Confira as regras e dicas do que levar na bagagem de mão para voo internacional - Indenizei Confira as regras e dicas do que levar na bagagem de mão para voo internacional - Indenizei

Ter problemas com a bagagem de mão durante um voo internacional pode causar transtornos no plano de viagem. Desde ter que deixar um item para trás na hora do embarque até os custos extras com um despacho não previsto.

O fato é que conhecer as regras antecipadamente não só facilita para fazer as malas como evita prejuízo de tempo e dinheiro. Sabendo o que é permitido levar dentro do avião você garante um voo tranquilo e sem intercorrências.

Se você passou por isso ou deseja evitar esse tipo de problema este post pode interessar. Continue lendo e veja o que pode ser transportado na mala de mão, bem como dicas de como arrumar a bagagem para um voo internacional!

Como funcionam as regras de um voo internacional?

A regulamentação das regras para bagagens em voos internacionais é de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entre a mala despachada e a mala de mão, existem itens que não podem ser transportados a bordo, ou seja, dentro do avião.

Na hora do check, prévia do embarque, a conferência de itens e peso é o que determina o que pode ou não ir junto com o passageiro. O despacho de bagagem é necessário para garantir a segurança e utilização do espaço destinado a cada passageiro, tanto no bagageiro quanto abaixo do assento.

De modo geral, entre os itens permitidos na mala de viagem de um voo internacional e que são despachados ao fazer o embarque, estão:

  • medicamentos líquidos (com prescrição médica impressa ou digital);
  • medicamentos em comprimido (se de uso controlado, necessário a prescrição médica);
  • shampoo, condicionador, sabonete líquido (acima de 100ml);
  • lâmina de barbear;
  • pasta de dente e enxaguante bucal;
  • sapatos ou salto alto;
  • bebida alcóolica com 24% a 70% de álcool por volume;
  • embutidos, enlatados, carnes embaladas;
  • queijos (desde que acondicionado em embalagem própria, com rótulo de identificação e origem).

As companhias, salvo algumas exceções, estabelecem medidas e peso para as bagagens despachadas sendo 50 x 80 x 28cm e máximo de 23km para voos internacionais.

O que pode ser transportado na mala de mão?

Já a bagagem de mão que vai junto de cada passageiro durante o voo a companhias aéreas seguem as resoluções da ANAC sobre o que pode ser transportado. Na lista constam itens como:

  • dinheiro e cartões;
  • joias e objetos de valor;
  • aparelhos eletrônicos;
  • documentos pessoais;
  • bebidas com mais de 70% de álcool;
  • baterias e pilhas de íon;
  • cigarros eletrônicos;
  • cosméticos (shampoo, desodorante, condicionador) com até 100ml, vedado em embalagem plástica transparente e identificada;
  • dispositivos eletrônicos (notebook, celular, tablet, câmera fotográfica.

Para a bagagem de mão, as medidas determinadas oscilam entre 55 x 35 x 25 cm e 56 x 36 x 23cm. Nas dimensões estão inclusos alças, rodinhas, bolsos externos e a bagagem não pode ultrapassar o peso de 10kg.

É muito importante entender o que deve ser despachado e o que pode ser levado na mala de mão tanto para conhecer seus direitos, quanto para evitar problemas na hora do voo.

Como preparar o seu check list de viagem?

Os problemas com as companhias aéreas e os prejuízos no plano de voo são mais comuns do que se imagina. Quando acontece é porque ou o passageiro desconhece as regras de um voo internacional ou os profissionais não estão orientados corretamente.

A melhor forma de se prevenir e não correr o risco é tomar conhecimento das regras antecipadamente. Para não descartar itens ou vivenciar situações constrangedoras ao embarcar em um voo internacional faça um checklist da sua viagem.

Leve em conta o seu tipo de viagem, o tempo de estadia e estação do ano no destino ao montar sua mala. Para ajudar, trouxemos algumas dicas para sua bagagem de mão para voo internacional.

regras de bagagem em voo internacional

1. Considere as dimensões e o que levar na bagagem

O primeiro passo é ter ciência do tamanho e peso da mala que você pode levar dentro do avião para não ser barrado(a) e ter que optar pelo despacho. As dimensões e peso não podem ultrapassar o limite estabelecido, uma vez que são regras que visam a segurança de todos a bordo.

Além disso, os cuidados com a mala de mão são de responsabilidade de cada passageiro, portanto, o que você leva nela deve ser bem pensado. Isso vale também para a bagagem despachada, lembrando que em caso de extravio, você pode perder um item de valor estimado.

2. Aproveite o espaço

A otimização do espaço interno garante que você possa levar todos os itens sem deixar a mala com aspecto de muito cheia. Dobrar ou enrolar as roupas e distribuir o peso é uma forma de preencher a mala de modo equilibrado.

Seja prático na combinação de roupas e acessórios para não levar mais itens do que o necessário. Avalie se os itens de higiene, por exemplo, devem ser levados de casa ou podem ser comprados ao chegar no destino — qualquer peso a menos é importante para a bagagem de mão passar no check in com tranquilidade.

3. Estude bem o destino

Vai viajar no verão ou no inverno? Seu roteiro de viagem é mais esportivo ou cultural? Conhecer bem o destino permite que a mala de viagem seja montada de acordo com o que você pretende vivenciar durante a estadia.

Dependendo do país, as roupas e calçados são mais específicos, como no caso de botas e casacos. Nesse caso, para diminuir o peso da bagagem considere ir vestido(a) e calçado(a) com os itens mais pesados e assim liberar espaço na mala.

4. Conheça as regras de cada companhia

O voo internacional costuma ter conexões, ou seja, desembarque e embarque em outra aeronave ao longo do percurso. Dependendo do destino é possível utilizar duas ou mais companhias aéreas, com tempo de espera que varia de acordo com o voo.

As companhias nacionais seguem o padrão ANAC de dimensões e peso, porém, é preciso verificar as práticas das empresas estrangeiras. Do lanche ao procedimento de fiscalização e medidas da bagagem, o voo internacional exige atenção e mais cuidado.

Sabendo o que é permitido transportar em cada tipo de bagagem será mais fácil planejar a sua viagem. As regras do voo internacional são mais amplas e mais rigorosas comparadas às nacionais.

Se você tiver algum problema de voo: chame a Indenizei

Mesmo conhecendo e seguindo as normas previstas pela ANAC e orientações das companhias, você pode ter problemas no embarque. Caso se sinta lesado ao realizar o check in e passar pela fiscalização, conte com a Indenizei para buscar justiça e compensar seus prejuízos.

Nosso trabalho é, de modo simples e prático, equilibrar a relação de consumo entre as companhias aéreas e seus clientes

Não importa se você partiu em um voo nacional ou voo internacional, com a ajuda da tecnologia averiguamos as ocorrências em busca de reparação ou ressarcimento, na medida dos danos sofridos.

Se você deseja conhecer seus direitos ou passou por algum transtorno na sua viagem aérea, conte com a gente para esclarecer todas as dúvidas ou resolver seu problema de voo.

regras de bagagem em voo internacional

Gostou deste post? Aproveite para conferir outros em nosso blog, e nos acompanhe também no Instagram.

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja