seja solicitada até o dia 31 de dezembro de 2021, as companhias aéreas não podem cobrar a taxa de remarcação. Mas, fique atento: após o dia 1 de janeiro, as empresas voltarão a cobrar a multa de remarcação normalmente.

Como resolver o problema diretamente com a empresa aérea? 

Confira abaixo as formas de recorrer diretamente com as companhias para não sair no prejuízo:

  • Reembolso: dependendo do tipo de bilhete comprado, você pode tentar solicitar reembolso. Mas, atenção: há tipos de passagens que não é possível ter o reembolso. Por isso, fique atento na hora de comprar seu bilhete aéreo;
  • Remarcação: você pode tentar remarcar a sua viagem, mas sempre confira, antes da compra, o valor da taxa de remarcação, pois de acordo com a ANAC, esse valor não pode ultrapassar o preço integral da passagem;
  • Crédito: além disso, você também pode guardar os créditos e usa-los para comprar outra passagem aérea. Lembrando que os créditos costumam ter prazo de validade. Então, confira os prazos antes de solicitar o benefício.

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

Quanto seria a taxa de remarcação de voo Latam?

Como já começamos a explicar acima, a ANAC determina que o valor da remarcação de voo Latam ou de qualquer outra companhia, não pode exceder o valor integral do bilhete aéreo. 

Mas no caso da empresa Latam, é importante ressaltar que há diferença de preço de remarcação entre as tarifas Flex, Básico, Megapromo e, além disso, o preço pode aumentar caso a remarcação aconteça depois do voo. 

Por esse motivo, avalie os valores das multas cobradas para cada tipo de passagem antes de comprar seu bilhete, assim você diminui os riscos de complicação e dor de cabeça.

Remarcação de voo Latam: quando o valor cobrado pode ser considerado abusivo? 

Cada empresa aérea tem suas taxas e multas que, habitualmente, são divididas entre quando solicitado antes do voo e quando o cliente não aparece no dia do embarque, caso conhecido como no-show. 

Quando a solicitação de remarcação é feita antes do voo, as empresas aéreas cobrarão o preço definido por cada companhia + diferença da tarifa entre os voos +taxa de remarcação. 

No caso de no-show, a remarcação é feita da mesma forma que a opção anterior, entretanto, o valor é maior, já que o cliente deixou de comparecer no dia do embarque sem comunicar previamente à companhia aérea. 

No entanto, se o preço da taxa de remarcação estiver acima do valor já estipulado pela empresa ou maior que o valor integral da passagem, isso caracteriza-se como uma cobrança abusiva. 

Ainda segundo a ANAC, o passageiro pode desistir da compra sem precisar pagar nada, desde que o cancelamento seja feito no prazo de até 24 horas após o recebimento do comprovante da passagem e com 7 dias de antecedência do dia do voo. 

Agora que você já sabe analisar se a taxa de remarcação de voo Latam está abusiva, continue a leitura e entenda o que fazer caso os seus direitos como consumidor sejam desrespeitados. 

Taxa de remarcação de voo Latam abusiva: descubra como a Indenizei.com pode te ajudar a garantir seus direitos 

Como mostramos neste artigo, as companhias aéreas são obrigadas a seguirem as normas da ANAC e qualquer ação que desrespeite essas regras, o passageiro tem o direito de entrar com um processo contra a empresa. 

Portanto, se você já tentou negociar com as companhias aéreas, mas não teve seus direitos como consumidor respeitados, saiba que você pode procurar suporte de quem pode te ajudar a resolver seus problemas aéreos e nisso, a Indenizei.com é especialista. 

Conheça a Indenizei.com

Somos uma empresa criada com a missão de buscar uma solução justa para os problemas aéreos dos nossos clientes.

Em nosso tempo de existência, já são mais de 400 pessoas ajudadas com nosso  trabalho feito com transparência, profissionalismo e respeito a você e todos aqueles que tiveram seus direitos violados. 

Para melhor te atender, contamos com uma equipe altamente qualificada e treinada para te auxiliar na busca por justiça. Além disso, nossos clientes só pagam após ganhar o processo. 

Então, se você teve algum problema aéreo, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos aqui para te ajudar a encontrar a melhor solução para você, sem complicação e burocracia. 

Confira com um especialista se você tem direito a reembolso ou ressarcimento de danos

Está esperando o quê? Não perca mais tempo e venha falar com a gente e descubra como podemos te ajudar. 

Gostou de saber mais sobre remarcação de voo Latam? Confira nossos outros artigos em nosso blog.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja