Compensação por atraso de voo: O Guia Definitivo - Indenizei Compensação por atraso de voo: O Guia Definitivo - Indenizei

Quem nunca enfrentou o inconveniente de passar por um atraso de voo? Sabemos o quão frustrante pode ser, especialmente quando nos vemos presos no aeroporto, aguardando ansiosamente. A situação piora ainda mais se a companhia aérea não oferece suporte algum.

Pensando em tornar essa experiência mais tranquila para você, preparamos um guia completo com as informações essenciais sobre voos atrasados. Queremos que você, passageiro, compreenda seus direitos e esteja ciente de como pode buscar compensação pelos contratempos. Venha conosco nessa jornada e saiba como tornar suas viagens mais tranquilas!

atraso de voo

Por que ocorre atraso de voo?

O atraso de voo pode ocorrer por diversos motivos. Dentre os mais comuns, estão  más condições meteorológicas, conexões, manutenções ou reparos de última hora. Sem contar o congestionamento do tráfego aéreo e overbooking. Além disso, o voo atrasado pode acontecer não só em território nacional quanto internacional.

Considerando essas informações, é muito importante que você saiba como agir quando ocorrer o atraso de voo e, sobretudo, esteja ciente dos seus direitos enquanto consumidor para quando isso acontecer.

Veja abaixo algumas das principais situações que ocasionam voo atrasado:

  • Adversidades internas da companhia aérea: manutenção não planejada nas aeronaves, queda do sistema operacional da empresa ou intervenções na logística são alguns dos motivos que podem desencadear o problema;
  • Condições meteorológicas: chuvas, tempestades e dias muito nublados podem ocasionar atraso ou até mesmo cancelamento do voo;
  • Overbooking: voo lotado é um dos principais motivos de atraso de voo, já que pode gerar uma demora no embarque dos passageiros, no caso do overbooking que é quando a companhia aérea vende mais passagens do que assentos do avião, por exemplo. A prática é ilegável e você pode ser compensado por isso. Saiba mais aqui;
  • Escassez de funcionários: a falta de tripulantes também pode causar atrasos ou cancelamentos de voo;
  • Falta de comunicação por parte das companhias aéreas: o desencontro ou a falta de informações e atualizações por parte das cias aéreas, pode fazer com que o passageiro só saiba que o seu voo está atrasado apenas quando chega ao aeroporto; 
  • Atraso de passageiros: esses casos são muito comuns em conexões de voo, se o passageiro atrasa, consequentemente o voo também;
  • Desastres naturais: pandemias, epidemias ou outras questões de saúde pública podem ocasionar o atraso de voo ou até mesmo seu cancelamento. 

Em alguns casos, como condições meteorológicas ou desastres naturais, a companhia aérea não pode ser diretamente culpada pelo voo atrasado. 

Por isso, é de extrema importância conhecer o motivo do atraso para saber como agir, afinal, as empresas aéreas também precisam prezar pela segurança de todos os seus passageiros e funcionários.

Veja em seguida quais são os direitos dos passageiros em relação ao atraso de voo para minimizar ou até evitar prejuízos em seu plano de viagem.

Direitos dos passageiros quando ocorre atraso de voo

Como mencionamos, quando um voo está atrasado, muitas vezes os passageiros precisam esperar horas para conseguirem embarcar de fato. Mas, existem deveres que as companhias aéreas precisam cumprir para garantir os direitos dos passageiros, confira quais são eles:

Direito à informação, explicando não só o motivo do atraso, mas demais informações úteis para você tomar as medidas cabíveis para reduzir os danos, como, por exemplo alterar seus compromissos se for possível; 

Direito à assistência material, que deve ser compatível com seu tempo de espera. Em atrasos de até 1 hora, a companhia deve te proporcionar meios de comunicação, permitindo que você possa notificar, de maneira oficial, aos parentes ou demais pessoas que te aguardam no destino.

Em relação a de até 2 horas, a companhia deve oferecer alimentação coerente ao horário do dia, como café da manhã, almoço, lanches ou jantar. 

Quanto aos atrasos acima de 4 horas, a companhia deve oferecer transporte para sua residência se for o caso, ou acomodação para pernoite. 

Reembolso integral 

Os passageiros têm o direito de escolher receber o reembolso integral do valor do bilhete aéreo. Contudo, caso o cliente escolha pelo reembolso, a empresa não tem mais o dever de disponibilizar assistência material.

Remarcar voo 

Outra opção que as empresas podem oferecer para o viajante é a possibilidade de remarcar o voo para outro dia ou horário da sua preferência. Lembrando que as companhias aéreas não podem jamais interferir na escolha do passageiro.

