Processo por voo cancelado? Saiba como funciona - Indenizei Processo por voo cancelado? Saiba como funciona - Indenizei

Um voo cancelado causa desgaste a quem tem um compromisso marcado e dependendo da solução que a companhia aérea dê, acaba prejudicando o passageiro. Neste artigo vamos explicar como  funciona o processo por voo cancelado.

Por que meu voo foi cancelado?

Após receber uma notificação de cancelamento de voo é comum o aborrecimento, preocupação e curiosidade sobre o ocorrido. Algumas pessoas aceitam a realocação proposta pela companhia aérea, outras procuram imediatamente solucionar seu problema caso a alteração da data o prejudique.

Os motivos para um voo ser cancelado são muitos, mas os mais comuns são:

Condições climáticas

Um tempo com chuva forte, neblina e tempestades influenciam muito no voo, e neste caso sabemos que não é culpa da companhia aérea. Por motivos de segurança as empresas evitam iniciar a decolagem (e até mantém um avião no ar esperando o clima se estabilizar) para não ocorrer acidentes e imprevistos, o que acaba ocasionando o cancelamento do voo.

Problemas na aeronave

Antes de decolar é feito um check-up em todos os aviões, assim como limpeza, reposição de alimentos e combustível. Caso o avião apresente algum erro que possa colocar em risco seus passageiros, o voo é imediatamente cancelado se não houver uma nova aeronave ou tripulantes disponíveis.

Malha aérea

Consiste na organização de rotas para chegar a determinado destino, sendo direto ou não direto. Ele é dividido em dois padrões, linear e HUB. O sistema linear é basicamente a ligação direta entre dois pontos. Já o HUB consiste em fazer conexões passando por lugares mais procurados até chegar no seu destino como por exemplo, uma cidade do interior. No caso do HUB, cada companhia aérea tem seus principais trechos, analisados e autorizados pela ANAC. 

Um avião destinado ao interior com poucas passagens compradas não vai querer sair no prejuízo, certo? Nesse caso o HUB é ativado e ocorre o cancelamento do voo. As companhias aéreas normalmente propõem diferentes rotas com conexão ou devolvem o valor integral para o passageiro.

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

Problemas na pista de pouso

Existem alguns aeroportos considerados perigosos dependendo de algumas condições climáticas, impossibilitando o pouso e decolagem no local. Como, por exemplo, o Aeroporto de Santos Dumont/SDU que possui uma das menores pistas do Brasil ou o Aeroporto de Congonhas/CGH, cercado por prédios. Além disso, existem vários imprevistos sobre pousos de emergência, buracos, etc que torna imprescindível o cancelamento do voo.

No-show

Quando você compra um voo com ida e volta e acontece no-show na ida, precisa notificar a companhia aérea que ainda assim vai usar a passagem de retorno. Às vezes o próprio sistema cancela a passagem automaticamente.

Além desses temos diversos outros motivos para um cancelamento de voo, então é importante sempre ficar atento ao e-mail para não surgir um imprevisto de última hora. Caso você não responda o e-mail a empresa vai tentar falar com você por telefone até conseguir entrar em um acordo.

As companhias aéreas têm a obrigação de colocar o passageiro em outro voo ou até o realocar para outra companhia aérea. O passageiro tem a liberdade de escolher a opção que melhor resolva seu problema. 

Como funciona o processo de voo cancelado?

É importante deixar claro que a companhia aérea tem liberdade e autorização para alterar ou cancelar o voo dentro de 72 horas antes da decolagem, segundo a ANAC. Muitas companhias aéreas oferecem um voucher extra por remarcação de data para não gerar aborrecimento, sem contar com o reembolso integral ou crédito na companhia aérea para uma futura compra.

O cliente pode entrar com um processo de indenização quando a companhia provocou aborrecimento na hora de tentar realocar o passageiro em outro voo que não coincida com a programação do mesmo ou simplesmente não cumpriu com suas obrigações sobre reembolso integral, notificações antecipadas dentro do prazo de 72 horas, entre outros.

Ao se sentir lesado, o cliente pode correr atrás de seus direitos. O processo por voo cancelado começa com uma petição inicial feita por profissionais e destinada a um órgão competente, que vai abrir o processo contra a empresa. A petição inicial é um documento que vai conter todos os dados, provas e pretensões do passageiro prejudicado.

Após analisado pelo órgão competente, a empresa vai fazer um acordo com o cliente ou pagar indenização por danos morais.

Como iniciar um processo de voo cancelado?

Ao ligar para o SAC da empresa aérea para tentar resolver seu problema, fique atento em cada palavra que disserem, pois isso pode ser usado contra eles. Guarde todos os comprovantes, cupom fiscal, e-mail ou qualquer prova que possa ter contra a companhia aérea. Após isso você precisará falar com um profissional para providenciar os documentos e dar início ao processo. 

Pode soar cansativo e burocrático mas não desanime, lute pelos seus direitos. Sabemos que ninguém quer se frustrar por algo que não sabe se vai ser solucionado, por isso nós já temos a solução.

Você já conhece a indenizei.com? Indenizei.com é uma empresa focada em processos de companhias aéreas, trabalha de forma ágil, sem burocracia, solícita e sem perder a conexão com o cliente. Que tal deixar sua causa com especialistas e só pagar se conseguir sua indenização? 

Se inscreva gratuitamente e imediatamente entraremos em contato com você. É prático, completamente online, rápido e seguro! Precisaremos de alguns documentos do caso para fazer a análise e após aprovação o seu processo será distribuído para verificação detalhada em até 24 horas.

Atenção: Lembre-se de guardar todos os documentos e provas possíveis para te ajudar no processo.

Quer vantagens?

Pagamento somente após o êxito do processo.

Só pague se ganhar! Isso mesmo, não se preocupe com orçamentos, nós arcamos com toda a burocracia do processo e no menor tempo possível para assegurar seu conforto e selar a confiança na Indenizei.com.

No final do processo descontamos apenas 30% da indenização recebida a título de honorários.

Sem burocracia

Prático e descomplicado, deixe profissionais resolverem sem se preocupar com papelada.

Sem demora

Equipe ágil e solícita preparada para resolver seu caso e tirar qualquer dúvida.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja