Cancelamento de voo Azul: saiba o que pode ser feito - Indenizei Cancelamento de voo Azul: saiba o que pode ser feito - Indenizei

O cancelamento de voo Azul é uma situação vivenciada por diversos viajantes. Os motivos podem ser desde eventos da natureza até defeitos na aeronave e podem causar bastante estresse. 

Muitas vezes o cancelamento do voo Azul acontece horas antes da viagem, e neste momento, o que fazer? Como proceder para que seus direitos sejam preservados?

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é a responsável pela regulamentação e monitoramento dos serviços aéreos do Brasil. Desta forma, as regras que as companhias aéreas precisam seguir, são regidas por esta instituição, podendo penalizar as empresas que infringirem tais regras. 

Se você passou por um cancelamento de voo Azul e não sabe o que fazer, confira este artigo!

Por quais motivos a Azul cancela voos?

O cancelamento de voo Azul pode acontecer por diversos motivos, internos ou externos. Geralmente a pessoa fica sabendo só quando chegou ao aeroporto, mas pode ser que o cancelamento de voo Azul aconteça com mais antecedência.

Um voo pode ser cancelado por motivos de burocracia ou problemas técnicos da companhia, por exemplo, mas também por adversidades não esperadas, como tempestades, neblinas ou raios e questões meteorológicas, em geral.

Quando falamos de fatores internos, algumas razões podem ocasionar o cancelamento do voo como: 

  • alteração na malha aérea;
  • greve dos funcionários;
  • falta de tripulação;
  • aeronave lotada;
  • manutenção não programada;
  • problemas no sistema operacional;
  • entre outros. 

Independente dos fatores, é preciso que os passageiros estejam assegurados, de modo que não prejudique sua segurança e comodidade e que tenham garantia do cumprimento de seus direitos.

No entanto, muitos passageiros ainda não conhecem seus direitos e podem ficar no prejuízo se a Azul cancelar voos.

A seguir você compreende melhor como agir nessa situação e quais são as obrigações da companhia aérea se seu voo for cancelado. Continue a leitura!

Sofreu cancelamento de voo Azul? Conheça os seus direitos!

De acordo com a ANAC, as companhias aéreas têm o dever de oferecer todo apoio e assistência aos passageiros que sofrem com o cancelamento do voo. 

Por lei, em caso de cancelamento de voo Azul, a empresa deve auxiliar o cliente com assistência material a partir do momento em que o voo é cancelado. Entenda melhor:

  • Se o voo atrasar em uma hora: a companhia aérea deve fornecer aos clientes, meios de comunicação gratuitamente, para que estes possam informar sobre o imprevisto aos familiares ou outros interessados;
  • Caso o voo atrase em duas horas: a ANAC impõe que as companhias arquem, além dos meios citados acima, com a alimentação destes passageiros que sofreram tal dano; 
  • Para voos com mais de quatro horas de atraso: somado às garantias acima, a companhia deve providenciar hotéis, transfer e hospedagem para que os consumidores possam aguardar atualizações do voo com segurança e conforto. 

Em caso de cancelamento de voo Azul, a empresa conhece seu dever no cumprimento destas regras, mas é sempre importante correr atrás dos seus direitos e guardar qualquer documento que comprove sua situação.

Seu voo foi cancelado? Descubra se pode ser indenizado.

Voo cancelado pela companhia: o que fazer?

Passar pela situação de cancelamento de voo Azul pode ser motivo de frustração e ansiedade. Nesta hora de incertezas, é bom entender um pouco mais sobre como requerer seus direitos.

Se você estiver no aeroporto, busque o guichê da companhia área, acompanhado de documentos pessoais e passagem, e peça por orientações sobre como progredir.

Guarde qualquer documento que lhe for dado, para uso posterior, se necessário, e se atente aos seus direitos. 

Caso necessário, ligue para a central de atendimento da companhia área e busque direções sobre o que fazer nessa situação.

Para evitar uma dor de cabeça quando a Azul cancela voos, separamos algumas das alternativas que podem ser feitas pela companhia aérea em caso de voo cancelado.

Reembolso da passagem 

Caso o cancelamento de voo Azul tenha sido feito com mais de 72 horas antes da hora do embarque, você tem direito a reembolso total do valor pago na passagem. Esse reembolso deve ser feito em até 7 dias úteis pela companhia aérea.

O passageiro também pode optar por receber o valor da passagem em um crédito para ser usado posteriormente. Desta forma, o valor e o prazo de validade deverão ser negociados com a companhia aérea.

Remarcação da passagem

Aqueles que decidirem remarcar a viagem para outra data, poderão fazer sem a cobrança de multa ou diferença da tarifa, respeitando apenas o prazo do bilhete. 

Reacomodação em outro voo 

A companhia aérea pode sugerir ao passageiro que teve o voo cancelado, que ele embarque em um voo alternativo da mesma empresa ou de outra companhia, sem custo adicional.

Compensação financeira 

Caso o cancelamento de voo Azul tenha sido feito com menos de 72 horas antes da hora do embarque, você tem direito entrar com um pedido de indenização. Esse pedido é suportado pela ANAC que cita que os voos não podem ser cancelados na janela de 72 horas antes do voo decolar.

Não teve seus direitos respeitados pela Azul (ou por outra companhia)? Veja como agir!

Se você se sentir lesado(a) com o cancelamento do voo Azul, e as regras previstas pela ANAC não foram respeitadas pela companhia, é possível requerer uma indenização por danos morais e materiais. 

A lei entende que de qualquer maneira, os passageiros foram prejudicados com o ocorrido, e desde as primeiras horas do cancelamento, precisam de assistência por parte da companhia. 

Sendo assim, o processo de indenização pode ser iniciado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, possibilitando a reparação dos danos materiais e morais sofridos por este cliente. 

Conte com a Indenizei.com para te ajudar na solução do seu problema com a companhia aérea

Para você ter certeza de que será ressarcido com todos os seus direitos, a Indenizei.com direciona profissionais especializados nestas causas, que podem assegurar que todas as restituições serão feitas.

Para saber como funciona, é muito simples! Você pode fazer uma avaliação gratuita e ter o seu problema de cancelamento de voo Azul resolvido, facilitando o processo e deixando você mais tranquilo(a) e seguro(a).

Seja compensado por seu problema de voo.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de cancelamento de voo Azul, confira nosso blog e seja sempre um passageiro bem informado!

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja