Lista de documentos necessários para um processo por overbooking em companhias aéreas - Indenizei Lista de documentos necessários para um processo por overbooking em companhias aéreas - Indenizei

Comprou um bilhete aéreo com antecedência, entretanto, foi impedido de embarcar por falta de assentos no avião? Saiba que você não está só. Muitos passageiros também já sofreram com essa prática conhecida como overbooking

Por esse motivo, é essencial conhecer os direitos do consumidor para aprender como agir nessas situações e não sair no prejuízo, pois as normas da ANAC são bem claras e garantem indenização ao passageiro. 

Mas, fique atento, para entrar com um processo contra as companhias aéreas, é preciso apresentar alguns documentos que comprovem a preterição de embarque. Quer saber mais sobre overbooking, processo e direito do consumidor? Então, não deixe de ler este artigo. 

Entenda o que é overbooking 

Overbooking é uma estratégia usada por companhias aéreas no mundo todo para que o avião esteja sempre com o número máximo de assentos preenchidos. Em resumo, isso acontece quando as empresas vendem mais passagens do que assentos disponíveis em uma aeronave. 

Essa tática foi criada porque as empresas queriam achar uma solução para os casos de no-show, por isso, elas já vendem bilhetes aéreos considerando que alguns viajantes não comparecerão ao embarque. 

Situação que, em muitos casos, podem causar aborrecimentos e frustrações nos passageiros que tiveram seu embarque negado. Quando isso acontece, é obrigação da companhia aérea oferecer aos consumidores algumas possíveis soluções para o transtorno.

A primeira ação da empresa deve ser informar o overbooking antes da decolagem, e ofertar alguma bonificação como, por exemplo, voucher, milhas ou até mesmo passagem grátis para os passageiros que escolherem se retirar do voo. 

Entretanto, existem outros motivos para a preterição de embarque. Entre os mais comuns estão: atraso, cancelamento ou mau tempo, gerando um acúmulo de viajantes o que, consequentemente, ocasiona o overbooking.

Lembrando que é um direito do consumidor ter opção de escolha entre reacomodação no próximo voo da companhia ou até mesmo em outras empresas aéreas.  

Além disso, as companhias são obrigadas a oferecer aos passageiros assistência material como comunicação e alimentação, caso a espera seja de até uma hora, ou até hospedagem em hotéis próximos ao aeroporto, se a espera passar de quatro horas. 

Vale ressaltar que até em casos em que ocorreu overbooking e a empresa cumpriu com seu papel, é possível entrar com um processo contra a companhia aérea, já que a prática é indevida e pode interferir nos planos e compromissos dos viajantes. 

Todavia, como já citamos no começo deste artigo, é preciso guardar alguns documentos que comprovem a preterição de embarque. 

Problemas durante viagem aérea

Continue a leitura e conheça quais são esses documentos que te ajudarão a garantir a indenização, caso a preterição de embarque aconteça com você.  

Documentos necessários para um processo por overbooking 

Para comprovar a preterição do embarque, é indispensável ter alguns documentos na hora de mover um processo contra a empresa aérea. Veja abaixo quais são esses comprovantes: 

Recibo de transporte

Sempre guarde recibos de táxi ou aplicativos de carros, pois eles te ajudam a comprovar a data e horário que você chegou ao aeroporto. Isso ajuda a provar que não houve atrasos por sua parte. 

Notas fiscais/cupom fiscal

Sabia que até aquele lanche ou compra que você fez depois que você teve seu embarque negado pode te ajudar na hora de entrar com um processo contra a empresa aérea? Isso mesmo. Nelas, tem os registros de horário da compra, o que comprova que você continuou no aeroporto após a decolagem do seu voo. 

Código localizador da sua passagem

Esse é um dos documentos mais importantes para comprovação de overbooking. Por isso, nunca deixe de gravar ou ter anotado seu código de embarque, ele é utilizado para fazer o check-in. Com o código, é possível provar que você não decolou naquele voo. 

Dica de ouro: solicite a Declaração de Preterição de Embarque

É um direito do consumidor que a companhia aérea disponibilize imediatamente após a solicitação do passageiro, a Declaração de Preterição de Embarque explicando o motivo do overbooking . 

Bom, agora você já viu quais documentos guardar para entrar com um processo, caso seja necessário. Veja abaixo o que fazer para diminuir as chances de ter o embarque negado. 

O que fazer para evitar o overbooking?

Sabemos que nem sempre é possível evitar essa situação, mas há algumas ações que podem te ajudar a diminuir as chances que essa prática ocorra com você. Conheça abaixo quais são elas: 

  • Confira se houve alguma alteração no voo: as empresas aéreas têm um prazo de 72 horas para informar ao passageiro sobre qualquer alteração nos voos marcados. Geralmente, essas informações são passadas por mensagens ou e-mails;
  • Chegue ao aeroporto com antecedência: um dos maiores motivos de overbooking é o atraso para chegar ao local de embarque, por isso, dê preferência para chegar cedo ao local de embarque e faça seu check-in assim que as companhias aéreas liberarem o procedimento;
  • Despache sua bagagem previamente: para não ter seu embarque negado, uma boa tática é despachar suas malas, passar pelo raio-X com no mínimo uma hora de antecedência, caso o voo seja nacional, e 3 horas para voos internacionais;
  • Priorize a marcação de assento: quando for comprar passagens aéreas, procure bilhetes que já vem com assentos marcados ou, se possível, pague uma taxa por ele. Isso vai te ajudar bastante; 
  • Se fidelizar com a empresa aérea de sua preferência:  clientes fidelizados têm preferência na hora do embarque. Além de terem vários outros benefícios oferecidos pelas companhias. 

Apesar dessas dicas, sabemos que o overbooking é muito comum e, por esse motivo, muitos acabam sendo vítimas da preterição de embarque. 

Quando essa situação acontece e você percebe que seus direitos como consumidor não estão sendo respeitados, nunca deixe de buscar justiça, e nada melhor que o suporte de especialistas no assunto para te auxiliar, não é mesmo? 

Por isso, é essencial encontrar empresas sérias e dispostas a te ajudar e garantir seus direitos e nisso, a Indenizei.com é especialista. 

O nosso objetivo é oferecer soluções para problemas com companhias aéreas, para isso contamos com uma equipe especialista em indenizações de voos. 

Desta forma, fica muito mais fácil garantir que você consiga tudo o que tem por direito, sem complicação e burocracia. 

Além de todas as facilidades e vantagens que oferecemos para nossos clientes, aqui na indenizei.com, você não paga nada até ganhar o processo.  

Quer saber mais sobre nossos serviços? Acesse o link abaixo e se escreva gratuitamente para receber o suporte que você precisa e merece. 

Confira com um especialista se você tem direito a reembolso ou ressarcimento de danos

 

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja