Qual o melhor dia para comprar passagem aérea? - Indenizei Qual o melhor dia para comprar passagem aérea? - Indenizei

Será que é um mito ou uma verdade que existe um dia ideal para comprar passagem aérea? Provavelmente você já se fez essa pergunta, afinal, quem é que não deseja pegar um voo mais barato, não é verdade?

Fato é que os valores das passagens aéreas variam bastante e por diversos fatores, podendo algumas vezes ser o gasto mais pesado da viagem, sendo o motivo de muitas pessoas acabarem desistindo de viajar para o destino desejado.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações que irão te ajudar nessa tarefa de comprar passagem aérea com preço melhor, além te dar dicas de como se planejar para que sua viagem seja uma experiência incrível. Boa leitura!

Comprar passagem aérea barata: existe mesmo um dia ideal para isso?

A grande realidade é que essa é uma pergunta que depende de muitos fatores. Muitos dizem que os melhores dias para comprar passagem aérea com menor preço são nas terças, quartas e quintas-feiras, e apesar de ser verdade em alguns casos, isso não pode ser levado como regra absoluta.

Segundo o site comparador de voos Skyscanner, as companhias aéreas têm costume de realizar promoções de passagens nesses dias a depender da demanda, porém, não é só isso que define que você vai encontrar um voo mais barato especificamente nos dias mencionados.

Para que isso fique mais claro para você, separamos algumas das dúvidas mais comuns sobre esse assunto de existir ou não um dia e horário melhor para se comprar passagem aérea. Entenda melhor a seguir.

Comprar passagem aérea de última hora sai mais em conta?

Não. Esse é aquele tipo de ideia que costuma funcionar quando se está no último dia de algum evento e as lojas começam a oferecer descontos para acabar de vender o estoque, mas no caso dos voos, a história é bem diferente, o que conta é a demanda.

Isso significa que, se houver muita procura de um determinado voo para algum destino, os preços das passagens serão ajustados e ficarão mais caros. Além disso, outros fatores também influenciam nos valores, como viagens nos períodos de alta temporada, como férias de julho, fim de ano, festividades como carnaval, festa junina, etc.

Fica mais barato comprar passagem aérea de madrugada?

Não. Como você viu anteriormente, o que determina o valor de uma passagem aérea é a procura por elas. O que acontece é que de madrugada o tráfego na internet é menor, e as companhias podem aproveitar esse horário para fazer atualizações de banco de dados, e isso não quer dizer necessariamente que elas disponibilizarão passagem aérea barata.

Seguindo essa ideia, não faria sentido as companhias realizarem ofertas de passagem aérea barata em um horário onde todos estivessem dormindo, não é mesmo? Portanto, durma tranquilo(a), você não precisa se levantar nesse horário para pesquisar preços.

Comprar passagem aérea no fim de semana é mais caro?

Geralmente sim. Basta seguir a linha de pensamento sobre a demanda que mencionamos. O mais comum é que as pessoas que trabalham durante a semana só tenham disponibilidade para embarcar ou desembarcar nos fins de semana. 

Com isso, a compra da passagem aérea de ida ou volta pode sair mais cara, uma vez que a procura será maior, principalmente se o destino for turístico. Mas é claro, vale lembrar que nem sempre a regra se aplica, já que existem diversas circunstâncias que afetam o valor dos bilhetes.

Tenha uma viagem de sucesso com um checklist de viagem.

Afinal, como comprar passagem aérea barata?

Após ver as informações do tópico anterior, você deve estar se perguntando: existe alguma maneira mais prática de comprar passagem aérea com bons preços? Sim, e a boa notícia é que nós separamos algumas dessas dicas que irão facilitar muito a sua busca por um voo mais barato. Confira:

  • Primeiramente, atente-se quanto a antecedência na hora de comprar passagem aérea. A recomendação para voos nacionais é que você adquira seu bilhete de 30 a 60 dias antes da viagem, já para os voos internacionais, o período fica em torno de 45 dias até no máximo seis meses;
  • Outra dica é referente ao período da sua viagem. Dependendo do seu destino, o período pode ser considerado alta temporada por ter maior procura por parte dos passageiros, e com isso, os preços sobem drasticamente. Portanto, vale a pena se planejar bem e ficar atento(a) quanto a temporada do local escolhido;
  • A flexibilidade é outro detalhe que ajuda bastante. Existem vezes em que viajar um dia antes ou um dia depois da sua data de interesse pode ser bem mais em conta. Por isso, caso você tenha essa disponibilidade, conseguirá economizar pegando um voo mais barato;
  • Por fim, uma dica excelente para comprar passagem aérea barata, principalmente para quem não tem tempo de ficar pesquisando, é utilizar sites que comparam os valores e te enviam alertas quando os preços mudam. Alguns exemplos são Skyscanner, Decolar, Google Voos, MaxMilhas, Kayak e ViajaNet.

Como se planejar para fazer uma boa viagem?

Está gostando dessas dicas de como comprar passagem aérea com valores mais atrativos? Então, continue acompanhando, pois agora te daremos dicas extras para planejar sua viagem e aproveitar ao máximo essa aventura. Anota aí:

  • Da mesma forma que você irá comprar passagem aérea com antecedência, o mesmo vale para a sua estadia. Quanto antes você fizer sua reserva, maiores as oportunidades de gastar menos. Você também pode usar sites comparadores de preços para te auxiliar, como Booking.com e Trivago
  • Faça uma pesquisa e escolha para onde você quer viajar de acordo com os seus gostos e interesses;
  • Verifique o clima do seu destino antes de viajar para ter certeza que a chuva não irá atrapalhar os seus planos;
  • Considere o custo total da sua viagem e estabeleça um orçamento para ter uma ideia do quanto pode gastar; 
  • Crie um roteiro para que você possa otimizar ao máximo o seu tempo e aproveitar cada segundo da sua jornada;
  • Por último, mas não menos importante, separe todos os documentos requeridos para sua viagem, como identidade e CPF ou CNH, passagens aéreas, comprovante da estadia/hotel, cartão de vacina atualizado (caso o destino exija), cartão do plano de saúde, e outros que considerar necessários.

Conte com a Indenizei se surgir algum problema de voo

Sabemos que você quer que a sua viagem te renda apenas ótimas lembranças, mas imprevistos acontecem e infelizmente podem atrapalhar esses planos. Se você tiver algum problema de voo, a Indenizei possui especialistas em direito aéreo para te ajudar com sua situação.

Os problemas mais comuns de acontecer são por overbooking, voo cancelado, atrasos, perda de conexão, extravio de bagagens, entre outros.

A Indenizei.com analisa o seu caso para saber se você tem direito a uma indenização, bastando apenas que você entre em contato através dos canais de atendimento.

Tendo isso em mente, você pode viajar muito mais tranquilo(a), sabendo que existe uma empresa com vasta experiência no assunto para te dar todo o suporte se você passar por algum problema de voo. 

direitos do passageiro

Em resumo, neste artigo você conferiu informações e dicas para comprar passagem aérea com melhor preço e maneiras de se planejar para ter uma boa viagem. Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram e acesse o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes sobre viagens de avião.

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Indenizei.com

Indenizei.com

A Indenizei está no mercado desde 2020 e já ajudou mais de 1.500 pessoas que tiveram problemas com voo. Foram atrasos, cancelamentos, remarcações, overbooking e muito mais. Não deixe de buscar pelos seus direitos! ✈️ Indenizei: aqui a indenização voa até você.

Deixe um Comentário

Optimized with PageSpeed Ninja