Realocação em outro voo da empresa aérea 

Caso tenha outro voo com o mesmo destino que o do passageiro, ele tem o direito de escolher embarcar nesse voo, já nesse caso as empresas precisam disponibilizar assistência material. 

Relocação em voo de outra companhia aérea 

Por último, o passageiro pode optar também ser realocado em um voo de outra empresa aérea, desde que ele decida que é a melhor opção para ele. Lembrando que de forma alguma podem ser cobrados custos adicionais pela mudança. 

Bom, agora que você já viu quais são os deveres das companhias aéreas, continue a leitura e descubra o que fazer caso os seus direitos como consumidor sejam desrespeitados. 

Assim, imediatamente converse com um responsável para compreender o motivo do atraso, o tempo estimado para o voo, entre demais informações. Lembre-se: transparência é um dever da companhia aérea. 

Alguns pontos importantes sobre o assunto

Em casos de voo internacional, os direitos de reacomodação, remarcação e reembolso permanecem. Portanto, esteja sempre ciente desses direitos.

É recomendável entrar em contato com a companhia aérea para obter informações sobre as opções disponíveis e exigir o cumprimento dos seus direitos nesses casos. 

É importante verificar os regulamentos específicos de cada país e conhecer seus direitos para tomar as medidas adequadas em caso de atraso de voo. 

Veja a seguir, detalhadamente, como você pode proceder caso isso aconteça com você.

O que fazer em relação ao atraso de voo?

Se por acaso a companhia aérea pela qual você teve o voo atrasado não prestar assistência adequada, você pode ter direito a uma compensação pelos prejuízos sofridos e transtornos que impactaram o plano de viagem.

Vale ressaltar que, se você chegou ao seu destino com 4 horas ou mais de atraso, também pode haver a possibilidade de conseguir uma indenização, mesmo que a empresa aérea tenha fornecido assistência material. 

Por esse motivo é essencial ter os documentos e comprovantes de embarque, atraso e destino final, pois com eles fica mais fácil de analisar a sua situação.

Veja a seguir os principais documentos para guardar em casos de atraso de voo e buscar sua compensação:

  • Cartão de embarque;
  • Declaração de atraso de voo (emitida no guichê
  • da companhia aérea);
  • Documento com número do voo, data e horário
  • previsto de partida e chegada;
  • Duração do atraso (tire fotos dos painéis de
  • voo);
  • E-mail da confirmação da compra do voo;
  • Todos os recibos relacionados à alimentação,
  • transporte e acomodação, se teve que arcar com esses custos.

A boa notícia é que você pode deixar seu caso nas mãos de especialistas neste assunto, como a Indenizei.

Atraso de voo

Indenizei: a solução para resolver os casos de voo atrasado

Resolução de problemas com companhia aérea é o nosso foco, e quando se trata de ir em busca de indenização, temos uma equipe especializada e preparada para buscar uma indenização justa para nossos clientes, e em casos como estes de atraso, não seria diferente.

Processos de indenização por atraso de voo são comuns e dependendo da gravidade, fáceis de resolver com acordos. Vamos tomar a frente da ação, desde o início, inclusive no contato com a cia aérea, assim, providenciando o passo a passo.

Conte com a Indenizei na busca pelos seus direitos por atraso de voo e não deixe que essa situação estrague a sua viagem!

A Indenizei.com já ajudou mais de 2.500 pessoas com seus serviços e mais de R$3.500.000,00 pagos em indenizações, além de possuir casos de sucesso com seus clientes.

Assim como foi com um de nossos clientes, Miguel, que sofreu com voo cancelado TRÊS VEZES quando tentou ir ao Dubai para fazer um cruzeiro. Além disso, a companhia não avisou o cliente antecipadamente sobre os cancelamentos e a reacomodação ofertada foi tardia. Mas, felizmente Miguel resolveu buscar seus direitos e procurou a Indenizei, conseguindo uma indenização de 18 mil reais.

Não deixe a companhia aérea estragar sua viagem! Chame a Indenizei e tenha a tranquilidade de poder receber uma compensação por toda dor de cabeça! Entre em contato agora mesmo e faça uma avaliação totalmente gratuita do seu caso, sabendo que você só paga se ganhar!

atraso de voo

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor a respeito de voo cancelado e quais são seus direitos nesse caso.

Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar nossas publicações aqui no blog e no instagram, onde estamos sempre divulgando informações úteis sobre os direitos do passageiro.

Leia também: Voo cancelado por problemas técnicos: quais são os meus direitos? – Indenizei

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja