Perdi o Voo: o que fazer e quais documentos guardar para pedir reembolso de passagem aérea? - Indenizei Perdi o Voo: o que fazer e quais documentos guardar para pedir reembolso de passagem aérea? - Indenizei

Perder o voo é com certeza um dos maiores pesadelos de quem viaja de avião, seja em uma viagem a trabalho ou de férias. Uma das soluções para esse problema é pedir reembolso de passagem aérea ou até mesmo a alteração da viagem.

Todavia, tanto o reembolso quanto a remarcação dependem das normas e regras do tipo de passagem que você comprou. Por esse motivo, é indispensável conhecer todos os seus direitos para então saber o que fazer para solicitá-los.

Se você quer aprender exatamente como proceder nesse tipo de situação, não deixe de conferir o conteúdo deste artigo. Nele, explicaremos tudo sobre seus direitos, e descubra também, o que fazer para solicitar o reembolso de passagem aérea.

Tenho direito de remarcar ou cancelar meu voo?

Se você ficou sabendo com antecedência que não poderá viajar, pode ficar tranquilo, pois é seu direito remarcar ou até mesmo cancelar sua passagem e assim, pedir reembolso de passagem aérea. Entretanto, nesse caso você deve pagar uma taxa de remarcação. 

No caso de cancelamento de voo, você tem o direito de receber o valor integral pago na passagem com o desconto da multa. 

Mas vale ressaltar que de acordo com o artigo 740 do código Civil, essa multa não pode ser superior a 5% do valor da sua passagem.

Perdi meu voo, e agora, o que devo fazer? 

Antes de falarmos sobre como pedir reembolso de passagem aérea, é de extrema importância que você entenda antes, quais medidas podem ser tomadas quando esse tipo de situação acontece.

A primeira coisa que deve ser feita é manter a calma, para então conseguir pensar no que pode ser feito para resolver o problema, afinal o desespero pode te atrapalhar a encontrar uma solução.

Você irá tentar embarcar no próximo voo? Deseja remarcar a sua passagem ou prefere cancelar o seu bilhete? Essa é uma resposta que você só conseguirá se pensar racionalmente e com tranquilidade.

Após se acalmar, é indicado que você vá imediatamente até o balcão de atendimento do aeroporto ou entre em contato com a companhia aérea para tentar conseguir um acordo.

Caso seja do seu interesse embarcar o mais breve possível, vale a pena verificar qual é o próximo voo com poltronas disponíveis que irá para o seu local de destino. 

Entretanto, nessas situações é preciso ter muita paciência, afinal é provável que os próximos voos estejam todos lotados. 

Além disso, é importante lembrar que as companhias aéreas têm o direito de cobrar uma taxa para remarcar a sua passagem pelo não embarque no voo original.

Mas dependendo da classe e do bilhete que você comprou, pode ser que a empresa não cobre a taxa de remarcação. Por isso, sempre pesquise quais são as normas para remarcação da classe que você decidiu viajar, isso te ajudará bastante.

Problemas de voo? Converse com um solucionador.

Perdi meu voo de conexão por causa da companhia aérea: quais são meus direitos?  

Se você perdeu um voo de conexão por causa da empresa aérea, seja devido a um voo cancelado ou atrasado, é obrigação da companhia te oferecer as seguintes soluções:

  • Reembolso integral do valor da passagem;
  • Pegar o voo seguinte para o mesmo destino;
  • Remarcar o voo de conexão para outro dia ou horário da sua preferência;
  • Escolher outro meio de transporte para conseguir chegar ao seu destino.

Caso você decida pela reacomodação no próximo voo da companhia aérea, é dever da empresa oferecer assistência material gratuita, que vai de acordo com o tempo que o passageiro precisa esperar no aeroporto.

Veja abaixo os tipos de assistências que devem ser oferecidas pelas companhias aéreas:

Até uma hora de espera

Nesse caso, a companhia aérea deve oferecer meios de comunicação gratuitos como, por exemplo, acesso à internet e telefone.

Até duas horas de espera

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa deve arcar com todos os custos de alimentação dos passageiros. 

Quatro horas ou mais de espera

Nesse cenário, a empresa é obrigada a fornecer hospedagem e transporte de ida e volta até o aeroporto. Entretanto, se você morar ou tiver alguma residência na mesma cidade, a companhia aérea deve disponibilizar apenas o seu transporte. 

Bom, agora que você já viu quais são os seus direitos caso tenha perdido o voo por causa da companhia aérea, continue a leitura e descubra qual é a política para pedir reembolso de passagem aérea.

Descubra quais são as políticas para pedir reembolso de passagem aérea

Como já começamos a explicar anteriormente, cada companhia tem sua própria política para pedir reembolso de passagem aérea. Por esse motivo, é indicado que você verifique os termos apresentados na hora de comprar o seu bilhete.

Todavia, uma prática muito comum das companhias é o reembolso feito por meio de créditos, que podem ser usados para comprar uma nova passagem aérea na mesma empresa.

Contudo, a utilização desse crédito costuma ter um prazo de validade, mas a companhia tem o dever de deixar explícito qual é a data máxima para você utilizar o benefício.

Geralmente, o reembolso será feito de acordo com a forma de pagamento que você escolheu. Em caso de cartão de crédito, a compra do seu bilhete será estornado e não terá cobranças, vale lembrar que esse estorno pode não ocorrer de forma imediata. 

Já se você tiver comprado a passagem em dinheiro ou em cartão de débito, o reembolso será depositado na conta do titular da compra. Ou seja, o prazo para reembolso varia de acordo com a forma de devolução. 

Mas, afinal, quais são os documentos necessários para comprovar a perda de voo e pedir reembolso de passagem aérea? 

Para comprovar a perda de voo é essencial que você guarde todos os documentos possíveis relacionados. Veja a seguir quais são eles:

  • Comprovante de compra do bilhete aéreo;
  • Fotos do painel que informa a perda do voo;
  • Registros da sua passagem aérea;
  • Cartão de embarque;
  • Comprovante de qualquer compra feita no aeroporto;
  • Documento disponibilizado pela companhia aérea informando o motivo da perda de conexão, que você tem o direito de solicitá-lo no balcão do aeroporto. 

Perdi meu voo e tive meus direitos violados: o que fazer para receber indenização?

Se você teve os seus direitos como consumidor desrespeitados, recomendamos que procure ajuda profissional para entrar com um processo judicial contra a companhia aérea, e para isso você pode contar com a Indenizei.com

Afinal, somos uma empresa criada com a missão de encontrar as melhores soluções para os problemas aéreos dos nossos clientes, sempre pensando no bem de cada pessoa que confia em nosso trabalho.

Para oferecer os melhores serviços do mercado, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para lutar por cada um dos seus direitos.

Além disso, aqui na Indenizei.com você só paga se tivermos êxito na solução do problema. 

Ficou interessado? Então, venha agora mesmo falar com um profissional da nossa equipe e descubra como podemos te ajudar. 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja